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Conheça o jogo brasileiro que revolucionou jogos de combate no mundo!

Arena: The Contest
  • arthurtakel
    1840 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel04/11/24 08:25
    arthurtakel » 04/11/24 08:25

    Vou dar meu pitaco sobre o Arena. Só joguei o jogo base que foi o primeiro vendido aqui no BR. Entrei no kickstarter da primeira versão do Tanares e até hoje, estamos em novembro de 2024, não recebi a caixa Madness Box. Veio só a caixa do Tanares com o material de tradução e as miniaturas 1.5 . Como demorou tanto tempo para vir o Tanares e ainda não me entregaram uma das caixas acabei vendendo o Tanares lacrado com o material de tradução aqui na ludopedia, e incrivelmente por valor até maior do paguei. Mas se pegar a correção monetária de todos os anos lá do início quando paguei o kickstarter até vir a caixa Tanares talvez até tenha perdido um pouco de dinheiro nessa compra. Fiquei com o pacote de miniaturas 1.5 porque realmente são incríveis.

    Agora sobre o jogo base, aquele primeiro, não cheguei a jogar a versão revisada lançada, tenho algumas considerações:
    a)a arte é nota 10, realmente incrível;
    b)as miniaturas dos heróis são muito boas e com a caixa de miniaturas 1.5 dou nota 10 para elas;
    c)o modo PvP agradou bastante o grupo aqui e jogamos bastante as batalhas competitivas. O fato de poder mudar o cenário ajuda bastante porque criamos até uma variante semelhante a um tower defense em que uma equipe tem que proteger o centro com muros e algumas entradas e a outra equipe tem que invadir. Enfim aqui tem bastante coisa para você criar e se divertir. Dou nota 9 para o PvP do jogo;
    d)o sistema de batalha é muito semelhante ao de um jogo de RPG, quem gosta de RPG vai gostar desse. A diferença é que criaram um modo de não ter falhas críticas o que mitiga a sorte. Assim você pode dar um dano base e, se for bem nos dados um dano melhorado. É um balanceamento que achei interessante. Como já gosto de rolagem de dados, até mesmo a mais simples como do Zombicide e também já curto RPG dou nota 9 para o sistema de batalha;
    c)o modo campanha não gostei, já me antecipo e dou nota 7. Tem coisas boas e ruins. A parte boa é que é um baralho, muito parecido com o pandemic legacy 1 onde você vai puxando as cartas e vai lendo e a coisa vai acontecendo. Assim como funcionou bem no pandemic legacy 1 aqui também deu certo esse sistema simples e descomplicado. É claro que aqui não é legacy, ou seja, você só guarda a carta na caixa e não há destruição de componentes. A história do jogo até que achei legal e a campanha tem alguns puzzles e plot twist interessantes. Dá para ver que os criadores fizeram uma história com potencial tanto é que anos depois evoluiu para o tal Tanares.
    Mas o problema é o sistema de urgência/exaustão e cronômetro do jogo. No zombicide quanto mais o tempo passa mais zumbis entram no tabuleiro e uma hora vai se criando uma horda imparável. Se você demorar muito o jogo ficará tão cheio de inimigos que você será esmagado. Eu acho muito bom esse sistema de urgência e cronômetro do zombicide. Outro exemplo de urgência/exaustão que posso dar é o do Gloomhaven onde você vai perdendo cartas a cada rodada e assim tem um número limitado de rodadas para terminar o cenário até que se torne exausto e perca a missão.
    Já no Arena esse sistema é feito de modo muito ruim. Tem alguma coisa no cenário que fica te dando dano a toda rodada e isso acaba minando a diversão. Não gostei do sistema de cronômetro/exaustão porque ou é alguma orbe que fica te dando dano sistematicamente e de forma irritante, ou, é algum inimigo que fica se teleportando para perto de você e também te dando dano. Dizem que isso foi corrigido na versão revisada lançada e no Tanares, tomara que sim.
    Mas o pior problema do jogo é a batalha de chefes. Sinceramente é algo massante e nada estratégico. Todos os poderes e habilidades que você lapidou durante a campanha não surtem nenhum efeito no chefe. A coisa toda se resuma a bater no chefe e depois o chefe bater em você. As habilidades legais dos heróis em que você poderia usá-las para fazer combos, ou, usar estratégias de combate não funcionam e os chefes são imunes a tudo de você. Os chefes se resumem a serem esponjas dano e é muito demorada a batalha, além do necessário. Mesmo eu que gosto de rolagem de dados tenho de admitir que é enfadonho só ficar atirando dados numa batalha sem necessidade de mudança alguma na estratégia. Li em algum lugar que isso foi corrigido na versão revisada lançada;
    d)o jogo não apresenta miniaturas, ou, stands de inimigos de forma satisfatória. Se você enfrentar um Orc terá de usar a mesma miniaturas de NPC de cavaleiro. Se enfrentar um Goblin a mesma coisa. Eu até fui num site e comprei um conjunto de stands para cada tipo de inimigos, semelhante com o que tem no gloomhaven, você coloca numa base. Mas mesmo assim ficou meio mée.

