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  3. Estou tentando criar um jogo, algum norte pra me dar? S.O.S

Estou tentando criar um jogo, algum norte pra me dar? S.O.S

  • avatar
    Kaleb Vilela09/05/24 13:39
    avatar
    Kaleb Vilela
    09/05/24 13:39
    22 mensagens MD

     DESDE JÁ PEÇO PERDÃO PELO IMENSO TEXTO!!!

     Olá pessoal. Já faz um certo tempo que venho tentando criar jogos. Desde pequeno, algo em torno dos meus 11 anos, eu já fazia "jogos" com papel e lápis, usando apenas de minha imaginação e dons artísticos de uma criança. Fazia isso sem muitas referências ou métodos. Mas agora, com meus 19 anos, mesmo eu sendo jovem ainda, já posso dizer que joguei uma boa gama de jogos e analisei diversos outros que ainda estou louco para jogar. O problema, é que mesmo eu tendo um conhecimento mais amplo e principalmente, muito mais referências, criar um jogo se tornou uma tarefa difícil. Não que meus jogos de criança fossem bons, mas pelo menos eu criava jogos, e eles divertiam a mim e meus amigos por semanas até eu criar outro. Nem sequer consigo tirar uma ideia do papel ou pensar em uma mecânica interessante pra começar algo interessante.

      
      Uma vontade em específico não me sai da cabeça desde de que eu joguei Scythe na casa de um amigo meu. Esse era um jogo "4x", pelo menos, era o que meu amigo dizia na época, e como eu não conhecia muito o gênero, eu considerei ele sendo um e ainda considero, mas vejo alguns que não. O ponto é que desde que jogo Sythe, pesquisei outros jogos 4x e percebi que jogos como Twilight Imperium (4ª Edição) ou Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer eram jogos desse tipo. Já havia jogado também jogos 4x no pc como o próprio Civilization e Age of Empires. Busquei por outros jogos desse tipo, pois quanto mais eu via sobre, mais tinha vontade de jogar outros e de adquirir algum quando fosse possível. Acabou que o jogo Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia se tornou um enorme desejo, mas pretendo ter uma cópia da primeira edição. Uma coisa ficou clara, queria criar um jogo 4x! Mas, como?


      Tive muitas ideias ao longo do caminho, conheci Northgard: Terras Desconhecidas e joguei a versão original (a eletrônica) e quase peguei esse board, mas optei por um jogo mais familia, pois gosto de jogar com meus familiares que não estão tão acostumados a jogos modernos. Foi então que uma das ideias que tive foi esta: Criar um jogo 4x para família! Um jogo 4x casual, mas que tivesse profundidade suficiente para agradar jogadores de 4x convencionais. Tenho duas inspirações/referências: Catan e Terra Nova 


      Apesar de tudo, eu simplesmente não consigo, como já lhes havia dito. Conhecem uma metodologia para a criação de um board game? Algo que game designers fazem, que não seja somente o óbvio, sabe? Por qual parte começasse, por exemplo? É criando as ações, a estrutura do turno, objetivo final ou o tema do jogo? E onde fica a parte de tornar o jogo mais rejogavel. E sobre playtests? Como fazê-los de forma eficaz para encontrar os problemas e saber se o jogo é realmente divertido ou se a ideia é ao menos promissora?


    São tantas dúvidas e receios. Se alguém puder me dar alguma dica, indicação de algum livro de game design, canal, podcast, artigo ou somente conselhos, eu fico grato!

    3
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  • Katabrok
    274 mensagens MD
    avatar
    Katabrok09/05/24 14:18
    Katabrok » 09/05/24 14:18

    Não sei se vai ajudar... Mas:

    https://pinheirobg.com/index.php/2018/02/14/resposta-2-aspirante-a-game-designer-parte-1/
    https://pinheirobg.com/index.php/2018/02/16/resposta-2-aspirante-a-game-designer-parte-2/
    (partes 1 e 2 escritas por mim, algo mais vida louca e baseado na experiência, talvez não seja o que tu procura)

    https://pinheirobg.com/index.php/2018/05/16/resposta-2-aspirante-a-game-designer-parte-3/
    https://pinheirobg.com/index.php/2018/05/18/resposta-2-aspirante-a-game-designer-parte-4/
    (partes 3 e 4 escritas por alguém formada na área, mais estruturado e mais "técnico", talvez seja o que tu procura)

    No mais, boa sorte.

