Olá!
Sim, eu sumi...
Esse mês de Dezembro foi bem cansativo, mas fiquei doente e com isso consegui 5 dias em casa.

Breve relato, eu coleciono baralhos e é viciante.
Assim como os dados serem um hobby dentro do hobby, os baralhos também são e para viciar ainda mais existem uma infinidade de jogos que utilizam baralhos.
(Cada ano que passa mais jogos são criados pela comunidade.)
Uma empresa financiou baralhos legais no Kickstarter e com sucesso fizeram outro financiamento, mas no segundo viram a oportunidade de encaixar jogos com a temática dos baralhos.

Aí surgiu (um dos jogos) o Mythic Dungeon Crawler e o seu playmat para organizar as jogas.
Playmat oficial:

Playmat para imprimir e jogar em 2 modelos:

Playmat para imprimir.
(O legal do playmat PnP são as explicações dos naipes, não tem no playmat oficial.)
Playmat e baralhos temáticos, totalmente, desnecessários.
Porém temáticos.
Vamos começar?
Pegue um baralho de sua preferência, embaralhe e pronto!
Deixe espaços para a masmorra, mão esquerda e direita, um sacolinha para seus espólios e pilha de descarte.

Se tiver uma gata em casa, ela arranja o espaço dela.

O naipe de ◇ representa escudos e aliados.
Os naipes de ♧ e ♤ representam monstros.
O naipe de ♡ representa poções.
Nos baralhos oficiais existe a carta extra de Dragão que equivale 15 de dano e as outras:
J = 11
Q = 12
K = 13
A = 14

Com as cartas de ◇ podemos nos proteger ou atacar os monstros.
Para se proteger o monstro é provocado e vem até nós.

Já tomei 13 de dano e absorvi 5, passando 8 de dano.
Cada sala da masmorra tem 4 cartas, precisamos passar por 3.
Outra sala pronta é ver o que dá para fazer.
O Curinga é utilizado para segurar cartas na mão, podendo ser até de monstros (para liberar a sala), mas depois precisa voltar e ser enfrentado.
Toda poção é consumida imediatamente, não podendo segurar na mão.
Exceções:
Se colocar na sacolinha ou segurar com o Curinga.
Pegou na mão tomou.
Se alguma sala for ruim tem como passar por ela.
Na foto acima é um exemplo de sala ruim.
Embaralho as cartas no baralho de masmorra e 4 novas cartas são abertas.
(Se ainda assim a sala for ruim, pague 5 pontos de vida e repita o passo acima.)
Se usar ◇ para escudo se mantém na mão até quebrar e se usar para atacar o dano excedente é perdido.
Pode combinar mais ◇ para derrotar um monstro ou utilizar mais vezes o escudo.
Mando meu Golem para cima do Dragão normal ambos com 14 pontos.

Opa, uma sala que posso me livrar do escudo ◇10. Com o escudo quebrado, minha mão está livre para pegar outro item.
As vezes o escudo usado pode atrapalhar por segurar pouco dano.

Aaaaah, eu amo quando essa dupla aparece.

Jogo segue assim até a derrota ou vitória.
Saindo da masmorra com todos os monstros derrotados.
Para mim isso já é o suficiente para sair vitorioso, mas os monstros derrotados são contabilizados como pontos.
No segundo financiamento coletivo cartas extras foram entregues aos apoiadores, junto com regras de outros jogos.
Essas cartas são usadas como regras especiais e assim como cada cor de baralho também tem suas regras especiais.
Os baralhos Magic e Nature tem 2 opções:
4 cores de naipes com a carta de Wizard extra e as cores clássicas nos naipes.

A expansão é grátis e tem especificações em cada sala, sejam bônus ou ônus.
Mythic Dungeon Crawler: Gem Dragon's Treasure Expansion
É isso!
Pretendo trazer mais jogos com baralhos nas próximas indicações.
Enquanto isso fiquem com essa lista de jogos Lá na Casa do Baralho.
Até a próxima e Bom Ano Novo.