Life in Reterra, a primeira aposta da Hasbro para entrar no segmento de jogos de entrada ao hobby, tornou-se o primeiro jogo de tabuleiro a ganhar um prêmio de liderança em sustentabilidade do Forest Stewardship Council.
O design de
Eric Lang e
Ken Gruhl, onde os jogadores tentam reconstruir comunidades em um ambiente pós-apocalíptico em que a natureza retomou áreas urbanas, foi elogiado pelo FSC por seus “fortes temas de sustentabilidade e arte que são relacionáveis e ressoam tanto com pais quanto com crianças”.
Todos os componentes de papel e madeira do jogo são feitos a partir de florestas certificadas pelo FSC, materiais reciclados e outras fontes controladas.
O FSC afirma que seu objetivo é promover uma gestão ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente próspera das florestas do mundo, fornecendo produtos de madeira sem comprometer a saúde das florestas para as futuras gerações.
Outros vencedores dos Prêmios de Liderança deste ano incluíram Menominee Tribal Enterprises e a Milwaukee School of Engineering, pela colaboração no jogo digital The Giving Forest Game, que ensina os jogadores sobre manejo florestal sustentável.
A presidente do FSC dos EUA, Sarah Billig, afirmou: “Essas organizações notáveis estão liderando o caminho desde o cuidado com as florestas até o produto final, inspirando todos nós com seu compromisso com o manejo florestal responsável.
“O trabalho delas estabelece um exemplo poderoso para práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos, abrindo caminho para um futuro onde as florestas e as pessoas que delas dependem prosperem por gerações."
Uma declaração da Hasbro mencionou que a empresa estava “muito orgulhosa de que um jogo inspirado pela sucessão ecológica tenha se tornado o primeiro jogo de tabuleiro a ganhar um prêmio de Liderança do FSC”.
A sustentabilidade está se tornando uma consideração cada vez mais importante no setor de jogos de tabuleiro, dado o uso intenso de madeira e papelão pela indústria, além de sua dependência da manufatura e transporte em larga escala de jogos da China para todo o mundo.
No ano passado, um grupo de editores, designers, fabricantes e jogadores de jogos de tabuleiro se uniram para lançar o Green Games Guide, que oferece conselhos e orientações para minimizar e eliminar emissões de carbono, reduzir, reutilizar e reciclar materiais e promover o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e das culturas locais.
Editoras de jogos de tabuleiro que têm dado destaque à sustentabilidade incluem a
Czech Games Edition, que introduziu o material ecológico RE-Wood para seu lançamento na Spiel 2023,
Kutná Hora: The City of Silver.
Essa tecnologia combina resíduos de madeira e material de ligação reciclado em uma proporção de 80:20 para criar produtos biodegradáveis — o que, segundo a CGE, permite um design de modelos mais detalhado que a madeira tradicional, além de tempos de produção mais rápidos.
Outros exemplos incluem a
Earthborne Games, editora do jogo de cartas cooperativo
Earthborne Rangers, que foi fundada há quatro anos por ex-designers e artistas da Fantasy Flight Games com o princípio de que jogos de mesa “podem e devem ser fabricados de forma sustentável”.
A campanha de estreia no Kickstarter de
Earthborne Rangers veio acompanhada de um compromisso de criar o jogo de maneira sustentável, priorizando fornecedores e fabricantes que oferecessem neutralidade de carbono, materiais ecológicos, uso eficiente de energia e redução de resíduos.
A empresa escolheu a Ludo Fact, com sede na Alemanha, para a primeira impressão e entregou um jogo sem nenhum tipo de plástico, totalmente reciclável e compostável — diferentemente da maioria dos jogos de tabuleiro modernos, que geralmente não são recicláveis devido a revestimentos plásticos e núcleos nas cartas e tabuleiros.
O jogo base e as expansões de cartas de
Earthborne Rangers são todos certificados pelo FSC para seu papel e embalagem, com revestimentos feitos em laminado à base de água e impressão com tintas à base de vegetais.
Seguindo a mesma linha, a Weird City Games comprometeu-se a produzir seu último Kickstarter,
March of the Ants: Evolved Edition, sem uso de plástico — substituindo os invólucros das cartas e da caixa do jogo por faixas de papel ou pequenos adesivos, e trocando sacos plásticos por envelopes de papel. A empresa também se comprometeu a manter a caixa do jogo o mais compacta possível para reduzir o uso de recursos no transporte.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2024/11/05/life-in-reterra-becomes-first-board-game-to-win-forest-stewardship-council-sustainability-award/