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  3. Jargões e gírias nos jogos de tabuleiro

Jargões e gírias nos jogos de tabuleiro

  • avatar
    arthurtakel13/05/24 14:49
    avatar
    arthurtakel
    13/05/24 14:49
    1899 mensagens MD

    Tenho certeza que já tinha visto um tópico falando sobre isso, mas pesquisando no fórum não consegui mais encontrar. Estava lendo alguns tópicos do Fórum da ludo e tem muita gente nova no Hobby com dúvida e, eu mesmo tenho várias. Então, vou colocar aqui alguns jargões "técnicos" do nosso Hobby que consigo lembrar:


    1-AP : é o chamado "analysis paralysis". É aquele jogo em que você tem que ficar pensando muito e fazendo vários cálculos no seu turno o que deixa a sua jogada bem demorada. Geralmente em reviews de jogos falam que esse jogo "gera muito AP" o que significa que é um jogo em que há muitas opções e tomadas de decisões para o jogador fazer o que pode causar demora em cada jogada. Você tem muitas hipóteses e não sabe qual decisão tomar o que pode lhe "travar/paralisar" a mente, algo assim. Exemplo de jogos, Marco Polo, Guerra dos Tronos The Boardgame, Tikal, etc, que coincidentemente são jogos excelentes.


    2-DOWNTIME : é um termo chamado para designar a demora que ocorre para chegar a sua vez de jogar outra vez. Quando um review diz que o jogo tem downtime longo significa que depois que você joga demorará muito para chegar a sua vez de jogar novamente. Como exemplo de jogos temos, History of The World, Merchant and Marauders, Through the Ages, etc, onde há muita coisa para se fazer no turno e tem um um certo AP o que torna cada jogada longa e demorada. Geralmente o downtime cresce proporcionalmente conforme o número de jogadores visto que tem mais jogadas a serem feitas antes de chegar a sua vez novamente.


    3-COBERTOR CURTO : é quando o jogo te passa a sensação de não conseguir fazer tudo o que quer, onde para fazer algo você tem de abdicar de uma coisa para fazer outra. Uma analogia seria a de que para cobrir os pés você tem que destapar o peito, ou seja, o cobertor é curto e você só consegue cobrir uma parte e terá de deixar a outra sem cobertura. Exemplo de jogos são Agricola, Terra Mystica. Você quer fazer, por exemplo, 3 coisas mas só poderá realizar uma delas e terá de abdicar das outras, ou, vai demorar muitas rodadas para realizar algo, mas o jogo só tem poucas rodadas e não dá tempo.

    *aqui tenho que fazer uma ressalva porque alguns entendem que essa definição que dei seria para jogos apertados.


    4-JOGO APERTADO : utilizado para jogos em que a pontuação é "pau a pau", onde quando um jogador avança na pontuação logo outro já o alcança ficando ao final do jogo com pontuações muito próximas. Também o termo é utilizado para dizer quando o jogo tem poucos recursos, ou, quando todos estão lutando para realizar aquela mesma ação e/ou brigando por aquele mesmo ponto. Exemplo de jogos temos Barrage e o Brass.

    *aqui tenho que fazer uma ressalva porque alguns entendem que essa definição que dei seria para jogos cobertor curto.



    5-HYPADO : esse aqui todo mundo conhece, é quando é gerada uma grande expectativa de o jogo ser muito bom e que será um dos melhores jogos que já jogou na vida. Atualmente posso citar o exemplo do Heat Pedal To The Metal, que possui um grande hype e será trazido ao Brasil. Em leilões na ludopedia o hype é tanto que o jogo chegou a ser vendido por mais do que o dobro do que cobram dele no exterior. Assim, alucinados pelo hype o pessoal acaba pagando o que for para ter a experiência do jogo.

    *aqui tenho que dizer que o Heat é um jogo bom mesmo e confirmo o hype hauahuhuaa.


