O Mansions 1ºed, eu tenho.
A dificuldade dele é muito relativa, o Keeper ganha tokens de ameaça para fazer todas as suas ações, de acordo com o numero de jogadores. Em algumas missões, se tiver pouco jogador, fica fácil para o keeper derrota-los antes que eles consigam achar duas pistas, porém se tiver bastante jogadores, mesmo o Keeper ganhando mais tokens de ameaça, se os jogadores tiverem uma boa estrategia de divisão de funções entre eles, conseguem vencer rápido (mas pela quantidade de ameaça o Keeper com certeza vai levar algum jogador junto com ele).
Já em outras missões, se tiver pouco jogador, o keeper vai ter pouca "ameaça" e com isso vai demorar para fazer tudo que precisa para cumprir seus objetivos, e se não tiver uma boa estratégia, será derrotado fácil pelos jogadores, porém nesses casos se tiver muito investigadores, o keeper terá mais "ameaça", e se for esperto, consegue cumprir seus objetivos de vitórias antes dos outros jogadores explorarem metade da mansão.
Eu como Keeper, já tive vitórias fáceis por conhecer bem meu grupo de jogo, apenas pus inimigos nada haver num lugar nada haver, para os jogadores perderem tempo, enquanto eu fazia tudo que precisava para cumprir meu objetivo, não precisa focar em matar eles, apenas atrasar.
Ou as vezes ficar jogando ações de Mythos, "impedindo" eles de entrar num lugar inútil, só para acharem que tem algo importante ali, e perderem tempo (coisa que é pouca no jogo).
Mas enfim, eu acho que o Mansions com um Keeper real, tem uma dependência 04 de sorte (numa escala de 10), por que o que vai contar mesmo é a estrategia dos jogadores contra a estrategia do Keeper.
E nesse que vai ser um app para fazer a A.I. acho que vai reduzir um pouco isso, e vai depender mais de sorte, mas falo sorte no sentido de que no inicio da partida as escolhas do APP para decidir os rumos da história, talvez após algumas "N" partidas é possível perceber um padrão nas escolhas da A.I, e assim saber algumas coisas que viram a acontecer.