lucas_ferra::mgsuttar:: Joguei o Northgard de PC (zerei) e o de tabuleiro (só 1x). A ideia dele é ser um 4x rápido mesmo e o deck building é um de vários elementos do jogo, não é o foco. Não parece ser o que você procura. Eu não insistiria em tentar gostar do jogo não. Tem muito jogo bom por aí, e vai ter algum que vai se adequar mais ao seu gosto. É frustrante pagar caro e não gostar do jogo, mas você já gastou muito dinheiro com ele, surigo que não gaste muito tempo também.
arthurtakel:: Se quer deck building vai de Tiranos da Umbraeterna, Slay The Spire e Dune Imperium.
O Northgard é um 4x rápido, tem todos os elementos de 4x. O deckbuilding dele é somente uma mecânica para escolha de ações, mas não é focada e construir deck.
Foquei na questão do deckbuilding como exemplo, mas acho que todas as mecânicas desse jogo acabam não funcionando em um quesito de planejamento, é muito rápido, se tu foca no combate digamos, tu não vai ter tempo o suficiente para explorar o mapa e talvez construir mais, se tu foca nos recursos, não vai ter militares o suficiente para combater com o amiguinho que focou em combate, e assim por diante, é só uma ''aposta'', não tem como ter estratégia, se preparar ou pelo menos conseguir dar atenção as demais áreas do jogo, justamente por acabar muito rápido.
Uma coisa que eu pensei é invés de fazer o jogo acabar em ''7 anos'' é jogar duas vezes, fazer acabar em 14, vou fazer um teste.
Não entendi muito bem isso que disse. Começa o turno e você tem a carta coringa, a de mover, de construir ou recrutar. Não tem como você só focar numa coisa, por exemplo, só no combate. Você usa a carta de mover e se quiser vai para o território onde está o outro jogador e o combate acontece de imediato. Passa o turno e quando no seu outro turno você tem carta coringa, de construir e recrutar, ou seja, vai poder combater só mais uma vez nessa rodada. Quando chegar a sua vez novamente terá apenas duas cartas na mão que é recrutar e construir. E assim vai seguindo o jogo, não tem como só focar em uma coisa porque na sua rodada cada carta faz uma coisa diferente, não tem como ficar batalhando toda vez que chega seu turno.
Para explorar a mesma coisa, se em vez de ir no território do outro jogador você pode ir para a borda do mapa e explorar mais.
Só se você está dizendo que queria em uma rodada inteira somente construir e nada mais, ou, somente mover para outros territórios e nada mais. Aqui o jogo é rápido porque numa rodada você move, recruta, constrói e isso dá o flow do jogo. Você tem que dar atenção para todas as áreas do jogo em cada rodada porque pode fazer todas elas a cada rodada.
Se não quer uma partida rápida é só não usar a regra de que o jogo acaba quando alguém tiver duas construções grandes ao final da rodada, assim fica a partida somente por pontos e vai até a última rodada. Já tive partidas que o jogo acabou na quarta rodada e em outras que foi mais acirrada e foi até o final e ficou por pontos mesmo. Mas uma partida que vai até a sétima rodada dura mais de duas horas e meia o que é tempo suficiente de partida para se divertir e fazer bastante coisa no jogo.
Quanto mais o jogo avança mais cartas você pega e elas são mais poderosas, exemplo, pode pegar carta de fazer dois ou mais movimentos que lhe permite com uma mesma carta mover um exército para o território inimigo e batalhar e de outro território mover para a borda do mapa e explorar e tudo ao mesmo tempo e isso traz velocidade pro jogo.
A e outra coisa é o setup que é o mais rápido de 4x que tem no mercado. Montar um TI4 é um parto, por isso que vendi o TI4, não tinha como ficar 6 horas jogando direto, apesar de que o TI4 é melhor mas o tempo dele é um problema para quem só jogar uma vez por semana a noite e no outro dia tem que trabalhar de manhã cedo.
Eu acho que o defeito do Northgard é ter só um tipo de unidade de combate, poderia ter cavalaria, arqueiros, etc, mas daí já deixaria o jogo mais demorado o que não é a proposta dele. E extrair recursos isso é feito de forma automática ao final da rodada, você colhe os recursos dos territórios onde tem presença e também das construções que dão recursos, o que faz o jogo ser mais rápido porque não perde um turno durante a jogada da rodada para só recolher recursos.