robinsonferrari::Pô, venci com folga também. Meu primo, que deu uma acelerada perto do final e estava mais perto, tinha acabado de levantar acampamento.
Não me lembro se levantou acampamento depois do segundo grupo de montanhas, mas estava com umas 12 - 14 cartas na mão.
Ele tinha 3 barcos e tinha um combo interessante de trocar um equipamento por um cavalo e facilidade de pegar madeira.
Usava aquela carta de andar 6 na água ou 6 nas montanhas com um cavalo e um barco. Mas, até ele fazer tudo isso seriam uns 5 turnos.
Eu só abri mão das cartas de recursos depois que já tinha garantido passar pelas montanhas. Mas, uma delas troquei por descuido.
Está acontecendo algo interessante e que eu gosto muito com esse jogo: começar a refinar estratégias pra vencer. O mesmo aconteceu com o Clank.
Por isso achei seu tópico bem bacana.
Na próxima vou tentar refinar essa minha última estratégia. Nas seguintes vou tentar algo com recursos e troca direta por movimento.
Normalmente, anda-se menos assim, mas é um turno a menos na troca de recurso por transporte (cavalo ou barco).
Mas, a questão é que tanto bons recursos > transporte > movimento longo ou recursos > movimento curto funciona bem com uma mão pequena, de 6 a 8 cartas. Encontrei no BGG uma sugestão de abertura no jogo, vou tantar dar uma lida melhor, testar e compartilho aqui depois. Abraço
12 a 14 cartas na mão? é jogo travado na certa!
uma coisa interessante nesse jogo é como ele te engana fazendo parecer que é um worker placement comum. daí, um jogador novato, começa a se empolgar quando percebe que pode conseguir facilmente muitos recursos e índios, além de sempre ter boas opções de cartas para recrutar. é até uma maldade do jogo... hehehe sempre alerto para os novatos que recursos, cartas e índios são fáceis de conseguir, porém só te atrasam - e que, acima de tudo, Lewis & Clark é um jogo de corrida. só pegue o que for estritamente necessário e, como já discutimos, tente formar uma mão eficiente com o menor número de cartas possível. para os que são acostumados a jogar os euros de gerenciamento de recursos é bem complicado adquirir esse noção de primeira.
ah, depois compartilha esse post no BGG!