    6-SLEEVADO : quando as cartas, ou, componentes do jogo estão protegidos com "saquinhos" de plástico. Muito útil para quem joga com criança, ou, joga bebendo e/ou comendo. Também aumenta a vida útil das cartas e componentes sleevados. Geralmente se indica "sleevar" quando se tem muita manipulação e embaralhamento de cartas, ou, quando as cartas ficam muito tempo nas mãos durante a partida. Exemplo de jogos são cardgames como Arkham Horror, Slay The Spire, Sentinelas do Multiverso, dentre outros;


    7-ABERTO PARA CONFERÊNCIA: esse aqui já foi motivo de piada e escárnio, mas hoje a situação mudou e se tornou bastante importante. Atualmente temos uma epidemia de mofos em jogos novos e lacrados, então, quando você compra um jogo usado já pode ver a foto e o anúncio confirmando se não tem mofo, ou, se teve mofo este já foi tratado pelo vendedor. Além disso, aqui no Brasil também sofremos com problemas de produção de jogos e/ou cópias com componentes faltando, exemplo o Ark Nova, que veio com bastante coisa para arrumar. Então, você pode comprar o jogo usado que já foi aberto e os problemas conferidos e arrumados. Este termo ficou tão famoso que temos um excelente canal no youtube com o mesmo nome;


    8-AMERITHRASH : os jogos de tabuleiro evoluíram e pode-se dizer que existem duas escolas, a americana e a europeia. Então, amerithrash são jogos, da americana, que privilegiam a temática sendo que os mais famosos possuem miniaturas e uso de dados, ou, algum sistema de aleatoriedade para simular a realidade do que se tem no jogo. Como exemplo temos jogos em que ocorre uma batalha e lançam dados para verificar se houve êxito, ou, falha porque em uma batalha real há grandes chances do golpe errar o alvo e outros fatores a serem considerados que podem alterar a batalha. Mas não estão restritos a dados porque também podem ser usadas cartas que são sacadas randomicamente para simular isso. Jogos mais modernos utilizam sistema eletrônico como o jogo Destinos. Amerithrash de guerras caracteriza-se pela eliminação de jogadores da mesa, enquanto amerithrash cooperativos são geralmente os dungeon crawlers. Acho que um dos principais pontos que se distingue dos euros é a maior presença de sorte nesses tipos de jogos para gerar mais emoção na rolagem. Como exemplo de jogos temos Clash of Cultures, Mansion of Madness, Descent, e acho que o mais famoso de todos é o Zombicide com temática muito presente e rolagem de dados para definição de situações. O melhor jogo nesse estilo é o Twilight Imperium 4 sendo um dos jogos de tabuleiro mais completos que existe tendo até mesmo fase política para votação de leis (um espetáculo);


    9-EURO : aqui trata-se da escola europeia de jogos de tabuleiro, são jogos muito mais cerebrais e com raciocínio mais lógico, não que jogos amerithrash não tenham isso, mas aqui pode se dizer que se chegou a raciocínio de jogada nível Excel de planilha. Há bem menos aleatoriedade e pouquíssima sorte, alguns jogos pode se dizer que não há sorte alguma envolvida. A temática não é tão importante e as vezes não tão presentes como em jogos Amerithrash o que muitas vezes trazem jogos "abstratos", ou, com a chamada temática "colada com cuspe". Caracteriza-se pela não eliminação de jogadores da mesa porque na sua maioria os jogos são decididos por contagem de pontos ao final da partida, os famosos "pontos de vitória que valem mais do que dinheiro" como já dizia o Paulo do Covil. Como exemplo temos Terra Mystica (um espetáculo de euro), Agricola, La Granja, Brass, Azul, Power Grid.      


    10- 4X : é um termo para designar um tipo específico de jogo que tem mecânicas de eXpandir, eXplorar, eXtrair e eXterminar. O jogo de maior relevância e mais completo nesse quesito é o Twilight Imperium 4. Mas temos vários outros conhecidos como Eclipse, Clash of Cultures e até mesmo o Northgard que é um 4x mais enxuto e mais fácil de regras. Geralmente é um estilo de jogo apreciado por heavy gamers por ter regramento denso;


    11- TCG : é a abreviação para "trading card games" onde se tem cartas colecionáveis como o famoso Magic The Gathering, Yugi-oh, Marvel Champions, dentre outros. A todo momento são lançadas novas cartas com os chamados pacotes de cartas "boosters" como no caso do jogo Pokemon e novas expansões como do jogo Arkham Horror The Card Game;



