:strip_icc()/pic8520309.jpg)
Post original *: https://boardgamegeek.com/thread/3400890/spectacular-review-at-boardgamecolors
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.
VISÃO GERAL
Em “Spectacular” você e seus oponentes competem na criação do parque natural mais espetacular. Você precisa criar um espaço seguro para espécies animais ameaçadas e vulneráveis, mas sua área é limitada, então você deve configurá-la de forma que seja adequada para todas as espécies que a chamarão de lar. Você os alimentará, fará o possível para criá-los e também receberá os visitantes em seu parque construindo torres de onde poderão admirar todos os animais em seus habitats naturais.
:strip_icc()/pic8520310.jpg)
Claro, parece que você tem muito trabalho a fazer, muitas coisas complicadas e, além disso, existem alguns animais realmente perigosos dos quais você deve cuidar, como leões e leopardos da neve. Mas não se preocupe, você está seguro, toda a ação acontecerá na sua mesa, em um espaço seguro como a sua casa, ou talvez um clube de jogos de tabuleiro ou Café.
:strip_icc()/pic8520311.jpg)
GAMEPLAY
Antes do seu primeiro jogo, você deve organizar a caixa. Spectacular vem com caixas organizadoras. Você deve montá-las e colocar os componentes indicados em seu interior. Seus símbolos estão impressos nas próprias caixas. Isso torna muito mais fácil retirar os componentes ao iniciar uma partida, pois cada item tem seu próprio espaço, cada animal sua própria caixa com tudo que você precisa. Basta escolher um animal, pegar a caixa e montar seu tabuleiro pessoal. Fácil assim. Há também uma sugestão de como organizar as caixas dentro da caixa, mantendo os símbolos visíveis para saber onde encontrar o quê.
Spectacular é jogado em 2 rodadas: a primeira com 8 turnos e a segunda com 7. Assim, você terá 15 turnos ao longo do jogo. Pode parecer muito, mas há muito trabalho a fazer.
:strip_icc()/pic8520312.jpg)
Como disse antes, cada jogador recebe um animal e sua caixa com os componentes correspondentes: 10 peças de animais, 5 fichas de trabalhador e 2 dados de cada cor, verde, azul, laranja e cinza. As peças de animais têm cores de habitat que correspondem às cores dos dados. Ao colocar um dado em uma peça, você deve ter certeza de que a cor do habitat corresponde à cor do dado. Os valores dos dados também são importantes. As peças de reprodução de animais requerem 1s e 2s e os 6s só podem ser colocados no animal inicial e na torre de observação próxima a uma torre construída.
Cada jogador também recebe um tabuleiro de jogador que representa o espaço que tem à sua disposição para a construção do parque. O mapa está dividido em hexágonos onde você deverá colocar as peças que representam os animais e seus habitats. Cada tabuleiro tem dois lados, um idêntico para todos os jogadores e outro assimétrico. No lado esquerdo do tabuleiro você tem seu próprio display pessoal de onde você pode pegar peças de animais e dados e no canto superior direito você coloca o tabuleiro de estoque que também contém peças e dados, mas estes são passados entre os jogadores.
:strip_icc()/pic8520313.jpg)
O jogo é simultâneo e consiste na escolha de uma peça e/ou dado, construção e preparação para o próximo turno.
Ao escolher peças e dados, a regra principal é que você deve pegar exatamente uma peça ou dado de sua exibição pessoal e exatamente uma peça ou dado do tabuleiro de estoque. Coloque os itens escolhidos nas áreas de preparação e espere os demais jogadores terminarem de escolher. Tenha cuidado ao retirar do seu display porque, mesmo que os itens no tabuleiro de estoque sejam atualizados antes do início da segunda rodada, esse não é o caso do seu display pessoal. Os dados lançados e colocados lá no início do jogo são tudo o que você recebe e as peças de animais da caixa não são reabastecidas.
:strip_icc()/pic8520327.jpg)
Ao construir, os jogadores colocam simultaneamente os dois itens selecionados no parque. As peças podem ser colocadas em qualquer local livre, não existe nenhuma regra que peça adjacência. É uma boa ideia ficar atento às peças da torre de observação para construir torres que lhe dão pontos no final do jogo e permitem colocar os dados 6, e preste atenção para adicionar pelo menos uma peça de reprodução de animais em cada habitat, para que pontue na pontuação final. Os dados são colocados de acordo com as regras mencionadas anteriormente: a cor do dado deve corresponder à cor do habitat, as peças de reprodução só podem conter 1s e 2s, 6s só podem ser colocados no animal inicial e na torre de observação que estão ao lado de uma torre construída.
