lincolnfrias::Este jogo é maravilhoso - o tema, a arte e as mecânicas.
Porém, não entendo porque o autor criou a carta de equilíbrio.
Ela parece privilegiar quem toma decisões ruins e fica sem dinheiro, não?
Tenho jogado sem ela. Se alguém ficar sem dinheiro, tem que esperar para ganhar algum em um lote que escolher.
Até agora, tem funcionado perfeitamente.
Minha impressão é que a função da carta de equilíbrio é apenas estimular a bagunça e dar chance a quem ficou para trás.
O que vocês acham?
Como eu enxergo essa carta:
A coisa mais valiosa nesse jogo é seu poder de barganha, e isso é vem da sua quantidade de dinheiro. A mecânica principal do jogo é o leilão, então não faz sentido uma pessoa simplesmente não ter dinheiro, pq ela não consegue barganhar. Seria impossível jogar sem dinheiro, então a carta de equilíbrio não "traz de volta quem está ruim", mas "garante que o jogo continue funcionando". Além disso, para cada 1$ que você perder por conta do equilíbrio, o jogador ganha 1 ponto de vitória, então, sempre que a carta de equilíbrio é utilizada, o jogador que tem mais dinheiro >transforma< a vantagem tática dele de ter mais poder de barganha em vantagem em ponto de vitória, que no final do jogo vai ajudar a garantir a vitória.
Se você tirar todo o tema do jogo e deixar só mecânica, eu acho que transformar uma vantagem temporária de ter mais dinheiro naquela rodada em uma vantagem permanente de pontos de vitória é muito bom para quem estava com mais dinheiro. Não é apenas um mecanismo de catch-up.
Na minha opinião Halaban foi muito felzi nessa escolha. Inclusive, o jogo é sobre escolhas, o que deixa o design ainda mais elegante!