    12-FOMO : vêm do inglês Fear Of Missing Out (Medo de Perder a Oportunidade). É aplicável para qualquer hobby, aquela urgência que o colecionador/hobbista sente que, se ele não comprar agora (tipo no lançamento, a preço cheio) não vai ter outra oportunidade (o que normalmente é falso, você paga a mais a toa). Normalmente, as empresas se beneficiam desse medo, fazendo hype no jogo, fazendo tiragens apertadas, apenas para fomentar essa ânsia;



    13-PESO : é a dificuldade de regras do jogo, a complexidade do jogo. Quando iniciei no hobby achei que seria o peso do jogo (em Kg hauahua). Aqui cito como exemplo novamente o Twilight Imperium 4 que pode ser dito como um jogo de regras vivas que estão se atualizando, aumentando e mudando a cada ano que passa. O jogador tem que se dedicar muito a estudar e entender as regras e é bem difícil ensinar as regras a outros jogadores que nunca jogaram o jogo nem leram o manual. Um exemplo de euro pesado é o próprio Terra Mystica.



    14- WARGAMES: simplesmente jogos de guerra, exemplo o War, Cyclades, Memoir 44 e afins;



    15-DUNGEON CRAWLER : o famoso jogo de percorrer masmorras. Nem sempre é masmorra porque o cenário pode variar como no Level 7 Omega Protocol onde percorremos uma parte da área 51, ou, o Zombicide onde andamos pelas ruas da cidade. Geralmente são jogos cooperativos, ou, com overlord onde vocês jogam como heróis e tem que descer a porrada em inimigos e chefes percorrendo locais, salas, masmorras para cumprir um objetivo de acordo com a temática, ou, simplesmente descer o cacete nos inimigos. Como expoente máximo desse estilo temos o Gloomhaven. A mecânica de combate geralmente é por dados, ou, por cartas e envolve certa aleatoriedade para maior variação. São jogos característicos pela emoção com temática muito forte e presente. Alguns jogos são bastante táticos e onde você posiciona o seu herói tem bastante relevância nos combates como em Gloomhaven Presas do Leão;



    16-OVERLORD : quer dizer que um dos jogadores jogará como os inimigos/chefe e os outros jogadores serão os heróis. Aqui cito exemplos como Level 7 Omega Protocol, a expansão de Keep Of The Heroes Out que transforma o jogo base que é cooperativo em um jogo com overlord. Simplesmente um dos jogadores assume o papel dos inimigos e joga por eles e os outros jogadores são os heróis que o tem de enfrentar. É uma boa solução para jogos Dungeon Crawler onde você já se cansou de surrar a Inteligência Artificial do jogo e quer um desafio de um oponente humano;



    17-SETUP : é a preparação e arrumação do jogo. Quando dizem que um jogo tem setup demorado quer dizer que se demora muito para tirar tudo da caixa, arrumar, colocar certinho na mesa e deixar pronto para jogar. Um dos jogos famosos pela demora no setup é o Gloomhaven onde há relatos de levar 40 minutos;



    18-SPLIT CORNER - Aquele rasgada, bem no canto caixa do jogo, que é de cortar nosso coração;


    19-LUKITAR - decisão drástica que acomete alguns colecionadores e faz com que eles saiam vendendo toda a sua coleção e desistindo do hobbie para lutar contra o "consumismo". O termo tem origem na ação de um famoso criador de conteúdo (Lukita) que em um belo dia (após gastar uma pequena fortuna adquirindo o Scythe e perceber que nem ia jogá-lo direito) se deu conta de que não valia a pena gastar tanto dinheiro e tempo com jogos de tabuleiro, botou pra leilão sua coleção quase toda e abandonou um dos canais de maior sucesso do nosso vício (o Meeple Maniacs. que ele integrava ao lado do Jack, o Explicador);

    20-COOPERATIVO -  o jogo em que todos os jogadores são parceiros e tem que se ajudar para vencer o jogo. Como exemplo temos Zombicide onde se um dos jogadores perder todos perdem. A assistência mútua é necessária para vitória. Não há competição entre jogadores, mas pelo contrário, ocorre uma ajuda entre todos como por exemplo no jogo Spirit Island em que ocorre uma sinergia entre as ações dos jogadores;

    21-ALPHA PLAYER - O cara chato dos jogos cooperativos, que diz a todo mundo o que todos devem fazer para que ele possa sentir-se vitorioso e ter a sensação de que venceram por causa dele. Como exemplo temos o jogo Pandemic que pode gerar alpha player;

    22-JOGO SCRIPTADO - Aquele jogo que tem uma sequência de ações que deve ser seguida se você pretende vencer e que se não for usada vai levá-lo a uma derrota previsível. Exemplo é o Agrícola e caixa base do Scythe (esse problema é corrigido com a expansão de tabuleiro modular). 