    5
  • maisumgustavo
    104 mensagens MD
    avatar
    maisumgustavo09/05/24 15:56
    maisumgustavo » 09/05/24 15:56

    Se me permitir algumas dicas que aprendi como designer de jogos iniciante também, segue aí:

      Conhecem uma metodologia para a criação de um board game? Algo que game designers fazem, que não seja somente o óbvio, sabe? Por qual parte começasse, por exemplo? É criando as ações, a estrutura do turno, objetivo final ou o tema do jogo? E onde fica a parte de tornar o jogo mais rejogavel.


    Começa pelo núcleo do jogo - o loop principal. O que tem num turno do jogador? Começa por isso. Se você conseguir construir a parte interessante do seu jogo o quanto antes, para ver se tem alguma coisa de divertida ali, o resto você constrói em torno disso. Depois você define quantos turnos/rodadas serão, como se fazer pontos, quais serão as mecânicas/dinâmicas presentes no resto do jogo... O importante é que o sentimento esteja presente já no começo dos testes.

    Como exemplo, eu iniciei os testes para um jogo de costura que estou fazendo pela parte de atendimento de encomendas (que é o núcleo do jogo) da forma mais simples possível: uma ação para pegar recursos, uma para costurar as peças e ganhar as recompensas (mais recursos e pontos). Quem mais tivesse pontos no fim ganhava. Depois eu fui estruturando todo o resto em torno disso - qual a melhor forma de se pegar recursos? Existe mais de uma possibilidade de se ganhar esses tecidos? Quantos eu preciso ter por encomenda para que haja um desafio interessante a ser cumprido? Quais as diferentes recompensas que eu posso ter nas cartas? Tem como eu ter alguma melhoria que me permita fazer qualquer uma dessas etapas mais eficientemente? Quais outras formas de se conseguir pontos pode tornar o jogo mais interessante? Com essas perguntas em mente eu fui construindo o jogo a partir do loop principal.

    Cada jogo vai ter seu embrião num elemento diferente - seja cumprimento de contratos, influenciar uma área, apostas/blefes, alocar trabalhadores, jogar/baixar cartas, enfim. Tem designers que defendem que a pontuação de jogo é onde mora o jogo e é por aí que você deve começar, mas eu pessoalmente acho mais complexo pensar por esse caminho. Cabe a você definir de qual embrião o seu jogo nascerá.
    E sobre playtests? Como fazê-los de forma eficaz para encontrar os problemas e saber se o jogo é realmente divertido ou se a ideia é ao menos promissora?

    São tantas dúvidas e receios. Se alguém puder me dar alguma dica, indicação de algum livro de game design, canal, podcast, artigo ou somente conselhos, eu fico grato!


    Cara, tem bastante conteúdo no YouTube (em português e em inglês) sobre o playtest em si. Deixo a recomendação desse vídeo do Studart feito com revisão do Leandro Pires.

    Eu vou aproveitar a oportunidade para dizer que *em breve* nascerá um novo podcast brasileiro sobre criação de jogos de tabuleiro, criado por mim, chamado Ludogênese. O primeiro EP que gravamos foi justamente sobre playtest :D

    Se quiser participar como jogador de um playtest, recomendo o grupo do Discord Oficina do Playtest Online (OPON), que tem encontros todas as segundas e quartas-feiras à noite. Lá você pode interagir com designers que estão levando seus jogos a teste em plataformas virtuais - e eventualmente testar o seu jogo. 

    São tantas dúvidas e receios. Se alguém puder me dar alguma dica, indicação de algum livro de game design, canal, podcast, artigo ou somente conselhos, eu fico grato!

    Tem um podcast antigo chamado Como Nascem os Jogos que tem algumas dicas sobre game design. Procura em outras plataformas, porque aqui na Ludopedia só tem 3 EPs.
     
    Se você tem fluência em inglês, recomendo o Board Game Design Lab e o Ludology, dois excelentes podcasts, bem como o canal Adam in Wales no YouTube. Um blog legal sobre a teoria do design de jogos de tabuleiro é o da Sarah Shipp.


    (e como eu falei acima, em breve terá mais um conteúdo em português sobre criação de jogos...)

    3
  • Cico
    1094 mensagens MD
    avatar
    Cico09/05/24 16:03
    Cico » 09/05/24 16:03

    Olá

    Já indicaram muito material legal aqui.

