Creio que ambos os criadores de conteúdo apresentam pontos positivos para o nosso hobby.
O Covil teve um crescimento nos últimos anos tanto em número de inscritos quanto em qualidade dos vídeos, muito em razão dessa melhora significativa de qualidade (se comparado aos primeiros vídeos) e também dos quadros novos que trouxeram, além de apresentarem ao público vários jogos de uma forma descontraída.
O Vista Nerd é um canal novo e que traz uma proposta bem diferente dos canais tradicionais, focando suas discussões no hobby em si, e não nos jogos (pelo menos até agora).
Vejo vários comentários criticando as pessoas em si, mas penso que devemos considerar as características de cada Canal. Como disseram no vídeo, não criticar o CPF, e sim o CNPJ.
Ao acompanhar os dois conteúdos, notamos que um foi feito por alguém que está a muito mais tempo no hobby, enquanto o outro ingressou recentemente. Um tem o objetivo de apresentar o hobby e os jogos de uma forma positiva, ao passo que o outro traz uma visão mais crítica dos bastidores do hobby, seja falando sobre outros criadores de conteúdo, editoras, preços, etc.
Não vejo motivos para criticar um ou outro pois as abordagens são muito diferentes e buscam alcançar um público alvo diferente. É muito bem vinda a demonstração dos jogos que o Covil faz, com seus unboxings e gameplays, ao mesmo tempo que é muito bem vinda a exposição das frustrações generalizadas que temos ao fazer parte desse hobby.
Vejo sempre que as pessoas que realmente gostam de jogos de tabuleiro fazem de tudo para tentar melhorar o máximo possível esse universo que no Brasil ainda é muito pequeno, muitas vezes saindo de suas zonas de conforto para se aventurarem publicamente, de tanto que gostam do hobby. Nunca percebi a criação de conteúdo de jogos de tabuleiro, no Brasil, como algo exclusivamente feito com o intuito de lucrar.
Dito isso, ao passar dos anos, o objetivo/foco de alguns canais podem ser alterados, o que é perfeitamente normal. Abaixo um comentário que fiz alguns dias atrás em outro veículo de comunicação, deixando claro que não se trata do Covil em si, mas dos criadores de conteúdo no geral.
Sinto que hoje os criadores de conteúdo tornaram-se muito comerciais por conta das editoras e da enxurrada de lançamentos.
Sempre dizemos que o hobby está aumentando e atraindo mais pessoas, então por que os criadores de conteúdo esquecem de falar sobre os jogos que os fizeram gostar e permanecer nesse hobby?
Percebo que à medida que os canais divergem da sua proposta inicial o nível de interesse do público diminui muito.
Se eu quiser assistir a um vídeo de um jogo como o Five Tribes, Grand Austria Hotel, Broom Service, Pandemic, 7 Wonders, Splendor, Stone Age, Tiranos da Umbreterna, só vou encontrar os vídeos da época em que eles estavam ingressando no mercado. Ou seja, as opiniões sobre esses jogos seriam de jogadores daquela época.
Gostaria muito de ver gameplay e também opiniões sobre esses jogos na visão de quem já está no hobby faz muito tempo, e que já passou por muitos outros lançamentos e jogos diferentes, revisitando esses jogos que permanecem nas nossas estantes e vão pra mesa com frequência.
Também falta conteúdo sobre as especificidades de cada jogo, como o quadro sobre as cartas e sobre as estratégias de Ark Nova. Na gringa tem muito mais conteúdo focado em jogos específicos, planilhas no Excel com rank de cada uma das cartas do Terraforming Mars, por exemplo.
Quanto aos lançamentos, sempre gostei muito da proposta do Rahdo (quando a maioria dos vídeos era somente com ele e a esposa jogando, cerca de 2 anos atrás). Ele fazia sempre três vídeos sobre o mesmo jogo, um chamado Runs Through, no qual ele explica brevemente as regras e joga algumas rodadas, um Extended Gameplay, no qual ele finaliza o jogo, continuando as rodadas do primeiro vídeo, e um Final Thought, em que ele faz um review do jogo após essa partida. Desse modo, é fácil localizar e assistir ao vídeo que te interessa, seja ver como o jogo funciona, assistir uma partida completa, ou somente ver a opinião dele sobre o jogo.
Também sinto falta desse tipo de vídeo falando sobre board games, e não sobre um jogo específico, pois é excelente de acompanhar enquanto fazemos outras tarefas do dia a dia.
Creio que a principal questão é a falta de diversidade de conteúdos. O foco está muito pro lado dos lançamentos para tentar se aproveitar do engajamento dos emocionados e movidos pelo hype.
Obs: Ainda não vi o vídeo mencionado especificamente neste tópico mas tenho acompanhado os acontecimentos mais recentes. Assim que chegar em casa vou assistir o vídeo para ver se existe algo mais a comentar sobre essa situação.