Olá, sou Diego Antunes Game Designer do Jogo Fucazul! Nesse meu primeiro diário de game designer vou me apresentar e explicar o formato que escolhi para falar do desenvolvimento do jogo. Sou formado em Educação Física e tenho mestrado na área de Biodinâmica do Desempenho Humano, trabalho como treinador de paratletas no Comite Paralímpico Brasileiro e tenho anos de experiência nessa área. Por alguns períodos já trabalhei com jogos digitais e recentemente (2 anos) criei a Esporte na Mesa, uma editora de jogos que sonha em desenvolver jogos com o tema de esporte. Além disso, a Esporte na Mesa promove oficinas extracurriculares em escolas para crianças.
Como estou habituado com a vida acadêmica e em breve devo encarar o Doutorado, resolvi fazer o diário de designer nesse formato de artigo/paper por alguns motivos: resumir a experiência, escrever de forma mais rápida e fazer referências aos jogos utilizados como inspiração. Assim, consigo fazer um post-mortem do projeto e abrir espaço para dúvidas e discussões sobre desenvolvimento de jogos de tabuleiro. Esse jogo tem muito da minha história, os carros são dos anos 90 e remetem a minha infância. O UNO com a escada foi meu primeiro carro e fez parte da minha caminhada como profissional. A Belina é uma homenagem para o meu pai que faleceu recentemente. A belina foi o primeiro carro da família e logo levou o naipe de família como homenagem. Muitos detalhes que aconteceram nesse projeto de aproximadamente 1 ano e meio não estão no texto. Se chegou até aqui, muito obrigado, entre no Fucazul e viaje com a gente nessa jornada!
Diário do Designer : FUCAZUL! O jogo do Fusca Azul e uma vaza de corrida
Diego Antunes e Giu Andrian
Introdução
A brincadeira do Fusca Azul é conhecida no mundo todo, porém com diferentes nomes e regras. Vou destacar os principais nomes e países: Fusca Azul (Brasil), Punch Buggy ou Slug Bug (USA), Punch Dub (Alemanha) e Vocho Amarillo (Mexico). Resumidamente, a brincadeira tem o princípio de dar um soco nos amigos no momento no qual um fusca aparece. Assumindo pequenas variações de modelos e cor pelo mundo.
Como a ideia surgiu no Brasil e com a Mônica (namorada) dando um soco sempre que via o Fusca Azul estacionado na praia antes de mim, surgiu então a ideia do jogo FUCAZUL! O jogo do Fucazul consiste em 3 regras e mais variantes, todas inspiradas pela brincadeira do Fusca e na minha vivência com esportes. A primeira regra é um jogo festivo “FUCAZUL”, a segunda regra é um jogo de forçar a sorte “Cadê o Fucazul” e a terceira regra uma vaza de corrida “Corrida de Fucas”. Também vale destacar as variantes para 2 jogadores das regras 1 e 3, o modo solo da vaza e os fucas coloridos que adicionam novas dinâmicas no jogo.
Métodos
Nos métodos vou apresentar como o jogo foi testado, como o jogo foi produzido e divulgado. Todos os jogos eu sempre início com playtest solitários, sempre testando as mecânicas. A regra 1 foi a mais difícil, compartilhei muitas ideias com o amigo Yuri Morroni até chegar em algo interessante. A segunda regra foi baseada em jogos de azar, porém acrescentei mais jogadores e um clima de dilema do prisioneiro. Já a regra 3 é uma junção de ideias para jogos de cartas e playtests que faço brincando com o baralho o tempo todo, a vontade de fazer a corrida nasceu com os meeples de fucas.
Após esse processo começaram os playtests com a Oficina do Playtest de Floripa e com uma versão já bem finalizada com a Oficina na escola. O próximo passo foi encarar eventos (Stun Festival, Palhoça Geek e BGSP), até aqui o jogo já tinha sido jogado diversas vezes. O último estágio foi o envio dos jogos para os produtores de conteúdo e mais algumas partidas online. Como o financiamento coletivo permite um desenvolvimento orgânico do início ao fim da campanha sempre recebi bem os feedbacks e fui evoluindo com o jogo. Nesse processo durante as metas alcançadas fizemos um novo design do jogo com o Planeta Fantasma, que acrescentou muito valor a arte do Giu Andrian. Vale ressaltar, que o Giu faz tudo em um celular simples e com uma caneta mais simples ainda. Jogo bem testado, partimos para o financiamento coletivo com a Meeple Starter e todo processo com a empresa Ludens/Ludeka. Finalizando com o lançamento e entrega do Fucazul! No Diversão Offline (DOFF) graças a parceria com o Movimento RPG.
Resultados e Discussão