    23-MEEPLE - O famoso bonequinho de madeira em formato de pessoinha que é utilizado, na maioria das vezes, para representar jogadores, trabalhadores ou personagens do jogo. Como exemplo temos o jogo Carcassone que tem bastante meeples e se não me falha a memória foi o designer desse jogo que criou o termo;

    24-WORKER PLACEMENT - ALOCAÇÃO DE TRABALHADORES - Mecânica muito popular de colocar meeples no tabuleiro para executar ações. É marcada pela utilização de ações que simulam o posicionamento de um meeple (que representa um de seus trabalhadores) para desencadear determinado efeito dentro do jogo (normalmente concedendo recursos aos jogadores, que deverão ser sabiamente utilizados para a aquisição de pontos de vitória). Como exemplo temos o jogo Agrícola e Lords of the Waterdeep, onde você coloca o meeple em determinado local e isso desencadeia uma determinada ação;

    25-FLOPADO - Jogo que chegou no mercado e encalhou. Após cerca de um ano, ou, mais é vendido mais barato. Exemplo, Destilled, Kick Ass (ambos bons jogos);


    26-KINGMAKER = quando um jogador não tem mais condições de vencer, e então passa a favorecer outro jogador (em detrimento dos outros) para que este ganhe. Como exemplo de jogos que gera kingmaker temos o Twilight Imperium 4.


    26-SORTE - Sorte? Não quer algo scriptado? Cansou de jogos que depois de um tempo você soluciona o puzzle e perde o interesse? A sorte sempre te surpreende e acaba melhorando a rejogabilidade. Como exemplo temos jogos amerithrash em geral com uso de dados;


    27-TAKE THAT : o famoso "toma essa". É um tipo de mecânica que causa interação entre jogadores geralmente caracterizado por você poder causar algum dano a estratégia adversária, roubar algum recurso, fazer o outro jogador perder alguma coisa, ou, causar um ataque. Exemplo, jogos de guerra como Cyclades e cardgame como o Mayhem;



    28-MULTIPLAYER SOLITAIRE : é aquele jogo onde não tem nenhuma, ou, baixíssima interação entre jogadores. Cada um joga no seu mundinho e a jogada dos outros não interfere em nada na sua ação e vice-versa. A partida serve para ver quem consegue fazer mais pontos. Geralmente para corrigir isso é colocado algum elemento de take that. Como exemplo temos o jogo Fábrica Fantásticas que é um ótimo jogo, mas com baixa interação, então, para corrigir isso há uma expansão onde é colocado um novo elemento o "sabotador" que acaba travando a fábrica do adversário e assim traz interação;



    29-PnP: significa "Jogos Print and Play", é onde você mesmo que produz os componentes do jogo para uso próprio, muito usado em jogos que estão Out of Print onde o único modo é você mesmo imprimir e fazer o jogo. Tem dois bons aqui na Ludopedia, o Super Mario Kart e o solo Bomber Boys, como exemplo;

    30-PARTY GAME: os jogos familiares, de regra fáceis, partidas rápidas, em que o principal fator é a diversão generalizada. Como exemplos temos o Colt Express, Vudú, Mayhem, e o mais famoso que talvez seja o Coup;

    31-OUT OF PRINT: é quando não estão mais fabricando o jogo, parou a produção. A editora não imprime mais cópias para vender. Quem comprou comprou, quem não comprou já era, e só conseguirá uma cópia se achar usado. Como exemplo temos o Gears of Wars The Boardgame e o Chaos In The Old World;

    32-VER MESA: é simplesmente jogar o jogo. Quando dizem que o jogo não vê mesa quer dizer que o jogo está parado sem ser usado há tempos. Quando dizem que vê bastante mesa quer dizer que é seguidamente jogado;

