Hoje foi dia de jogar Spirit Island. A partida foi tão imersiva, que achei que valia a pena registrar por meio desta narrativa. Escolhi jogar com o espírito Força Vital da Terra, no modo solo e dificuldade normal.
Jogatina
Tudo estava em paz, até que os primeiros invasores chegaram. Em poucos anos, eles já estavam estabelecidos nos pântanos. Quando os espíritos realmente se preocuparam, já era tarde demais - os invasores haviam construído uma grande cidade portuária nas falésias. Os espíritos sabiam que este seria o maior desafio deles. As florestas já estavam destruídas, corrompidas pelos invasores. Basta - os Espíritos pensaram - eles não podem mais ficar aqui!
A Força Vital da Terra ficou responsável por combater os invasores em uma das partes da grande ilha. No início, foi essencial espalhar sua presença pelo interior da ilha, garantindo a existência de locais sagrados. Nesses locais, a Vitalidade da Terra protegia os terrenos da devastação, enquanto os Dahans - nativos ilhéus - contra-atacavam os invasores. Mas isso não foi o suficiente. A Força Vital da Terra precisou intervir diretamente em defesa da ilha. Houve um período em que Esgotar a Força das Multidões foi necessário para evitar maior devastação. Nos locais em que houve corrupção, Proteger a Terra Recuperada ajudou a manter a presença do Espírito por toda a ilha. Houve, inclusive, vários Anos de Perfeita Quietude, que garantiram a estabilidade do ecossistema da ilha. Com o Dom da Força, a Força Vital da Terra oferecia aos Dahans um Convite de uma Terra Fértil, fazendo com que os nativos se deslocassem por extensas regiões - assim, os Rituais de Destruição eram potencializados, eliminando as vilas existentes no interior. O Medo já habitava os corações dos invasores - eles sabiam que aquela ilha estava fortemente protegida por algo que não podiam ver, mas sentiam em suas espinhas.
Tolos! O Medo nao foi o suficiente para os invasores desistirem de conquistar a ilha. A Decomposição Acelarada nos pântanos eliminou as últimas vilas do interior. Os invasores, agora acuados na região costeira, continuavam recebendo hordas e mais hordas de Exploradores na última cidade costeira, ávidos pelo sabor da conquista. Suas novas tentativas de retomar o interior da ilha foi o estopim para a Força Vital da Terra. Os Dahan foram atraídos em direção a última região povoada nas falésias. Era um local portuário, com várias vilas e cidade aglomeradas. Com o Vigor do Raiar de um novo dia, os nativos atacaram os povoados, eliminando grande parte das construções. Como um ultimato, um Pilar da Chama Viva, foi invocado pela Força Vital da Terra, destruindo as últimas construções. Agora só restava escombros do que um dia foi uma grande cidade portuária. Os invasores sobreviventes, aterrorizados, fugiam daquela ilha, para eles, amaldiçoada. Finalmente, a paz reinava na ilha mais uma vez.

Final de jogo. Os invasores tiveram que sair correndo...

Sequência das cartas dos invasores durante o jogo.

Tabuleiro de medo/eventos ao final da última rodada.
O que é Spirit Island
Trata-se de um jogo para 1 a 4 jogadores, cooperativo, no qual os jogadores assumem o papel de espíritos que devem defender a ilha dos invasores. É um jogo assimétrico, no qual cada espírito possui poderes e habilidades diferentes. Assim, a curva de aprendizado para cada espírito é longa, exigindo paciência por parte dos jogadores nas primeiras partidas. A dificuldade pode ser alterada por meio do uso de componentes que alteram o fluxo do jogo (mas pra mim, ainda utilizo os mesmos espiritos e flutuo entre vitórias e derrotas). O jogo usa diversas mecânicas, talvez de forma um pouco superficial, mas faz com que sejam fundamentais para a imersão (algo que, pra mim, é o ponto alto do jogo). Há gestão de mão/recursos, influência de área e construção de baralho. As artes das cartas são lindas. A forma como os nomes dos poderes das cartas/tabuleiros dos jogadores se relacionam com seus efeitos no tabuleiro da ilha foi uma escolha genial, fazendo com que uma história vá acontecendo enquanto o jogo vai desenrolando. Pra quem gosta de um bom desafio e gosta de enxergar um filme se passando enquanto joga, Spirit Island é o jogo certo.