Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3420805/don-t-be-a-square
[A editora me entregou uma cópia para revisão.]
Deve ser rápido, colorido e vir numa caixa bonita.
E com um toque de travessura, que permita tornar a vida um pouco mais difícil para os outros.
Abrimos o
Slide e... deslizamos!
Um Estudo em Cores
Jogos abstratos não costumam chegar à minha mesa. Como exceção, convidei um jogo modesto em uma caixa estilo gaveta para minha noite.
Slide não me vende uma história, não faz nenhuma promessa, simplesmente me convida a jogar. Distribuímos 16 cartas viradas para baixo para todos. Elas são organizadas em grades 4x4, escolhemos o primeiro jogador e começamos.
Todos selecionam uma carta, colocando-a virada para baixo no centro da mesa. Nós as revelamos e, na ordem do turno, cada jogador escolhe uma, deslizando-a de volta para sua grade virada para cima, restaurando seu layout original.
Trocamos o primeiro jogador e repetimos esse processo mais 15 vezes. Assim que todas as cartas em nossas grades forem reveladas, o jogo termina. Removemos todas as cartas que têm um vizinho ortogonal da mesma cor. O que resta são nossos pontos negativos.
Quem ganhou?
Mais com menos
Slide oferece uma pausa rápida de outros jogos, durando cerca de uma dúzia de minutos no máximo. E preenche esse tempo com diversão deliciosamente simples em combinar cores ou números.
Turnos rápidos, grande potencial para jogar contra outros (pois podemos ver claramente o que todos os outros estão almejando) e a chance de testar várias estratégias — tudo isso faz de um quarto de hora com Slide um quebra-cabeça espacial envolvente. Sua abordagem visual e temática minimalista não prejudica a experiência.
O jogo é intrigantemente embalado, embora a tampa caixa de gaveta às vezes deslize durante o transporte. Além do baralho de cartas quadradas, há também um marcador de madeira para o primeiro jogador. E realmente, o que mais precisamos?
Simplesmente... Deslize para longe
Na categoria de jogos pequenos, o modesto Slide oferece algo novo. Fica em algum lugar na encruzilhada de Tetris, jogos no estilo
For Sale. Há algumas decisões a serem tomadas a cada turno e nenhuma delas é trivial. De onde deve tirar sua próxima carta?
Com o que deve preencher o espaço e como deve se adaptar se não obtiver o que está procurando?
Me pergunto se tirar cartas desconhecidas adiciona muita aleatoriedade. Talvez uma regra opcional permitindo que os jogadores visualizem não apenas uma carta, mas, digamos, duas e escolham entre elas, possa dar aos jogadores uma maior sensação de controle.
A distribuição aleatória de cartas (mesmo com 6 jogadores, nem todas as 100 cartas são usadas em um único jogo) torna difícil prever ou calcular probabilidades. Na maioria das vezes, o sucesso depende da sorte, o que pode ser frustrante.
Isso é especialmente verdadeiro nos turnos finais, onde uma única carta pode interromper drasticamente uma preparação cuidadosamente construída. Adivinhações constantes podem levar à decepção com o nível de tomada de decisão ou a perdas frustrantes.
O Quadrado dos Quadrados
Slide não vira a mesa de jogo nem traz uma revolução e tem suas falhas em formato quadrado. Mas é pequeno o suficiente para jogar em uma mochila, pronto para matar 15 minutos, desde que não o leve muito a sério. Funciona muito bem, sem forçar seu orçamento ou sua agenda.
Às vezes, você só quer fazer uma pausa rápida da vida diária.
E embaralhar alguns números coloridos.
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.