    33-COMPETITIVO : é o contrário de cooperativo. Todos os jogadores são adversários entre si e um dos jogadores tem que eliminar, ou, fazer mais pontos do que os outros para vencer;

    34-SEMI COOPERATIVO : são jogos em que para conseguir realizar determinado objetivo do jogo os jogadores tem que cooperar entre si, seja para completar uma tarefa, ou, para enfrentar um inimigo de inteligência artificial do jogo, mas ao final da partida somente um dos jogadores pode vencer e por isso ocorre que depois de superada a dificuldade os jogadores voltam a ser competitivos de modo acirrado entre si. É um sistema misto de cooperativo e competitivo onde em certa altura do jogo é bom para os jogadores cooperar, mas chega um momento em que eles tem que competir para poder alcançar a vitória, ou seja, apesar de terem se ajudado não há vitória em conjunto. Como exemplo temos o aclamado jogo Betrayal at House on the Hill;

    35-DRAFT : em jogos de tabuleiro significa quando você retém para si um componente do jogo, ou, carta e passa o restante para o próximo jogador. Como exemplo temos o jogo 7 Wonders onde você recebe uma mão de cartas e você tem que escolher somente uma delas para ficar sendo que as demais cartas você passa para o próximo jogador. Os demais jogadores fazem a mesma coisa simultaneamente. Esse sistema também é utilizado por designers para mitigar a sorte. Como exemplo temos o jogo Terraforming Mars onde a sua mão de cartas recebida influencia muito na sua chance de vitória, assim incluindo o Draft você fica com uma carta boa e passa o restante e todos os demais jogadores fazem a mesma coisa o que faz com que as cartas ruins passem por todos os jogadores evitando que um jogador fique só com uma "mão podre".

    36-HOUSE RULES : são as regras da casa. Você muda, ignora, ou, cria novas regras no jogo. Em alguns jogos criar regras da casa é necessário como no Fallout The Boardgame porque melhoraram muito a jogatina e corrigem alguns bugs do jogo.

    37-BUG NO JOGO : algum erro do jogo, ou, omissão que causa problemas na jogatina. Muitas vezes são lançadas expansões para corrigir o problema, como exemplo o Fallout onde a IA do jogo é melhorada e também há opção de modo cooperativo com a expansão Atomics Bombs.

    38- O JOGO É QUEBRADO : quer dizer que tem uma falha no jogo que causa desequilíbrio. Geralmente ocorre em jogos assimétricos onde uma facção é muito mais forte, ou, um clã é muito fraco. Também pode ser dito quando há uma regra que não foi devidamente testada, ou, não foi polida o que faz com que essa ação seja seja muito forte e assim mais visada para se chegar a vitória, muitas vezes deixando o jogo scriptado. Como exemplo temos qualquer clã do Jogo Rising Sun, onde sempre que um jogador vence com um determinado clã os outros dizem que esse clã é muito mais forte do que os outros, ou seja, é quebrado. Só que nesse exemplo que citei acontece que todos os clãs do Rising Sun são quebrados, então, chega-se a conclusão que nenhum clã é quebrado hahahaha;

    39-RODA BEM EM X JOGADORES : quando consta na caixa, ou, no manual do jogo que pode ser jogado por até número X de jogadores, exemplo de 1-5, 2-4, etc, mas ele funciona melhor com a quantidade Y de jogadores. Exemplo, o jogo A Guerra dos Tronos : Boardgame é de 3 a 6 jogadores, mas ele funciona melhor com o número máximo de pessoas. Você até consegue jogar com 3 mas o tabuleiro fica vazio e o jogador que sair mais ao fundo do mapa tem larga vantagem porque não terá ninguém ao seu lado o atacando e tem mais castelos disponíveis para conquistar sem oposição. Outro exemplo são jogos em que tem a mecânica de leilão que também não funcionam bem em poucos jogadores. Mas também temos a situação inversa onde o jogo roda melhor com poucos jogadores devido ao downtime, como exemplo temos o Terraforming Mars, onde a melhor configuração é para 2, ou, 3 jogadores. Caso você queira jogar em 5 pessoas o downtime é extremamente alto e a partida se alonga demais ficando cansativa, ou seja, dizem que ele não roda bem em 5 jogadores;

    40-ANO CHINÊS: é um argumento utilizado por editoras, ou, empresas de jogos de tabuleiros como uma desculpa para atrasar a entrega de jogos, descumprir prazos prometidos em financiamento coletivo, ou, kickstarter, fazendo com que os apoiadores não tenham o produto pelo qual pagaram no prazo estipulado.

