Discordo de vários pontos aí.
Primeiro, não sei se ele é tão amado assim lá fora - quase não vê reprints, não tem um rank de destaque no BGG (378), as postagens sobre o jogo são escassas (passam-se meses entre uma mensagem e outra); imagino que a referência a uma edição de luxo é a da edição de aniversário lançada num Kickstarter em 2016/7... Enfim, não me parece ser tão unânime assim que esse jogo é tão bem querido lá fora.
Pesado ele é, mas a galera aqui joga jogos até mais pesados sem problema, não vejo impedimentos quanto a isso (não acho o jogo tão mais pesado que Brass, Marco Polo II, Imperial 2030, Eclipse 2nd, Twilight Imperium 4th Ed, etc). Quanto a ser punitivo, como ele pune todo mundo isso não acaba incomodando tanto mesmo quem não é tão fã de jogos punitivos.
Eu tenho o jogo há muito tempo (meu comentário dele no BGG é de 2014), e a verdade é que ele não vê tanto mesa porque, embora seja um bom jogo, ainda é só um euro com um tema que não faz lá muito sucesso com quem gosta só de euro (e nem vou entrar na questão de que os diabinhos na arte são complicadores, pelo menos na minha família) e que tem mecânicas que não costumam agradar quem curte mesmo um bom dungeon crawler (porque é um euro). Eu mesmo já não acho o jogo mais tão interessante depois de todos esses anos, e minha nota inicial de 8.5 certamente não seria a mesma que eu daria hoje (um 7.0, 7.5 talvez).
Eu quase nunca vendo jogo, mas esse estaria entre os primeiros da minha coleção que eu venderia.