GabrielAlmeida::djleotec::"Seria menos divertido se ao invés de ter que colar algo definitivo no tabuleiro, no manual, ou na carta... Tivéssemos cortes vazados para encaixar fichas?
Seria menos divertido se ao invés de ter que abrir uma caixinha do jogo com pontilhados para nunca mais fechar, tivéssemos uma caixinha normal para abrirmos e fecharmos?
Seria menos divertido se ao invés de riscarmos com tinta definitiva, fosse feito em material que poderíamos apagar ao estilo de um simples Imagem & Ação Junior?
Se é mais divertido ou não eu não sei, até porque nunca me interessei por esse tipo de jogo. Mas garanto que muda a experiência, não necessariamente no quesito diversão. E dou um exemplo similar: vc já jogou ARPGs digitais, tipo diablo, no modo hardcore? Em que vc tem uma única vida, e se morrer nunca mais acessa o personagem? Eu suponho que a ideia por trás do jogo legacy seja similar a essa. essa tensão de tomar uma decisão que não tem volta pq depois que rasgar ou colar, o resultado é permanente. se introduzir métodos de burlar isso, suponho que a experiência pretentida pelo designer não seja alcançada.
Sim, entendo, embora não acho legal, sei que há pessoas que gostam desta adrenalina de alterar, marcar, danificar permanentemente o jogo.
No Zombicide 2ª Edição, as expansões são como legacy, há uma história nas 10 missões, personagens ficam infectados e quem morre não volta mais! Há vários momentos que tomamos decisões que seguem um rumo em que não é possível voltar atrás. São expansões que causam uma adrenalina, em uma missão "Fort Hendrix" que estava bem difícil, o lugar tomado de zumbis, o grupo ouviu atrás da porta uma criança chamando mamãe, parte queria ir até lá, parte queria deixar a criança pra lá, era certo que se a criança ficasse lá, ela seria morta... Bem não vou dar spoiler, quem jogou sabe deste momento do jogo, foi o mais marcante para mim e para o grupo. Jogamos tudo, entramos e não em lugares, salvamos e não pessoas, fomos e não atrás de informações sobre a pandemia Zumbi... Então, uma forma de jogar como legacy, seguimos toda a aventura não podendo voltar atrás e sem precisar destruir. E o jogo está lá direitinho, posso jogar com outro grupo sem dizer nada para eles e ver como será até o fim, que pode ser diferente, posso doar, posso vender. Está lá totalmente válido.