    41-JOGO É SECO:  é um jogo com pouca temática, quase abstrato e não que isso seja necessariamente ruim, mas as vezes se prefere com um pouco mais de tema, como Power Grid. Em inglês, alguns usam o termo "dry euro".


    *Obrigado pessoal. Sintam-se a vontade para descer o cacete se errei em algo e acrescentar termos que não sei, ou, que esqueci de colocar.

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  • nagano
    9 mensagens MD
    avatar
    nagano13/05/24 15:00
    nagano » 13/05/24 15:00

    FOMO é a abreviação da expressão em inglês “Fear Of Missing Out”, algo como “Medo de perder uma oportunidade”.

    Não é oriunda do universo dos board games, mas aqui se aplica a comprar jogos hypados, mesmo sem saber se encaixa ou não no seu grupo ou até mesmo sem conhecer as regras, apenas por medo do jogo se esgotar nas lojas ou ficar mais caro no futuro.

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  • Cico
    1092 mensagens MD
    avatar
    Cico13/05/24 15:14
    Cico » 13/05/24 15:14

    nagano::FOMO é a abreviação da expressão em inglês “Fear Of Missing Out”, algo como “Medo de perder uma oportunidade”.

    Não é oriunda do universo dos board games, mas aqui se aplica a comprar jogos hypados, mesmo sem saber se encaixa ou não no seu grupo ou até mesmo sem conhecer as regras, apenas por medo do jogo se esgotar nas lojas ou ficar mais caro no futuro.


    Acho que o mais aplicável é pra financiamento coletivo, que você precisa decidir num prazo curto, e se não embarcar vai ficar de fora dos itens exclusivos que nunca serão disponibilizados no varejo

    2
  • nagano
    9 mensagens MD
    avatar
    nagano13/05/24 15:29
    nagano » 13/05/24 15:29

    Cico::

    Acho que o mais aplicável é pra financiamento coletivo, que você precisa decidir num prazo curto, e se não embarcar vai ficar de fora dos itens exclusivos que nunca serão disponibilizados no varejo


    Realmente talvez seja a situção mais óbvia mesmo, mas também se aplica quando vc vê aquele Cascadia esgotando em todas as lojas e, por todo mundo estar falando bem, se ve tentado a comprar mesmo não sendo tão fã de jogos abstratos rs

    2
  • MrChiaroscuro
    176 mensagens MD
    avatar
    MrChiaroscuro13/05/24 17:00
    MrChiaroscuro » 13/05/24 17:00

    FOMO vêm do inglês Fear Of Missing Out (Medo de Perder a Oportunidade). É aplicável para qualquer hobby, aquela urgência que o colecionador/hobbista sente que, se ele não comprar agora (tipo no lançamento, a preço cheio) não vai ter outra oportunidade (o que normalmente é falso, você paga a mais a toa). Normalmente, as empresas se beneficiam desse medo, fazendo hype no jogo, fazendo tiragens apertadas, apenas para fomentar essa ânsia.

    1
  • Darkthunder
    46 mensagens MD
    avatar
    Darkthunder13/05/24 18:15
    Darkthunder » 13/05/24 18:15

    Sugestões:

    SPLIT CORNER - Aquele rasgada, bem no canto caixa do jogo, que é de cortar nosso coração;

    LUKITAR - Surto que acomete alguns colecionadores e faz com que eles saiam vendendo toda a sua coleção e desistindo do hobbie para lutar contra o "consumismo". O termo tem origem na ação de um famoso criador de conteúdo (Lukita) que em um belo dia (após gastar uma pequena fortuna adquirindo o Scythe e perceber que nem ia jogá-lo direito) se deu conta de que não valia a pena gastar tanto dinheiro e tempo com jogos de tabuleiro, botou pra leilão sua coleção quase toda e abandonou um dos canais de maior sucesso do nosso vício (o Meeple Maniacs. que ele integrava ao lado do Jack, o Explicador);

    COOPERATIVO - Tipo de jogo que não é bem jogo... é só uma brincadeira onde todo mundo tenta vencer fingindo estar jogando, mas vai só fazendo o que é determinado pelo Alpha Player do grupo.

