Quando a gente começa a jogar Frango Frito, percebemos que as cartas tem mais de uma função e as interações entre elas podem gerar muitos efeitos. Em caso de dúvida, releia a carta, lembrem-se da regra de ouro de tentar fazer o máximo possível, sempre obedecendo o texto e tomem uma decisão de como proceder pra seguir em frente. Mantenham a decisão consistente para o resto da partida, se acontecer novamente a situação. Ou podem dar uma lida nesse guia com alguns esclarecimentos adicionais, que vão um pouco além do texto que cabe em cada carta.
CARTAS ORIGINAIS
CARTA 1
(AÇÃO 1) Ou pegue uma carta da oferta normalmente (qualquer uma, frango ou panela) – ou, opcionalmente, pegue um frango de outro jogador;
(AÇÃO 2) Se fritar na panela de outro jogador, o espaço na panela do outro é ocupado (ponha o frango lá), mas os pontos vão para você, como se tivesse fritado em sua própria panela. Você escolhe qual panela do outro jogador usar.
Dica: roubar é sempre tentador, mas quanto mais jogadores, maior a importância das outras ações que você pode fazer com a carta. Comprar uma panela 4 ou atrapalhar a vida de outro jogador no final fritando na panela dele pode te dar mais pontos.
CARTA 2
(AÇÃO 1) Se pegar uma ou duas panelas, não pode fazer a fritura bônus. Se pegar dois frangos pode fritar qualquer outro frango que já tenha (não precisa ser dentre os que acabou de pegar).
(AÇÃO 2) Se fritar apenas um frango (por falta de espaço ou falta de frango) não pode pegar a panela bônus.
CARTA 3
(AÇÃO 1) Descarte sempre todas as cartas e reponha a oferta normalmente.
(AÇÃO 2) A capacidade das panelas é aumentada em 1. O jogador pode fritar um máximo de três frangos, mas poderá fritar os três em um única panela de valor 2, por exemplo. As panelas completadas (com número exato ou com um frango a mais) são descartadas normalmente ao final da rodada.
CARTA 4
(AÇÃO 1) Jogadores empatados com você não precisam descartar. Todos que têm frangos a mais (independentemente de estarem empatados entre si) devem descartar um frango.
(AÇÃO 2) Não esqueça de descartar primeiro todas as panelas completadas no seu turno (e seus respectivos frangos) antes de reembaralhar as cartas da oferta.
CARTA 5
(AÇÃO 1) Fique com 4 cartas, dê a quinta carta para o jogador da esquerda.
(AÇÃO 2) Podem ser frangos de valores diferentes em panelas diferentes. Mas, se não puder fritar cinco, escolha outra carta ou faça a ação de pegar cartas da oferta.
CARTA6
(AÇÃO 1) É comum pegar menos de 6 frangos com essa carta, pois o jogador está limitado ao número de frangos disponíveis.
No entanto, o jogador tem que tentar pegar o máximo possível (até seis, obviamente). Se não tiverem seis frangos disponíveis na oferta (quase nunca tem), o jogador terá que comprar uma carta escondida do topo do baralho de compras da oferta. Se for um frango, leve pra sua cozinha, se for uma panela, deixe-a na oferta, virada pra cima, disponível para os próximos jogadores.
Como a carta no topo da oferta pode ser comprada apenas uma única vez por ação, faça isso apenas uma vez.
(AÇÃO 2) O jogador deve fritar TODOS os frangos de um mesmo valor que puder (até o máximo de seis), mas pode escolher qualquer valor (1,2 ou 3), inclusive o valor de um frango que tenha em menor quantidade. Não pode escolher o valor de um frango que não tem.
EXPANSÃO “TÁ NO SAL!”
As cartas da expansão estão marcadas com um pequeno desenho de saleiro no canto inferior esquerdo.
CARTA 1
(AÇÃO 1) A ação afeta apenas frangos. Se o jogador pegar uma panela, não tem descarte por parte dos outros jogadores.
(AÇÃO 2) No caso de partidas com três e quatro jogadores, pode se fritar um frango na panela de cada jogador que atende aos critérios (ter mais panelas que você). Ou seja, excepcionalmente, até três frangos podem ser fritos com essa carta. Ou o jogador pode simplesmente fritar um frango em sua própria cozinha, normalmente. Pode fritar menos frangos se não tiver frangos o suficiente. Você escolhe qual panela do outro jogador utilizar e, se não tiver frangos o suficiente, escolhe também quais jogadores vai afetar.
CARTA 2
(AÇÃO 1) Nesse caso, a oferta pode ficar só com frangos ou só com panelas ou com menos de cinco cartas.
(AÇÃO 2) Frite, marque os pontos e avalie: se, por exemplo, ainda houver dois jogadores com mais pontos que você, marque mais dois pontos (um por cada jogador). Se fritar um frango só, não tem bônus.
CARTA 3
(AÇÃO 1) Não precisa comprar das cartas que acabou de acrescentar, pode comprar qualquer carta da oferta.
(AÇÃO 2) O bônus só vale para um frango de valor 1 – e apenas um único frango. Se fritar outros frangos iguais, eles continuam valendo 1. É a única forma de um frango valer 4 pontos.
CARTA 4
(AÇÃO 1) Atente que esse efeito não pode acontecer se o jogador tiver apenas uma carta de ação na mão (último turno). Se todos os jogadores tiverem apenas uma carta na mão, o efeito extra da carta não acontece, mas ela ainda pode ser jogada. Se precisar, coloque sua carta de ação à frente do jogador escolhido, para lembrar da penalidade. Depois que ele jogar, devolva sua carta pra o seu descarte. A ação de pegar cartas da carta original 2 pode ser usada pra fritar - é uma ação de pegar cartas afinal de contas.
(AÇÃO 2) Os frangos e panelas descartados vão direto pra oferta. Lembre-se de que a oferta não é renovada depois de uma ação de fritar! E, nos turnos seguintes, lembre-se que a oferta não é renovada se tiver mais de cinco cartas e frangos e panelas.
CARTA 5
(AÇÃO 1) Os jogadores são obrigados a ficar com a carta que compraram. No caso de não ter cartas suficientes para todos os jogadores no baralho de compras, deve se seguir a regra de tentar fazer o máximo possível: por ordem de turno, todos os jogadores que puderem comprar, compram. Quem não puder comprar, não compra. No final do jogo isso pode ser muito injusto. Pode puxar a orelha de quem jogou a carta dormindo na partida, rsrs.
(AÇÃO 2) Primeiro veja se todos os outros jogadores podem fritar. Se sim, eles são obrigados a fritar um frango e só então você pode fritar até cinco frangos, normalmente. Caso contrário, não pode usar essa carta pra fritar. Cada jogador marca seus próprios pontos por suas frituras. E cada jogador decide qual frango fritar e em qual panela.
CARTA 6
(AÇÃO 1) Dar uma carta para o jogador que joga a ação é opcional. Ele vai pegar seis cartas no total, mas primeiro é obrigado a aceitar uma carta de cada outro jogador. A carta vem da cozinha de cada jogador. Os jogadores podem dar panelas parcialmente usadas e elas vão exatamente como estavam: parcialmente usadas, com os frangos embaixo marcando seu uso.
(AÇÃO 2) Pelo menos um frango de cada valor deve ser frito. Os demais frangos (se houver) podem ser de quaisquer valores.