    Vou deixar mais um em inglês. Tem uma conferência chamada GDC na gringa sobre design de jogos que envolve videogames, tabuleiro, magic, TUDO. Muitos autores consagrados vão lá palestrar sobre tudo. Tem palestras inteiras disponíveis no YouTube:

    https://m.youtube.com/@Gdconf

    2
  • Heitor F
    115 mensagens MD
    avatar
    Heitor F10/05/24 22:55
    Heitor F » 10/05/24 22:55

    Eu acho que se você me perguntar em meses diferentes, receberia respostas diferentes.

    Então vou tentar passar um pouco o que penso sobre isso hoje.

    Me identifico bastante com a sua história, também passei por isso e não faz tanto tempo assim. Uma coisa que eu posso te dizer é que, se essa é sua paixão, você consegue chegar lá.

    Uma vez vi em uma palestra do Murilo Gum uma definição simples do que é criatividade: Criatividade é combinar algo que existe com outra coisa que existe... Nem que isso esteja no seu subconsciente.

    Isso se aplica muito bem aos jogos. Há muitos jogos sendo inovadores, sendo que na verdade são apenas reimplementações de coisas que já existem, e que mesmo assim ficam ótimas.

    Então lá vai a primeira dica:

    1- Enriqueça suas referências - Você pode ser um gênio ao criar um jogo novo mesmo depois te ter jogado apenas 5 ou 6 jogos modernos...   Mas esse sendo o caso ou não, você será ainda melhor se tiver conhecido 50 ou 100 jogos diferentes.... Talvez você não tenha acesso a jogar essa quantidade, mas existe MUITOS vídeos de regras de jogos no YouTube. Eu sei que não é divertido estuda-los ao invés de apenas joga-los, mas acredite... Será bem enriquecedor.

    2- Crie protótipos (podem ser feios) - A sua ideia para criar o jogo não é tão boa quanto você imagina até que ela funcione na prática. Por isso, use canetinhas, cartolinas, dados personalizados...  O site da Ludeka pode te ajudar com alguns componentes, mas se necessário, improvise com.o que tiver... Nunca menospreze um poder de um protótipo.

    3- Comece pelo Brainstorm - Comece tendo todas as ideias malucas de mecânicas para o seu jogo... Coloque, anote (antes que esqueça) e a teste isoladamente pra ver se ela pode prosseguir. Quando mais ideia tiver, melhor, mas tudo começa com você abrindo o leque de opções.

    4- Atente-se a um "Core" inovador - Core é uma mecânica ou funcionamento de parte do jogo que deve ser principal... Ele não é o jogo todo, mas apenas um pedaço... Preste muito atenção nesse pedaço. Ele deve ser diferente de tudo que já foi criado... Esse pode ser o grande motivo de uma editora topar publicar o seu jogo.

    5- Lembra quando eu falei de "abrir o leque de opções"? Então. Você deve fazer uma combinação dessa mecânica principal da dica 4 com as ideias mais comuns e aproveitáveis da dica 3. Nessas fase, muita atenção: seu jogo pode ficar monstruoso, o que nos leva para a dica 6.

    6- lapidação e limpeza: agora é a fase do "corte". Corte tudo o que não ficou legal e exagerado... Corte caprichos, enrolações e torne ele um jogo mais enxuto. Quando me refiro ao jogo se tornar um Monstro, não me refiro ao tamanho ou quantidade de componentes, e sim em relação ao TEMPO. Se o seu jogo durar 6 horas, mesmo com poucos componentes, então ele é sim um monstro. Limpe e esteja preparado pra desapegar. Se o Core inovador principal for o problema, é necessário começar do zero (e tudo bem). Se não for, fique tranquilo... Lapidar é assim mesmo... Tire até que o Core principal funcione bem e de forma confortável.

    7- entenda a diferença entre sorte e aleatoriedade - São dois conceitos muito relevantes e vou deixar você descobrir essa por conta. Um jogo com sorte arruina a experiência de jogo, então não ignore esse conhecimento.

    8- Os jogos mais simples te ensinam mais que os jogos complexos- jogue ou estude esses jogos. As melhores ideias na verdade são ideias simples, e são justamente esses jogos que derivam tantos outros. Aqui na comunidade você vai ouvir muito a expressão "esse jogo é o pai de tal mecânica". Isso acontece porque na época ele inovou, mas apresenta uma mecânica muito bem resolvida. O conceito de elegância em design se terá de fazer um enorme jogo com uma regra muito simples de explicar... Sendo assim, jogue jogos como Domínio, catan, El Grande, Hansa Teutônica, 7 Wonders, Pandemic, Ticket to Ride.... Clássicos e elegantes...

