fabiomoon007::E se todos os influencers parassem de produzir conteúdo?
Absolutamente nada.
O que aconteceria com o mercado?
O que aconteceria com as editoras?
Arrisca um palpite?
Penso eu que o "problema" não seja o Influencer, mas o influenciável.
Estamos vivendo na geração (e quando falo geração, falo do momento atual e não especificamente a idade, pois você ve muitos jovens de 17 e caras de 35 com os mesmos comportamentos defasados) de pessoas que não querem mais saber de ler, pesquisar, fazer um mínimo de interpretação ou de definir suas próprias escolhas.
Então, o influencer é o caminho mais fácil que a atual geração utilizada para que ELES façam as suas escolhas para um novo jogo.
De igual, o manolo não quer saber de ler um manual, então prefere assistir um vídeo (que muitas vezes é apenas um fragmento de todo o conjunto de regras) tanto que é comum ver os caras em grupos de whatapp ou foruns perguntando coisas obvias, abordadas no manual, que o mesmo sequer leu!
Você pode utilizar um video de influencer para definir se quer/vai curtir o jogo, sim, pode.....como também não precisa em sua totalidade dele, basta utilizar outros métodos como locação, conversa com amigos menos emocionados, foruns com pessoas reais que ja jogaram/tiveram contato.
Sobre o mercado/editoras
O influencer nada mais é do que o meio mais fácil - e barato - que as editoras adotaram para fazer suas propagandas de jogos mais elaborados.
Sem eles, as editoras teriam que fazer a sua lição de casa, estudar os jogos, e criar
material responsável para todo o casting de jogos que eles tem, visto que a equipe de mkt da editora mais famosa é bem fraco, onde só focam em jogos party, novamente deixando para os influencer os jogos mais elaborados.
Não acredito que o mercado decairia, com a ausência dessas pessoas. A diferença é que agora, os caras(consumidores) teria que ir atrás das informações (igual faziam os Maias e os Astecas) no lugar de esperar elas serem vomitadas no seu colo, conforme a editora/influencer querem.
De primeiro momento, dado a situação hipotética, haveria uma supressão do compartilhamento dessas informações, mas que logo se regularia, com algum novo/velho método.
Uma coisa que eu tenho quase certeza que diminuiria é o FOMO, causado por hype exagerada/duvidosa dos influencers. Outra coisa que talvez minimizaria é essa tendência da galera mais comprar jogos do que realmente jogar.
Mas como nem tudo são flores, o fomo ou a hype também ajuda os lojistas finais, que é de onde nós realmente compramos os jogos, e montamos nossa comunidade. Já que, diante de tantas novidades, aqueles produtos precisam ter uma vazão, para a própria sobrevivência da loja e renovação de estoque. Então a loja também acaba se utilizando do influencer para movimentar alguns produtos, que sem eles, ela teria que fazer sua própria divulgação, abrir algumas caixas para apresentar o produto (e depois ter de vender como usado), fazer open house dos lançamentos, etc.
no final, o influencer faz parte dessa complexa e organizada venda casada.