Merchants & Marauders permite aos jogadores viver a vida de um influente comerciante ou um pirata temido no Caribe durante a época dourada da pirataria.
O objetivo do jogo é ganhar 10 Pontos de Glória. Há várias formas de ganhar estes pontos, agindo tanto como um mercador quanto como um pirata. São várias possibilidades de progredir no jogo, e sua mecânica aberta é suficiente para os próprios jogadores conduzirem suas histórias na partida.
Os componentes são vários e de excelente qualidade. As miniaturas de navios impressionam no tabuleiro e reforçam a ambientação. Os navios são sloop, flute, frigate e galleon. A miniatura de galeão também serve para os temidos navios de guerra Man-o-War.

254 cartas com uso extenso do idioma inglês
O jogo possui 254 cartas distribuídas em baralhos de Eventos, Glória, Capitães, Carga, Navios, Rumores e Missões. O idioma em inglês é extenso e isso pode assustar alguns jogadores.

Baú do tesouro
Outro componente que chama bastante atenção é o baú do tesouro que cada jogador possui. Este baú fica na terra-natal de seu capitão e o jogador pode colocar suas moedas de ouro nele, mantendo segredo da quantidade e deixando seu tesouro em segurança. As moedas de ouro dentro do baú não podem ser roubadas, afinal os outros jogadores não sabem sua localização exata.
Há dados personalizados de seis lados, onde o número 5 e 6 são substituídos pelo símbolo da caveira com ossos. A caveira significa sucesso na rolagem de dados durante qualquer teste no jogo.

Tabuleiro do jogador com todas as configurações do navio e capitão
No começo do jogo, os jogadores recebem 1 capitão aleatório. Cada capitão possui 4 habilidades: marinhagem, espiar, liderança e influência, bem como uma habilidade especial única. A nacionalidade do capitão também é importante. As nações presentes no jogo são: espanhóis, franceses, ingleses e holandeses.

Cuidado ao transportar muito ouro no navio… ele pode afundar!
Os jogadores iniciam o jogo com 1 navio à sua escolha, nas opções de sloop e flute. O sloop é a menor embarcação, indicada para piratas que desejam atracar os navios mercantes. A Flute é indicada para os jogadores que não querem se envolver com a pirataria e desejam transportar suas cargas pelos portos do caribe.

Setup
As fragatas e galeões entram mais tarde durante a partida, assim que os jogadores juntarem moedas de ouro suficientes para sua compra. Fragatas são mais ágeis e galeões mais pesados. Comprar estes navios causa uma sensação de poder e navegar os mares com eles dá mais coragem para os jogadores.
Além das batalhas entre mercadores e piratas, o jogo traz situações onde duas nações podem entrar em guerra. Isto influencia os jogadores, pois se um capitão é inglês, por exemplo, ele não pode entrar em um porto holandês, se Inglaterra e Holanda estiverem em guerra.

Navio holandês no Caribe (NPC)
Uma mecânica legal no jogo são as figuras de NPC’s (navios não controlados pelos jogadores). Estes navios singram os mares do Caribe e podem ajudar ou atrapalhar os jogadores. O movimento deles é controlado pelas cartas de Evento e o combate por outro jogador que não participe da batalha em questão. Os NPC’s podem ser:
– sloop ou fragata pirata: navegam atrás de jogadores mercantes com ouro e mercadorias no navio.
– galeões ou man-o-war: representam os navios das quatro nações. Interceptam qualquer jogador pirata ou jogador cujo capitão é de uma nação adversária na guerra.

Controle de danos em combate contra NPC
A sequência do turno é comprar uma carta de evento, que move os navios npc’s e causa modificações no jogo, como guerra entre nações, tempestades, furacões e chegada de outros capitães.
Depois da carta de evento, cada jogador realiza 3 ações em seu turno. As ações são movimento, espiar (por navios de outros jogadores, navios npc’s ou navios mercantes) e porto. No Porto, os jogadores podem realizar várias ações, como vender ou comprar mercadorias, recrutar tripulação, visitar o estaleiro, usar sua influência para adquirir rumores e se estiver em sua terra-natal, pode depositar suas moedas no baú do tesouro.
O combate é uma verdadeira simulação de batalhas navais: tiros de canhões, manobras navais, combate de tripulação e pilhagem. Mas cuidado: seu navio pode afundar e você perder tudo o que carregava nele. Quando isto acontece, o jogador recebe outro capitão e começa o jogo novamente. A única coisa que ele não perde são os Pontos de Glória conquistados.
Merchantes & Marauders é um jogo temático cheio de detalhes, muitas regras, vários componentes e um excelente simulador daquele período histórico do Caribe. A duração de uma partida chega a mais de 3 horas altamente gratificantes e divertidas.
As possibilidades são inúmeras com alta rejogabilidade e cada partida conta histórias diferentes de aventuras, onde os jogadores continuam comentando após seu término. Altamente recomendado!