    9- TEMA ou MECÂNICA? A resposta é: Nenhum dos dois... Não existe regra, e, na verdade, os dois andam ao mesmo tempo... Você vai desenvolvendo o tema conforme vai desenvolvendo a mecânica...  Então a minha dica é a seguinte: Comece com temas e mecânicas um pouco vagas e soltas pra você ter flexibilidade de ir ajustando conforme elas irão se encaixando.

    10- 80% (ou mais) dos jogos que criar vai para o lixo, e é importante ter isso em mente. Ficar preso em um projeto que não vai dar em nada é uma grande cilada para o game designer, e você tem que saber a hora de jogar a toalha e partir pra algo novo. A parte boa de fazer isso é que a cada projeto novo, você fica mais afiado pra criar.

    11- Eu também criei jogos desde pequeno, então eu entendo esse "fogo" que tem dentro de você. Você já é um game designer nato, mas precisa se adequar ao mercado e se atualizar pra se tornar o profissional. Isso não é algo que todo jogador de Board game tem, só alguns, e você é um deles. Não desanime, esse fogo não vai passar rápido e persista que os frutos virão.

    12- Ninguém vai pagar apenas pela sua ideia. As editoras compram jogos prontos (mesmo sem artes), mas entregar um jogo inacabado pra uma editora esperando que elas terminem, pode esquecer... Eu não apostaria nisso. Antes de levar seu projeto para uma editora, TERMINE ele, leve um protótipo apresentável (mesmo sem arte, mas que seja funcional) e leve também um Sell Sheet (tem tutoriais no YouTube... Basta buscar essa palavra)

    13- Como Game Designer, não caia na besteira de cair na polarização de Euro Game x Ameritrash. Jogo é jogo, ele deve se tornar o que for necessário ser.

    14- A galera aqui da comunidade é muito solidária, então você vai encontrar muito material gratuito com várias dicas e ajudas. Não é a toa que estamos no começo de uma grande era de designer brasileiros (ao meu ver) e você vai pegar o começo disso.

    Bom, pelo que consigo me lembrar é isso.

    Nada do que eu disse está escrito em pedra. Você vai perceber isso ao trilhar o seu caminho.

    Espero ter contribuído.

    4
  • Kaleb Vilela
    22 mensagens MD
    avatar
    Kaleb Vilela20/06/24 16:11
    Kaleb Vilela » 20/06/24 16:11

    Heitor F::Eu acho que se você me perguntar em meses diferentes, receberia respostas diferentes.

    Então vou tentar passar um pouco o que penso sobre isso hoje.

    Me identifico bastante com a sua história, também passei por isso e não faz tanto tempo assim. Uma coisa que eu posso te dizer é que, se essa é sua paixão, você consegue chegar lá.

    Uma vez vi em uma palestra do Murilo Gum uma definição simples do que é criatividade: Criatividade é combinar algo que existe com outra coisa que existe... Nem que isso esteja no seu subconsciente.

    Isso se aplica muito bem aos jogos. Há muitos jogos sendo inovadores, sendo que na verdade são apenas reimplementações de coisas que já existem, e que mesmo assim ficam ótimas.

    Então lá vai a primeira dica:

    1- Enriqueça suas referências - Você pode ser um gênio ao criar um jogo novo mesmo depois te ter jogado apenas 5 ou 6 jogos modernos...   Mas esse sendo o caso ou não, você será ainda melhor se tiver conhecido 50 ou 100 jogos diferentes.... Talvez você não tenha acesso a jogar essa quantidade, mas existe MUITOS vídeos de regras de jogos no YouTube. Eu sei que não é divertido estuda-los ao invés de apenas joga-los, mas acredite... Será bem enriquecedor.

    2- Crie protótipos (podem ser feios) - A sua ideia para criar o jogo não é tão boa quanto você imagina até que ela funcione na prática. Por isso, use canetinhas, cartolinas, dados personalizados...  O site da Ludeka pode te ajudar com alguns componentes, mas se necessário, improvise com.o que tiver... Nunca menospreze um poder de um protótipo.