O financiamento foi um sucesso! Arrecadamos o suficiente para produzir o dobro de cópias planejadas e o valor total da campanha foi de R$10.22,00 e com 167% da meta atingida. Mesmo diante das dificuldades de conseguir a atenção de diversos produtores de conteúdo, ficamos bem felizes com os resultados e com a forma como o jogo foi divulgado. Não tínhamos orçamentos para divulgação além da copia do jogo, por tanto todos que ajudaram na divulgação realmente apreciaram o jogo. Foram poucas cópias antes da campanha ser realizada, usávamos um critério bem simples. Ao ser ignorado por duas semanas pelo produtor de conteúdo buscávamos mais uma nova pessoa para ajudar na divulgação. Outro critério, nesse caso de exclusão era quando cobravam um valor para divulgar o jogo, como já foi falado não tínhamos orçamento para isso. Acredito que vale ressaltar algo importante, mesmo com a possibilidade de orçamento, o mais honesto seria ser avisado pelo produtor de conteúdo que a propaganda é paga. Isso fez com que a gente perdesse o brilho em algumas produções de conteúdos que sempre falam que os jogos são incríveis. Quando sabemos que é pago, sem ser avisado para o consumidor final é uma realidade difícil de encarar. Outra observação, acreditamos que fomos ignorados por vários diante a falta de um canal para se comunicar, se você pensa em fazer conteúdo, crie um canal que você consiga dar conta e responder as mensagens de forma segura. Quando uma editora encontra um bom canal de comunicação, até uma rejeição ao jogo é bem-vinda. O lado positivo foi praticamente a realização de alguns sonhos como Game Designer, tivemos o apoio de diversos canais que admiramos muito! Vou destacar aqui o vídeo do Romir e o programa Radio Gambiarra do Gambiarra Podcast. Também diversas parcerias de canais em crescimento, apostamos muito nisso. Todos em destaque na nossa página do jogo www.esportenamesa.com/fucazul .
Vamos para parte de desenvolvimento do jogo.
A primeira regra é um jogo festivo, totalmente inspirado na brincadeira do Fusca Azul. Essa regra foi bem desafiadora e a partir dela surgiram todas as regras seguintes. O desafio era causar um clima de tensão na mesa para o aparecimento do Fucazul e um desempate claro, algo que me incomoda em alguns jogos de reação e destreza. Além de ter um jogo que comporta muita gente na mesa, nesse caso 10 jogadores, acredito ser possível encaixar até mais. Tudo foi acelerado com a descoberta do meeple de Fuca por um amigo e assim foi criada a regra 1 (Fucazul!). Como referência foram utilizados jogos clássicos e festivos [1, 2 e 3]. A regra 2 nasceu da necessidade de ter uma regra adicional que não fosse definida por destreza, apesar da variante da regra 1 ajudar para evitar que a destreza predomine. Com base na minha prática da Educação Física e da Oficina de jogos que faço nas escolas queria uma regra de jogo que fizesse uma volta calma, desaquecimento. Para deixar os ânimos menos acelerados. Então assim surgiu a regra 2 “Cadê o Fucazul” essa regra é um jogo baseado em sorte e em saber a hora de parar. Adicionalmente, sempre quis usar algo próximo do dilema do prisioneiro e com mais jogadores é possível ver essa mecânica funcionando bem na mesa (Jogue essa regra com mais jogadores e com os fucas coloridos kkkk). Para essa regra foram utilizados jogos de auditório e jogos de azar [4]. E para finalizar, a regra 3 “Corrida de Fucas”. Essa regra nasceu a partir dos componentes e do baralho do protótipo, estava tudo ali pronto para fazer uma vaza de corrida. Sempre pirei na ideia de utilizar o descarte de alguma forma nos jogos de vaza e de utilizar um super trunfo dinâmico [5,6]. Tudo se encaixou perfeitamente e com os anos de estudos de jogos de esporte/corrida nasceu a corrida de FUCAS [7,8 e 9]. De forma não proposital, a vaza fica muito bonita da mesa e linda para uma foto de final de partida!
Aprendemos e ainda estamos aprendendo muito com esse processo! Aprendemos sobre financiamento coletivo, produção do jogo, como a ARTE IMPORTA!! Logística, marketing... O Fucazul já pegou estrada para outros países, não estávamos esperando que fosse tão rápido! O jogo foi lançado em Junho e nosso estoque está quase no fim. Com isso, sabemos da importância de fazer e se adaptar, essa é a realidade de um jogo indie: FAÇA O QUE PUDER! Espero que peguem estrada com o Fucazul!
Agradecimentos
Agradeço os amigos que fizeram vários playtest na OP FLORIPA, aos apoiadores que fizeram isso acontecer, todos produtores de conteúdos que acreditaram e apreciaram o Fucazul!
Referências Jogos
[1] Taco Gato Cabra Queijo Pizza
[2] Fantasma Blitz
[3] Telma
[4] Mining Games
[5] Claim 2
[6] Truco
[7] Contos e Jogos: A Lebre e a Tartaruga
[8] Flamme Rouge
[9] Entre outros jogos de corrida

Figura 1. Primeiro Protótipo do Fucazul! Nesse momento ainda era Bug Azul

Figura 2. Versão de divulgação, somente com a arte e o design das cartas que seria provisório

Figura 3. Versão final do Fucazul com todas metas estendidas e o design da Planeta Fantasma