Hoje terminei de jogar com minha esposa a quarta partida de Harrow County, um jogo de combate assimétrico, controle de território e ações alternadas.
O jogo é baseado nas histórias em quadrinhos chamadas "Condado Maldito", lançadas no Brasil pela DarkSide Books. Este jogo foi lançado em 2024 pela editora Off the Page Games, mesma editora de Mind MGMT: O “Jogo” de Espionagem Psíquica, que chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos!

Harrow County mergulha os jogadores em um universo sombrio. Nele, os jogadores assumem o papel de diferentes facções que lutam pelo controle de Harrow County, sendo que seu modo principal de jogo é para 2 jogadores, embora isso mude conforme você verão logo abaixo.
TEMA/GAMEPLAY:
Os Protetores, liderados pela jovem Emmy, tentam resgatar os habitantes da cidade e proteger seu lar de forças malignas. Em contrapartida, a família de Hester, a bruxa que foi pendurada, queimada e enterrada sob uma árvore, busca destruir Harrow County para vingar sua antepassada. Uma terceira facção surge com o retorno inesperado de Kammi, a irmã gêmea de Emmy, que tem planos de governar a região.
Os jogadores movimentam criaturas conhecidas como haints em um tabuleiro hexagonal, usando ações enquanto se envolvem em combates resolvidos por uma torre de cubos, que faz parte da própria caixa do jogo.
Além disso, Hester, a bruxa morta, pode ser controlada por um terceiro jogador. Ela manipula as raízes da árvore onde está enterrada, infectando os haints sob seu domínio e tentando ressurgir para recuperar seu poder. Para vencer, Hester deve devorar as outras lendas, tornando a disputa ainda mais intensa.
Fora isso, existe uma quarta facção que vem na expansão, permitindo que até quatro jogadores participem do jogo. Neste novo cenário, um jogador assume o papel dos Fair Folk, uma facção mística que busca resgatar sua rainha, sequestrada junto com sua coroa e espada.
O jogo é estruturado em capítulos, e a cada capítulo um novo elemento é apresentado até jogarmos os cinco capítulos (sendo que o quinto é a introdução de Hester, a bruxa, e do terceiro jogador, sendo que a Bruxa também é o desafio do modo solo).

Opinião:
Talvez isso não faça sentido para todos os jogadores, mas com os jogos tendo mecânicas mais sólidas e "bem consolidadas", é difícil olhar para um jogo e pensar: "nossa, isso realmente é novo". Quando vi Harrow County pela primeira vez, senti essa sensação de originalidade.
Ultimamente, está muito caro trazer jogos de fora, e ao ter a oportunidade de um amigo me trazer um entre vários jogo que chamaram minha atenção, como Pagan: Fate of Roanoke, decidi trazer este!
O jogo é uma coletânea de mecânicas estranhas que fluem de forma surpreendentemente bem. É bizarro jogar os capítulos e perceber como as coisas vão se entrelaçando. É um jogo muito tático, com várias decisões simples, porém extremamente importantes a cada rodada. As facções são assimétricas, mas não tanto quanto em Root; você percebe as diferenças e se sente diferente jogando a cada vez.
A editora ganha mais um ponto comigo, pois o primeiro jogo deles, Mind MGMT: O “Jogo” de Espionagem Psíquica, já tinha uma sensação estranha e nova, e isso se mantém aqui!
Para quem gosta de temas mais "bizarrinhos", curte jogos táticos e procura opções para dois jogadores, é uma ótima escolha. A rejogabilidade é alta e as partidas não são longas, com duração média de 45 minutos a 1 hora.
Em breve, soltarei uma review mais detalhada em meu canal, mostrando melhor os componentes da minha versão, que é a versão deluxe!
Antes disso, quero experimentar o modo solo, que foi muito elogiado lá fora, e o jogo com 3 e 4 jogadores!

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