    ALPHA PLAYER - O cara chato dos jogos cooperativos, que diz a todo mundo o que todos devem fazer para que ele possa sentir-se vitorioso ao vencer em um jogo que nem é jogo, é só uma brincadeira.

    JOGO SCRIPTADO - Aquele jogo que tem uma sequência de ações que deve ser seguida se vc pretende vencer e que se não for usada vai levá-lo a uma derrota certa. 

    MEEPLE - O famoso bonequinho de madeira que é utilizado, na maioria das vezes, para representar jogadores, trabalhadores ou personagens do jogo;

    WORKER PLACEMENT - Mecânica muito popular de alocação de trabalhadores. É marcada pela utilização de ações que simulam o posicionamento de um meeple (que representa um de seus trabalhadores) para desencadear determinado efeito dentro do jogo (normalmente concedendo recursos aos jogadores, que deverão ser sabiamente utilizados para a aquisição de pontos de vitória).

    FLOPADO - Jogo que chegou no mercado e encalhou.

    5
  • gabriel
    1473 mensagens MD
    avatar
    gabriel13/05/24 18:18
    gabriel » 13/05/24 18:18

    Cico::itens exclusivos que nunca serão disponibilizados no varejo

    e sem os quais a vida de quem compra não mudaria em absolutamente nada, vale ressaltar. aliás, até mudaria. ficaria alguns reais mais rico ou menos pobre.

    2
  • arthurtakel
    1899 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel13/05/24 19:00
    arthurtakel » 13/05/24 19:00

    Darkthunder::Sugestões:

    SPLIT CORNER - Aquele rasgada, bem no canto caixa do jogo, que é de cortar nosso coração;

    LUKITAR - Surto que acomete alguns colecionadores e faz com que eles saiam vendendo toda a sua coleção e desistindo do hobbie para lutar contra o "consumismo". O termo tem origem na ação de um famoso criador de conteúdo (Lukita) que em um belo dia (após gastar uma pequena fortuna adquirindo o Scythe e perceber que nem ia jogá-lo direito) se deu conta de que não valia a pena gastar tanto dinheiro e tempo com jogos de tabuleiro, botou pra leilão sua coleção quase toda e abandonou um dos canais de maior sucesso do nosso vício (o Meeple Maniacs. que ele integrava ao lado do Jack, o Explicador);

    COOPERATIVO - Tipo de jogo que não é bem jogo... é só uma brincadeira onde todo mundo tenta vencer fingindo estar jogando, mas vai só fazendo o que é determinado pelo Alpha Player do grupo.

    ALPHA PLAYER - O cara chato dos jogos cooperativos, que diz a todo mundo o que todos devem fazer para que ele possa sentir-se vitorioso ao vencer em um jogo que nem é jogo, é só uma brincadeira.

    JOGO SCRIPTADO - Aquele jogo que tem uma sequência de ações que deve ser seguida se vc pretende vencer e que se não for usada vai levá-lo a uma derrota certa. 

    MEEPLE - O famoso bonequinho de madeira que é utilizado, na maioria das vezes, para representar jogadores, trabalhadores ou personagens do jogo;

    WORKER PLACEMENT - Mecânica muito popular de alocação de trabalhadores. É marcada pela utilização de ações que simulam o posicionamento de um meeple (que representa um de seus trabalhadores) para desencadear determinado efeito dentro do jogo (normalmente concedendo recursos aos jogadores, que deverão ser sabiamente utilizados para a aquisição de pontos de vitória).

    FLOPADO - Jogo que chegou no mercado e encalhou.


    Boa, vou atualizar 

    0
  • MrChiaroscuro
    176 mensagens MD
    avatar
    MrChiaroscuro13/05/24 19:22
    MrChiaroscuro » 13/05/24 19:22

    Outra sugestão:

    KINGMAKER = quando um jogador não tem mais condições de vencer, e então passa a favorecer outro jogador (em detrimento dos outros) para que este ganhe.

    0
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira13/05/24 19:42
    Júlio Ferreira » 13/05/24 19:42

    Não era melhor uma lista? 

    De qualquer forma acho o conteúdo muito bacana!

    0
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