Olá pessoal! Tava procurando algum material na Internet sobre o Hyperborea e acabei me deparando com esse ótimo review feito pelo Tendson que tava perdido lá no Facebook, então, com permissão dele mesmo, posto aqui pra vocês! Valeu!

+ ESTREIA em novembro de 2014!
HYPERBOREA
Este jogo me surpreendeu por sua mecânica híbrida, simplicidade das regras, e dinâmica das ações do jogo!.
Podemos dizer que ele é um cubeplacement, com ativação das ações, com personagens de poderes variados, exploração de territórios, e deckbuilding.
Historinha
O Reino de Hyperborea foi destruído por sua própria ganância! Em busca dos preciosos cristais, fonte de todo poder e energia do reino, os Hyperboreanoa cavaram mais fundo em suas minas, causando uma grande instabilidade nos cristais, levando a um grande cataclisma, destruição e transformações em todo reino. Alguns sábios magos, prevendo a desgraça, criaram barreiras mágicas de proteção em suas cidades periféricas, que os preservaram.
Passado séculos depois da grande destruição, finalmente ruíram as barreiras mágicas que isolavam os remanescentes dos escombros, fantasmas e tesouros do reino antigo.
O jogo parte desse ponto, onde cada jogador tem sua Terra Natal nas bordas do mapa, e vão explorando para o centro!
Neste caminho, encontrarão cidades, ruínas e fantasmas e também as outras raças dos oponentes, que se atacam.
As fases do jogo são simples e rápidas:
a) Fase de checagem: Retira-se do mapa todos os seus tokens de Fortaleza; Caso esteja com menos de 3 miniaturas em jogo, adicione miniaturas na sua Terra Natal, até ter 3 miniaturas; Ative as Cartas de Tecnologias Avançadas com o símbolo de "efeito contínuo" (ícone de um círculo com um uma seta).
b) Fase das Ações Obrigatórias: Nesta fase o jogador terá que usar todos os seus cubos disponíveis na área de "cubos disponíveis" do seu tabuleiro.
Com esses cubos, o jogador vai preenchendo as linhas de ações, que estão no tabuleiro de cada jogador ou nas Cartas de Tecnologias Avançadas, e são divididas em 6 categorias: Exploração, Guerra, Comércio, Crescimento, Progresso e Ciência.
E para cada linha de ação totalmente preenchida com cubos, fica disponível aquela ação gerada. O barato é que você pode acumular vários efeitos e usá-los na ordem que quiser, e somando seus efeitos. Sendo que terá que gasta-los neste turno. Findando seu turno, todas as ações não gastas serão perdidas.
Outro detalhe é que você pode deixar algumas linhas de ações faltando cubos, e esperar para preencher na outra rodada (antes que aconteça a fase de Reset).
Todas as ações do jogo são decorrentes de se pegar cubos aleatórios dentro de uma sacola. Sendo que podemos colocar mais cubos de determinada cor dentro desta sacola, para maximizar as possibilidades.
Um detalhe interessante, que tem que cuidar para não se esquecer é que em cada Tecnologia, há duas linhas de ações, e só podemos usar uma das linhas por vez. Até que os cubos daquela linha sejam retirados, na fase de Reset.
c) Ações opcionais: estas ações estão diretamente ligadas as linhas que você ativou com seus cubos, e são: Ativar uma ou mais cidades com suas miniaturas; Explorar uma ou mais ruínas com suas miniaturas; Melhorar sua Civilização, movendo um ou mais marcadores da tecnologia desejada, para poder ganhar mais cubos.
d) Fim do Turno: Nesta fase você verifica se há ainda cubos dentro de seu saco. Caso tenha, pegue no máximo três cubos e ponha na área de cubos disponíveis e termine seu turno. Caso não tenha mais cubos no seu saco, ative o Reset, onde você recolhe todos os cubos nos espaços das ações, menos dos espaços das Cartas de Tecnologia avançada com efeito permanente, e os coloca de volta na sacola, mistura e pega 3 cubos que ficam na área de cubos disponíveis.
FIM DO JOGO
O jogo tem 3 opções de finalização: 1 objetivo, 2 objetivos ou 3 objetivos (que dita a duração da partida).
E esses objetivos são: a) Ou colocar todas suas miniaturas no tabuleiro; b) Ou comprar 5 Cartas de Tecnologias Avançadas; c) Ou tiver 12 (ou 15) pontos de Vitória em sua "Área de Pontos de Vitória".
Ativando o final do jogo, os outros jogadores terão mais um turno, e todos vão fazer a contagem dos pontos, seguindo uma tabela que envolve:
- Pontos de vitória ganhos durante o jogo;
- Fantasmas mortos
- Miniaturas mortas dos inimigos;
- Cubos de Civilização;
- Tiles dos Objetivos;
- Pontos de Vitória das Cartas de Tecnologia Avançadas;
- Controle de Territórios.
Soma-se e o jogador com o escore maior é o vencedor!
NOTAS FINAIS
As regras vieram com um erro, que foi corrigido numa FAQ. Na fase de Reset, que é ativada assim quem seu saco de cubos fica vazio, você deve pegar todos os cubos que estão nos espaços das ações, com exceção dos que estão nas Cartas de Tecnologia Avançadas com efeito permanente.
Nota do jogo: 8.5
Excelente e recomendo.








Novamente, texto e imagens de autoria do grande Tendson 