    Enfim, nem terminei de matar o primeiro chefe e parei de jogar a campanha. É muito massante. Preferi jogar outros jogos se for para o modo campanha, por isso dou nota 7 para a campanha não pela história, eu até que gostei, mas pelo sistema de exaustão, de cronômetro e principalmente pelo modo de enfrentamento de chefes.

    Para mim o Arena BR é um bom jogo de PvP e só. Se você quer um jogo de campanha recomendo outro (não joguei as versões revisadas me refiro ao jogo base BR da galápagos).

    2
  • Hiei
    373 mensagens MD
    avatar
    Hiei04/11/24 15:27
    Hiei » 04/11/24 15:27

    arthurtakel::Vou dar meu pitaco sobre o Arena. Só joguei o jogo base que foi o primeiro vendido aqui no BR. Entrei no kickstarter da primeira versão do Tanares e até hoje, estamos em novembro de 2024, não recebi a caixa Madness Box. Veio só a caixa do Tanares com o material de tradução e as miniaturas 1.5 . Como demorou tanto tempo para vir o Tanares e ainda não me entregaram uma das caixas acabei vendendo o Tanares lacrado com o material de tradução aqui na ludopedia, e incrivelmente por valor até maior do paguei. Mas se pegar a correção monetária de todos os anos lá do início quando paguei o kickstarter até vir a caixa Tanares talvez até tenha perdido um pouco de dinheiro nessa compra. Fiquei com o pacote de miniaturas 1.5 porque realmente são incríveis.