:strip_icc()/pic8520332.jpg)
Os dados podem ser mitigados com as 5 fichas de trabalhador disponíveis à sua disposição. Cada trabalhador permite alterar o valor de um dado da mesma cor em 1 +/-. Em seguida, vire-o para baixo para lembrar de não usá-lo novamente nesta partida. Há também uma ficha de trabalhador multicolorida que pode alterar o valor de qualquer dado em +/- 1. As fichas de trabalhador podem ser usadas sempre que colocar o dado ou no final da rodada antes de pontuar. Achamos melhor manter os trabalhadores para a pontuação final da partida para ver quais mudanças são mais lucrativas e dão mais pontos. Todas as alterações feitas devem, obviamente, seguir as regras de colocação de dados.
Após construir, você deve se preparar para o próximo turno, reabastecendo seu display pessoal da pilha, enviando o tabuleiro de estoque para o jogador à esquerda. Uma próxima rodada agora pode começar. No final da 1ª rodada, após a pontuação do jogo, os tabuleiros de estoque são reabastecidos com peças de animais e dados, em preparação para a segunda rodada.
:strip_icc()/pic8520328.jpg)
A pontuação é feita após cada rodada, mas não é a mesma. No final da primeira rodada você ganha pontos com base no valor total dos dados presentes em cada grupo contíguo adjacente à entrada do parque. A entrada é a mesma para todos os jogadores se jogarem no lado básico do tabuleiro ou em um local diferente do mapa se jogarem no lado assimétrico do tabuleiro.
A pontuação final vem depois do segundo turno e este demora um pouco. Para a pontuação do habitat você deve somar os valores dos dados colocados em cada grupo de peças da mesma cor e multiplicar esse número pelo número de dados presentes nas peças de animais reprodutores na mesma área. Cada grupo pontua separadamente, mesmo que haja mais da mesma cor. As torres de observação pontuam o valor dos dados em torno de cada torre construída. Portanto, quanto maiores os valores, mais pontos você ganhará.
:strip_icc()/pic8520326.jpg)
E por último, conte a quantidade diferentes de tipos de animais que você tem no seu parque e marque os pontos correspondentes, entre 6 e 80.
Spectacular tem uma variante de jogo incluída, introduzindo peças de missão. No início do jogo, cada jogador recebe 3 missões e ganha pontos se as cumprir. O jogo também tem um modo solo, muito bem implementado pelo que ouvi, mas não sou um jogador solo, então não posso dizer com certeza.
:strip_icc()/pic8520318.jpg)
ILUSTRAÇÕES E COMPONENTES
Spetacular é bonito, tem cores vivas e as ilustrações de animais são muito realistas. Os habitats são um pouco simples por si só, mas depois de preenchê-los com dados coloridos, tudo parece legal.
Os componentes são de alta qualidade, as fichas são de papelão e as torres de madeira. Gosto da ideia das caixas organizadoras, fica tudo muito organizado e a caixa do jogo tem menos plástico. É bom ver que cada vez mais editores estão adotando o conceito de redução de plástico.
:strip_icc()/pic8520329.jpg)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É sempre um prazer jogar um jogo de tabuleiro de draft e colocação de peças, uma das nossas mecânicas favoritas, especialmente quando é tão bem feito! A combinação doo draft de dois locais diferentes e o quebra-cabeça que se desenrola à sua frente ao fazer a colocação das peças e dos dados é muito satisfatória.
Por um lado, você tem o estoque pessoal, com valores de dados estabelecidos no início do jogo e 10 fichas de animais que você conhece. Por outro lado você tem o tabuleiro de estoque que muda de turno para turno, mas com opções visíveis para você.
:strip_icc()/pic8520320.jpg)
As ações são realizadas simultaneamente, portanto há pouco ou nenhum tempo de inatividade entre os turnos, independentemente do número de jogadores. O jogo não é muito interativo, a única chance de atrapalhar seus oponentes é pegar as peças ou dados que eles parecem precisar nos tabuleiros de estoque. Não jogamos com essa maldade, pois estávamos muito absortos em nossos próprios habitats, mas acho que podemos fazer isso se quisermos.
O jogo não é realmente fácil de aprender porque você tem muito o que fazer, mas depois de começar e pegar o fluxo, Spectacular funciona de maneira suave e rápida, em cerca de 30 minutos, independentemente do número de jogadores. A pontuação final é a única fase que pode durar mais do que você gostaria.
:strip_icc()/pic8520322.jpg)
Há muito a considerar no Spectacular porque os pontos vêm de diferentes conquistas. Os habitats podem ser uma boa fonte se você criar grandes áreas valiosas com várias fichas de reprodução e torres são muito lucrativas se você conseguir colocá-los. Os animais também podem dar muitos pontos no final e ficamos sempre tão envolvidos no jogo que nos esquecemos desta condição de pontuação. Realmente não consigo perceber porquê, porque estão muito bem representados nas fichas.