    3- Comece pelo Brainstorm - Comece tendo todas as ideias malucas de mecânicas para o seu jogo... Coloque, anote (antes que esqueça) e a teste isoladamente pra ver se ela pode prosseguir. Quando mais ideia tiver, melhor, mas tudo começa com você abrindo o leque de opções.

    4- Atente-se a um "Core" inovador - Core é uma mecânica ou funcionamento de parte do jogo que deve ser principal... Ele não é o jogo todo, mas apenas um pedaço... Preste muito atenção nesse pedaço. Ele deve ser diferente de tudo que já foi criado... Esse pode ser o grande motivo de uma editora topar publicar o seu jogo.

    5- Lembra quando eu falei de "abrir o leque de opções"? Então. Você deve fazer uma combinação dessa mecânica principal da dica 4 com as ideias mais comuns e aproveitáveis da dica 3. Nessas fase, muita atenção: seu jogo pode ficar monstruoso, o que nos leva para a dica 6.

    6- lapidação e limpeza: agora é a fase do "corte". Corte tudo o que não ficou legal e exagerado... Corte caprichos, enrolações e torne ele um jogo mais enxuto. Quando me refiro ao jogo se tornar um Monstro, não me refiro ao tamanho ou quantidade de componentes, e sim em relação ao TEMPO. Se o seu jogo durar 6 horas, mesmo com poucos componentes, então ele é sim um monstro. Limpe e esteja preparado pra desapegar. Se o Core inovador principal for o problema, é necessário começar do zero (e tudo bem). Se não for, fique tranquilo... Lapidar é assim mesmo... Tire até que o Core principal funcione bem e de forma confortável.

    7- entenda a diferença entre sorte e aleatoriedade - São dois conceitos muito relevantes e vou deixar você descobrir essa por conta. Um jogo com sorte arruina a experiência de jogo, então não ignore esse conhecimento.

    8- Os jogos mais simples te ensinam mais que os jogos complexos- jogue ou estude esses jogos. As melhores ideias na verdade são ideias simples, e são justamente esses jogos que derivam tantos outros. Aqui na comunidade você vai ouvir muito a expressão "esse jogo é o pai de tal mecânica". Isso acontece porque na época ele inovou, mas apresenta uma mecânica muito bem resolvida. O conceito de elegância em design se terá de fazer um enorme jogo com uma regra muito simples de explicar... Sendo assim, jogue jogos como Domínio, catan, El Grande, Hansa Teutônica, 7 Wonders, Pandemic, Ticket to Ride.... Clássicos e elegantes...

    9- TEMA ou MECÂNICA? A resposta é: Nenhum dos dois... Não existe regra, e, na verdade, os dois andam ao mesmo tempo... Você vai desenvolvendo o tema conforme vai desenvolvendo a mecânica...  Então a minha dica é a seguinte: Comece com temas e mecânicas um pouco vagas e soltas pra você ter flexibilidade de ir ajustando conforme elas irão se encaixando.

    10- 80% (ou mais) dos jogos que criar vai para o lixo, e é importante ter isso em mente. Ficar preso em um projeto que não vai dar em nada é uma grande cilada para o game designer, e você tem que saber a hora de jogar a toalha e partir pra algo novo. A parte boa de fazer isso é que a cada projeto novo, você fica mais afiado pra criar.

    11- Eu também criei jogos desde pequeno, então eu entendo esse "fogo" que tem dentro de você. Você já é um game designer nato, mas precisa se adequar ao mercado e se atualizar pra se tornar o profissional. Isso não é algo que todo jogador de Board game tem, só alguns, e você é um deles. Não desanime, esse fogo não vai passar rápido e persista que os frutos virão.

    12- Ninguém vai pagar apenas pela sua ideia. As editoras compram jogos prontos (mesmo sem artes), mas entregar um jogo inacabado pra uma editora esperando que elas terminem, pode esquecer... Eu não apostaria nisso. Antes de levar seu projeto para uma editora, TERMINE ele, leve um protótipo apresentável (mesmo sem arte, mas que seja funcional) e leve também um Sell Sheet (tem tutoriais no YouTube... Basta buscar essa palavra)

    13- Como Game Designer, não caia na besteira de cair na polarização de Euro Game x Ameritrash. Jogo é jogo, ele deve se tornar o que for necessário ser.

    14- A galera aqui da comunidade é muito solidária, então você vai encontrar muito material gratuito com várias dicas e ajudas. Não é a toa que estamos no começo de uma grande era de designer brasileiros (ao meu ver) e você vai pegar o começo disso.

