A Wizards of the Coast revelou o primeiro novo conjunto de Magic: The Gathering de 2025. A mais recente coleção, Aetherdrift, apresenta uma abordagem única ao popular jogo de cartas: um grande prêmio de corrida de fantasia espalhado por três planos diferentes. Um desses planos é um antigo favorito, mas com um nome modificado.
Em uma postagem oficial no
blog*, a Wizards of the Coast revelou o que os jogadores podem esperar de Aetherdrift. O conjunto será centrado em torno de dez equipes de corrida competindo no Grande Prêmio de Ghirapur, a competição de corridas de maior risco no multiverso de
Magic: The Gathering.
A corrida atravessará três planos diferentes: Avishkar, Amonkhet e Muraganda. Além disso, as dez equipes apresentadas são tão diversificadas quanto a premissa sugere. Elas incluem os Speed Demons, cujos veículos são impulsionados por espíritos demoníacos, os Endriders, inspirados no estilo de Mad Max, os caóticos Goblin Rocketeers e o grupo de pessoas-tubarão conhecido como The Keelhaulers.
Quanto ao grande prêmio que aguarda o vencedor sortudo, trata-se de um artefato de poder conhecido como Aetherspark, que pode potencialmente conceder ao usuário o poder de um Planeswalker.
Mas, entre todo o desenvolvimento de mundo e lore, um dos planos não é novo, mas sim um antigo com um nome diferente: Avishkar. Ele era originalmente conhecido como Kaladesh, o cenário temático de fantasia indiana da história de Magic.
Por que a mudança? A explicação no universo é que o plano foi renomeado em homenagem à Assembleia Avishkar, um corpo governante democrático recém-apontado, que ganhou destaque após derrubar o governo monárquico do Consulado, enfraquecido pela Invasão Phyrexiana. Isso conecta o mundo aos eventos de um conjunto anterior, March of the Machine.
A explicação no mundo real é um pouco mais complicada. Em um
blog** separado, a Wizards of the Coast explica que o nome Kaladesh carregava conotações infelizes em alguns dialetos do hindi. Considerando que o cenário é fortemente inspirado na Índia, era uma questão que precisava ser resolvida.
De acordo com seus consultores, o nome Kaladesh pode ser interpretado como "kala-", significando "amanhã" ou "arte", e "-desh", significando "lar" ou "país". No papel, isso parece aceitável. Contudo, "kala-" também pode estar associado ao significado de "preto", o que carrega conotações coloristas e racistas.
O novo nome, Avishkar, também foi resultado dessa consulta. Ele vem da palavra em hindi "aavishkar", que significa "invenção". Todas as cartas dos conjuntos anteriores de Kaladesh continuarão sendo referidas como tal, mas todas as cartas lançadas no futuro serão chamadas de Avishkar.
Aetherdrift estará disponível mundialmente em
14 de
fevereiro de
2025.
Fonte:
https://techraptor.net/tabletop/news/aetherdrift-brings-wacky-races-and-new-name-for-old-plane-to-magic-gathering
*Blog da Wizards:
https://magic.wizards.com/en/news/feature/avishkar-why-we-changed-the-name-of-a-plane