    Agora sobre o jogo base, aquele primeiro, não cheguei a jogar a versão revisada lançada, tenho algumas considerações:
    a)a arte é nota 10, realmente incrível;
    b)as miniaturas dos heróis são muito boas e com a caixa de miniaturas 1.5 dou nota 10 para elas;
    c)o modo PvP agradou bastante o grupo aqui e jogamos bastante as batalhas competitivas. O fato de poder mudar o cenário ajuda bastante porque criamos até uma variante semelhante a um tower defense em que uma equipe tem que proteger o centro com muros e algumas entradas e a outra equipe tem que invadir. Enfim aqui tem bastante coisa para você criar e se divertir. Dou nota 9 para o PvP do jogo;
    d)o sistema de batalha é muito semelhante ao de um jogo de RPG, quem gosta de RPG vai gostar desse. A diferença é que criaram um modo de não ter falhas críticas o que mitiga a sorte. Assim você pode dar um dano base e, se for bem nos dados um dano melhorado. É um balanceamento que achei interessante. Como já gosto de rolagem de dados, até mesmo a mais simples como do Zombicide e também já curto RPG dou nota 9 para o sistema de batalha;
    c)o modo campanha não gostei, já me antecipo e dou nota 7. Tem coisas boas e ruins. A parte boa é que é um baralho, muito parecido com o pandemic legacy 1 onde você vai puxando as cartas e vai lendo e a coisa vai acontecendo. Assim como funcionou bem no pandemic legacy 1 aqui também deu certo esse sistema simples e descomplicado. É claro que aqui não é legacy, ou seja, você só guarda a carta na caixa e não há destruição de componentes. A história do jogo até que achei legal e a campanha tem alguns puzzles e plot twist interessantes. Dá para ver que os criadores fizeram uma história com potencial tanto é que anos depois evoluiu para o tal Tanares.
    Mas o problema é o sistema de urgência/exaustão e cronômetro do jogo. No zombicide quanto mais o tempo passa mais zumbis entram no tabuleiro e uma hora vai se criando uma horda imparável. Se você demorar muito o jogo ficará tão cheio de inimigos que você será esmagado. Eu acho muito bom esse sistema de urgência e cronômetro do zombicide. Outro exemplo de urgência/exaustão que posso dar é o do Gloomhaven onde você vai perdendo cartas a cada rodada e assim tem um número limitado de rodadas para terminar o cenário até que se torne exausto e perca a missão.
    Já no Arena esse sistema é feito de modo muito ruim. Tem alguma coisa no cenário que fica te dando dano a toda rodada e isso acaba minando a diversão. Não gostei do sistema de cronômetro/exaustão porque ou é alguma orbe que fica te dando dano sistematicamente e de forma irritante, ou, é algum inimigo que fica se teleportando para perto de você e também te dando dano. Dizem que isso foi corrigido na versão revisada lançada e no Tanares, tomara que sim.
    Mas o pior problema do jogo é a batalha de chefes. Sinceramente é algo massante e nada estratégico. Todos os poderes e habilidades que você lapidou durante a campanha não surtem nenhum efeito no chefe. A coisa toda se resuma a bater no chefe e depois o chefe bater em você. As habilidades legais dos heróis em que você poderia usá-las para fazer combos, ou, usar estratégias de combate não funcionam e os chefes são imunes a tudo de você. Os chefes se resumem a serem esponjas dano e é muito demorada a batalha, além do necessário. Mesmo eu que gosto de rolagem de dados tenho de admitir que é enfadonho só ficar atirando dados numa batalha sem necessidade de mudança alguma na estratégia. Li em algum lugar que isso foi corrigido na versão revisada lançada;
    d)o jogo não apresenta miniaturas, ou, stands de inimigos de forma satisfatória. Se você enfrentar um Orc terá de usar a mesma miniaturas de NPC de cavaleiro. Se enfrentar um Goblin a mesma coisa. Eu até fui num site e comprei um conjunto de stands para cada tipo de inimigos, semelhante com o que tem no gloomhaven, você coloca numa base. Mas mesmo assim ficou meio mée.

    Enfim, nem terminei de matar o primeiro chefe e parei de jogar a campanha. É muito massante. Preferi jogar outros jogos se for para o modo campanha, por isso dou nota 7 para a campanha não pela história, eu até que gostei, mas pelo sistema de exaustão, de cronômetro e principalmente pelo modo de enfrentamento de chefes.

    Para mim o Arena BR é um bom jogo de PvP e só. Se você quer um jogo de campanha recomendo outro (não joguei as versões revisadas me refiro ao jogo base BR da galápagos).

    Eu concordo plenamente com vc ...

    Pra vc que jogou apenas o Base e viu alguns pontos fortes , imagina o jogo completão com mais de 50-60 heróis a escolha e o tanto de combos e sinergias que vc pode criar com estratégias diferentes, eleva o PvP ainda a outro nível , e tb o novo modo de PvP que permite que vc use as miniaturas Gigantes no modo Boss x Boss , e crie um exercito para disputar uma guerra no campo de batalha é muito interessante, pois neste modo tem uma tabela onde cada héroi do jogo tem um "custo" e vc precisa montar uma equipe com x pontos ...

    As miniaturas a cada financiamento, parece que vão melhorando de qualidade e ficando mais absurdas , e a arte desse jogo é realmente íncrivel ...
    Esses problemas de faltarem miniaturas e ter que ficar usando genéricas tudo é resolvido para quem possui o Ks pois nele vc tem 100% de todos os inimigos existentes do jogo .

    Depois do Tanares , o modo de Campanha foi totalmente reformulado , até para o jogo base, no Ultimate liberaram o livro de campanha do Arena para ser jogado com as Regras do Tanares ... . e esqueça isso de modo "soberano" de não poder usar suas habilidades , e isso de ficar contra o relógio tomando dano constante irritando ...
    O jogo MUDOU bastante ...

    Infelizmente quem só teve contato com a versão BR , teve algumas más impressões do jogo , isso é um fato que nem eu jamais vou negar isso ... mas o jogo completo eu posso garantir que ele BRILHA , é sensacional ...

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