    Bom, pelo que consigo me lembrar é isso.

    Nada do que eu disse está escrito em pedra. Você vai perceber isso ao trilhar o seu caminho.

    Espero ter contribuído.

    Primeiramente, peço desculpas por não responder antes. Segundamente, obrigado pelas dicas, elas são de grande ajuda. A ideia de um jogo 4x acabei descartando-a, pois eu só conseguia pensar em um jogo com diversas regras, complexo e tudo mais. Então deixei isso de lado por um tempo, talvez um dia eu faço meu tão sonhado 4x. Mas, segui recentemente com a ideia de um jogo de guerra espacial com foco em Diplomacia e negociações, inspirado em Twilight Imperium. Sei que acabei de falar que não faria um jogo complexo, mas este prototipo que venho testado desde do inicio dessa semana é um jogo de regras que couberam em apenas uma folha. Vou seguir as dicas! Muito obrigado!

    1
  • Odanan
    978 mensagens MD
    avatar
    Odanan20/06/24 17:12
    Odanan » 20/06/24 17:12

    Além das dicas que foram dadas aqui, eu gostaria de reforçar alguns pontos:

    • Conheça muitos jogos modernos e as diversas mecânicas. Se na sua cidade não tiver luderia ou grupos com boas coleções, procure sites como Tabletopia ou BGA. Jogue bastante!
    • Comece com jogos menores e mais simples antes de tentar fazer um jogo super complexo e trabalhoso. Você vai ganhar muita experiência, sem contar que não corre o risco de desanimar no meio de um longo processo e abandonar o projeto.
    • Teste, e teste muito. Em protótipos concretos, mesmo que toscos. Muita coisa funciona na sua cabeça mas na prática não dá certo. E teste com grupos diferentes, colha feedback. Vá ajustando o que não funciona. Se possível, compareça a eventos com jogatina de protótipos (você pode receber dicas valiosas de outros jogadores ou mesmo de game designers).


    Cada criador tem um "método". Eu, por exemplo, começo por um tema que me empolga e tento fazer uma simulação dele no tabuleiro (uma visão mais ameritrash?). Mas há pessoas que fazem bem o contrário: inventam uma mecânica/fluxo de jogo e depois procuram um tema para "vesti-la" (uma visão mais eurogame). 

    Existem muitos canais em inglês sobre game design. Um brasileiro que não sei se já recomendaram é o do Tomás Queiroz ( https://www.youtube.com/c/TomasQueiroz ). 


    2
  • Kaleb Vilela
    22 mensagens MD
    avatar
    Kaleb Vilela20/06/24 17:37
    Kaleb Vilela » 20/06/24 17:37

    Odanan::Além das dicas que foram dadas aqui, eu gostaria de reforçar alguns pontos:


    • Conheça muitos jogos modernos e as diversas mecânicas. Se na sua cidade não tiver luderia ou grupos com boas coleções, procure sites como Tabletopia ou BGA. Jogue bastante!
    • Comece com jogos menores e mais simples antes de tentar fazer um jogo super complexo e trabalhoso. Você vai ganhar muita experiência, sem contar que não corre o risco de desanimar no meio de um longo processo e abandonar o projeto.
    • Teste, e teste muito. Em protótipos concretos, mesmo que toscos. Muita coisa funciona na sua cabeça mas na prática não dá certo. E teste com grupos diferentes, colha feedback. Vá ajustando o que não funciona. Se possível, compareça a eventos com jogatina de protótipos (você pode receber dicas valiosas de outros jogadores ou mesmo de game designers).


    Cada criador tem um "método". Eu, por exemplo, começo por um tema que me empolga e tento fazer uma simulação dele no tabuleiro (uma visão mais ameritrash?). Mas há pessoas que fazem bem o contrário: inventam uma mecânica/fluxo de jogo e depois procuram um tema para "vesti-la" (uma visão mais eurogame). 

    Existem muitos canais em inglês sobre game design. Um brasileiro que não sei se já recomendaram é o do Tomás Queiroz ( https://www.youtube.com/c/TomasQueiroz ). 



