thiagoandrade::Pq o mercado está lotado de lançamentos, é muita oferta p/ um nicho, vários irão ficar para trás, por sinal você falou comigo sobre o exemplar que tô vendendo, nunca joguei, tá zerado.
Isso é fato. A oferta de novos jogos/edições cresceu muito mais rapidamente que o público alvo. Era impossível o mercado não saturar. A tendência é que as tiragens se tornem cada vez mais baixas. Até retornarmos a algo próximo ao que havia antes. Em que, basicamente, quem queria importava o que queria. O que são financiamentos coletivos e pré-vendas senão compras por encomenda?
Meu palpite é que, nessa situação de mercado saturado, a tendência é que o mercado fique hiper-fragmentado. (Outra forma de dizer tiragens baixas.) Em vez de termos uma boa quantidade de carros-chefe puxando as vendas, rodeados de inúmeros jogos secundários; a tendência talvez seja que todo jogo se torne secundário. Na impossibilidade de se criar o hype universal, as compras serão decididas cada vez mais pelo tema. E sabe como é tema, né! O que agrada um desagrada o outro. Não existe nada mais dividido do que temas. Tenho a impressão de que aumentará a busca por temas específicos. Em detrimento de temas mais genéricos e de gosto geral.
Exemplo:
The Fox Experiment, para quem gosta de ciência, biologia, e genética, é interesse certo. Muitas vezes até ignorando se a mecânica é boa ou não. O cara
quer ter o jogo. Enquanto a imensa maioria ignorará o apelo temático. Vale também para
Esdras e Neemias, para quem gosta de histórias bíblicas;
Street Art, para quem gosta e se identifica com a cultura hip-hop;
Pessoa, para quem é apaixonado por poesia... E por aí vai.