    Infelizmente sou de uma cidade "interiorana" nem tão do interior assim ksksks. Então não temos uma luderia, mas uma loja de brinquedos que aluga diversos board games clássicos e muitos modernos tbm. O que eu tenho são um grupo bem grande de pessoas de todas as idades jogando e expandindo suas coleções, então tive a oportunidade de jogar bastante jogo, mas mesmo assim eu leio mais regras do que eu realmente jogo. digamos, dos vários jogos que conheço e li as regras, uns 60% ainda não joguei, mas cada semana conheço jogos novos!
    Como dito nesse post eu havia começado com a ideia de um 4x, mas desanimei e deixei a ideia na geladeira (ou seja, quero criar meu próprio 4x, mas não agora). Estou na vibe de jogos diplomáticos que explicitei no último post meu kskks. 
    Estou começando a testar, mas me falta uma forma eficiente de Playtestar e colher feedback. Por que sei que algo, por exemplo, não tá funcionando, mas não sei descobrir exatamente como resolver e pra mim essa é a parte mais díficil: Resolver um problema
    Desde já agradeço pela atenção! 

    0
  • CaosStudiosGame
    2 mensagens MD
    avatar
    CaosStudiosGame18/07/24 01:52
    CaosStudiosGame » 18/07/24 01:52




    Infelizmente sou de uma cidade "interiorana" nem tão do interior assim ksksks. Então não temos uma luderia, mas uma loja de brinquedos que aluga diversos board games clássicos e muitos modernos tbm. O que eu tenho são um grupo bem grande de pessoas de todas as idades jogando e expandindo suas coleções, então tive a oportunidade de jogar bastante jogo, mas mesmo assim eu leio mais regras do que eu realmente jogo. digamos, dos vários jogos que conheço e li as regras, uns 60% ainda não joguei, mas cada semana conheço jogos novos!
    Como dito nesse post eu havia começado com a ideia de um 4x, mas desanimei e deixei a ideia na geladeira (ou seja, quero criar meu próprio 4x, mas não agora). Estou na vibe de jogos diplomáticos que explicitei no último post meu kskks. 
    Estou começando a testar, mas me falta uma forma eficiente de Playtestar e colher feedback. Por que sei que algo, por exemplo, não tá funcionando, mas não sei descobrir exatamente como resolver e pra mim essa é a parte mais díficil: Resolver um problema
    Desde já agradeço pela atenção! 


    Eu sou mais racional e metódica, quando estou criando eu começo pelo problema/objetivo e então parto para mecânica/solução, depois vou pra um tema, e quando possível uma historia.

    Quanto mais complexo um jogo mais teste serão necessários, vc já começa com testes na fase inicial. Para pegar o jeito com os testes recomendo começar com jogos simples e mecânicas fáceis, que não tenha muitas possibilidades, pois quanto maior forem as possibilidades maior a complexidade.

    Por exemplo eu fiz um jogo chamado ato falhu, primeiro pensei no problema, a ideia é causar um ato falho na pessoa, quando a pessoa diz algo que não queria por exemplo, ai venho a mecânica que é simples tem uma carta na mesa ela tem um símbolo/letra, uma imagem e uma palavra, a próxima carta deve ter a imagem da palavra da carta na mesa, e ao ser descartada na mesa deve-se ler a palavra que esta na carta trocando as letras de acordo com a letra ou símbolo nela. Sendo assim só há 2 possibilidades, ou o jogador acerta, a imagem e a leitura da palavra com as alterações de acordo com a letra símbolo, ou ele errou alguma coisa seja a imagem ou a leitura.

    Então vc só tem 2 possibilidades pra testar. e ai vc testa essas duas possibilidades de forma diferente, poderia deixar o jogo seguir em turno, mas isso deixa o jogo monótono e o primeiro tem muita vantagem. Então deixei ele funcionando em tempo real, ficou caótico(que é o nome do meu Studio) adorei ficou muito melhor. testei com palavras grandes e pequenas, e as pequenas ficaram melhor, as pessoas erravam muito com palavras grandes, então escolhe nomes de animais (Tema)que terminam com Ato, do nome do jogo, que por sinal existem apenas 3 na língua portuguesa (gATO, rATO, pATO) mas eu queria 5, e com uma trapaça consegui um 4, o que fechou pois ficou tipo nipes de cartas (tATU), devido a esse terminar com U e não O, eu troquei o O no final pelo U, e essa acabou se tornando a historia do jogo do ATO (gato, pato, rato) Falhu (tatu). inicialmente eram só letras, mas em um dos teste com pessoas tive um feedback de ter mais ações, como gato taco cabra queijo e pizza (o meu jogo foi inspirado nesse e no double) então busquei ações que não fugissem da mecânica básica. então fiz mas uns teste o pessoal adorou e no final eu deixei a arte mais bonita pra vender melhor, ficar mais comercial

    OBS: com palavras grandes eu me dei bem e parti pra testar com pessoas e descobri que eu tenho facilidade pra isso as ouras pessoas não. inclusive algumas pessoas nem com palavras curtas conseguiram jogar até agora depois do lançamento do jogo, mas é um numero muito pequeno, cerca de 1 a cada 8 jogadores, e a partir da 10 jogadas esse numero cai pra mais ou menos 1 a cada 20 jogadores, se aumentar pra 50 jogadas 1 jogador apenas dos teste que fiz (que teve esse numero de partidas) ainda não consegue eu testei com aproximadamente 100 pessoas (amigos, família, colegas de trabalhos, e algumas pessoas estranhas) e continuo testando mesmo após lançamento, para dados futuros, talvez lança uma expansão e tals ou como ideia pra outros jogos. eu sei que 100 pessoas é um numero pequeno de pessoas seria o ideal mais, mas devido as minhas limitações de recursos e etc, levando em conta minha realidade considero um bom teste, não da para compara vc com as grandes marcas e tals

    Dado o caso real, agora é sintetizar o geral para criar a metodologia criativa e de testes. 

    Metodologia criativa:

    1- Objetivo, problema, obstáculo
    2- Como atingir o objetivo, como resolver o problema, como superar o obstáculo
    3- Escolha um tema que se encaixe na mecânica ou que possa tirar proveito ou acrescentar algo a ela.
    4- Crie uma historia que amarre as pontas soltas, acrescente mais ao jogo, de valor ou curiosidade a ela, uma alma.

    Tendo uma metodologia criativa clara, vc usa pra metodologia de teste de Desenvolvimento, vai desendo e sempre que encontrar um problema/erro, conserte e volte os teste desde o inicio

    1- Testa se não há conflitos entre os objetivos/problemas/obstáculos (comesse com um, depois adiciona outro e depois outro o quanto vc quiser ou achar necessário) [Você vai voltar aki nessa etapa varias vezes, se não for assim vc ta testando errado]
    2- Teste se a mecânica resolve um ou mais problemas
    3- Testa se a mecânica não gera nenhum outro problema
    4- Testa se não a conflito entre as mecânicas
    5- Vc se divertiu? lembre-se é um jogo tem que ser divertido se não pra vc pra alguém, seja o seu publico alvo por exemplo
    6- O tema casou, combinou ou ficou estranho?
    7- O tema te deu alguma nova ideia de problema ou mecânica? Se sim tenta aplica-la e volte ao início dos testes
    8- Vc se divertiu???????
    9- Vai ter historia? Se não comece os teste com a galera, mas lembre-se vc vai voltar no começo dessa etapas depois de testar com eles e ter feedbacks
    10- A historia pro seu jogo é algo que vc possa contar ou o jogador possa sentir, entender, imaginar?
    11- A historia te deu alguma nova ideia de problema ou mecânica, tema? Se sim tenta aplica-la e volte ao início dos testes
    12- Vc se divertiu mesmo???? 


    quanto mais jogos vc fizer, mais vai testar essa metodologia e mais fácil se tornara pra criar e testar jogos, vc não precisar seguir essa metodologia vc pode e recomendo criar a sua e ir aprimorando ela a cada jogo, a metodologia tem q fazer sentido pra vc, tem que servi como um guia para o próximo passo até a conclusão do seu jogo. e vc ainda pode criar uma metodologia para sua metodologia por exemplo:

    - para criar os objetivos leia sobre 10 jogos.....
    - Para testar se não ha conflitos com os objetivos, um objetivo não pode resolver o outro.....
    - Para saber se me divertir com o jogo eu tenho que joga-lo por 5h sem enjoar....

    Eu não sigo exatamente essa metodologia não recomendo vc segui-la a risca, mas por texto é complicado pra mim passar exatamente o passo a passo que faço (o meu problema são manuais, prefiro explicar cara a cara o jogo ou gravar um vídeo kkkkkk) perco mais tempo criando o manual que criando o jogo, pra não usar uma palavra que pode dar uma interpretação de algo que não é, recomendo nos teste fazer teste do manual tbm, com pessoas que nunca jogaram o jogo antes, é bem interessante


    0
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Estou tentando criar um jogo, algum norte pra me dar? S.O.S
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