Entrevista com o designer australiano, Phil Walker-Harding sobre seu mais novo jogo, Sushi Go Party! Para 2-8 jogadores, "Sushi Go Parry! , Uma versão expandida do best-seller jogo de cartas Sushi Go!, é uma verdadeira barca de mega-maki, super sashimi, e edamame infinitas. Você continua ganhando pontos por fazer combos de sushi, mas agora você pode personalizar cada jogo escolhendo à la carte a partir de um menu de mais de vinte pratos deliciosos. Além do mais, até oito jogadores podem participar na sushi-festa. Deixe os bons tempos "rollarem"!"

Phil, temos o prazer de ser capaz de falar com você novamente. Logo de cara, temos de falar do Spiel des Jahres deste ano. No ano passado, Cacau recebeu uma grande recomendação da comissão, mas este ano você recebeu uma indicação para o prêmio de 2016, para o seu jogo Imhotep. Você deve se sentir ótimo. Foi uma surpresa para você? Você tinha mesmo algum indício de que Imhotep estava sendo encarado como um candidato para o Spiel Des Jahres deste ano?
Phil: Sim, realmente me senti muito bem para receber a nomeação, especialmente ao lado de dois jogos excelente como Codenames e Karuba! Eu sabia que Imhotep foi tendi boas críticas na Alemanha, e eu tinha visto alguns fóruns de jogos alemães falarem sobre ele como um possível candidato. Mas ainda foi uma grande surpresa!
Quais são alguns jogos que estão vendi sua mesa ultimamente?
Phil: Ultimamente tenho vindo a desfrutar de alguns jogos de dedução social como Spyfall, Mascarade e, claro, One Night Ultimate Werewolf. Eu penso que este tipo de interação social é um tipo de design realmente fascinante que eu gostaria de explorar. Eu também tenho jogado um monte de 7 Wonders Duel e Patchwork, que eu acho que são excelentes jogos de 2 jogadores.

O seu mais recente jogo, Sushi Go Party! finalmente está chegando as lojas. Para aqueles não familiarizados com o Sushi Go! o que você poderia nos contar sobre que tipo de jogo que é e dar-nos uma visão geral sobre como ele é jogado?
Phil: Sushi Go! é um jogo simples "pegar e passar", onde as mãos de cartas são passadas em torno da mesa e os jogadores escolhem um para manter a cada turno. Existem diferentes tipos de cartas de sushi que pontuam de diferentes maneiras como a coleção de conjuntos ou que tenham mais de um mesmo tipo. Sushi Go Party! tem a mesma jogabilidade que o original, mas é mais expandido. O jogo tem uma configuração variável com 22 tipos diferentes de cartas. Então, cada jogo você começa a escolher quais as cartas que você gostaria de jogar. Também é jogável de 2-8 jogadores e vem com uma tabuleiro para marcar a pontuação!
Por que você decidiu voltar a olhar para Sushi Go! e fazer uma nova versão dele? Além disso, quem já possui uma cópia de Sushi Go! o que faz Sushi Go Party! algo que vai querer comprar?
Phil: Depois que o Sushi Go! foi bem, eu realmente queria projetar algo novo para o jogo. Eu tinha 3 idéias: uma expansão para até 8 jogadores, uma expansão com mais tipos de cartas, e uma nova sequência com uma "caixa grande". No final, eu decidi combinar todos os 3 idéias em um projeto! Então Sushi Go Party! basicamente pega a estrutura de jogo do original e explora e expande em todas as direções.
No jogo, as sobremesas tem uma nova regra que não estava no original Sushi Go !. No original, a sobremesa (nesse caso, Pudim) estavam embaralhadas no deck, no início do jogo, como todo o resto das cartas. Agora em Sushi Go Party! você embaralha uma certa quantidade de sobremesa no início de cada rodada. Por que a mudança e o que isso traz para o jogo?
Phil: Eu queria que o jogo fosse jogavel com até 8, mas para fazer isso usando as regras originais de Sushi Go! exigiria um enorme deck de cartas! A solução para este problema foi a de reembaralhar as cartas pontuadas de volta para o deck a cada rodada para que possam ser reutilizados. A fim de que esta estrutura para trabalhar para sobremesas, porém, eles precisam de ser adicionados ao deck gradualmente a cada rodada. Isto evita o problema da maioria das sobremesas aparecerem na primeira fase, com poucos sobrando para o rounds 2 e 3. Em outras palavras, simula ter as cartas de sobremesa distribuídos uniformemente ao longo de um deck maior.

Sushi Go Party! vem com as todos os tipos de cartas que foram originalmente encontrados em Sushi Go! juntamente com o molho de soja promocional. No entanto, há muitos novos tipos de cartas - você poderia compartilhar conosco alguns dos novos tipos?
Phil: Existem agora 3 tipos de rolls, como uramaki, que cria uma corrida entre os jogadores para colecionar 10 rolls.

Há 8 aperitivos , como a enguia, que lhe dá pontos negativos se você tiver apenas um, mas pontua bem se você tiver 2 ou mais. Há 8 cartas especiais, tais como o chá, que pontua um ponto por carta em sua maior conjunto de uma cor. Finalmente, há 3 sobremesas, como sorvete de chá verde, que pontua bastante se você coletar 4 deles em todo o jogo.
Como você decidiu quais os novos pratos no jogo? E tamben, se me permitir, ao fazer os novos pratos/cartas é o tema ou a mecânica que vem em primeiro lugar?
Phil: Eu tive muitas idéias para cartas, e realmente só tinha de descobrir os que funcionaram melhor através de muitos e muitoa playtesting! Na maioria dos casos, uma idéia de pontuação vem a mim em primeiro lugar e, em seguida, eu tento corresponder a um tipo de alimento para ele. No entanto, existem alguns tipos de alimentos que eu realmente queria incluir no jogo, e eles sugeriram as suas próprias regras de pontuação.
Qual é a sua carta nova favorita?
Phil: Eu acho que é a colher. É um carta especial que permite que você tome uma carta a partir de qualquer mão ao redor da mesa. É realmente abre o espaço de decisão na rodada, e também pode deixá-lo pegar alguns dos combos mais difíceis!

No jogo, vemos chá verde fazer uma aparição como um tipo de carta. Foi por causa do seu irmão David ( game designer e editor por trás do Graal Games) - que é um fã de chá tão grande que ele criou dois jogos de chá - Elevenses e Matcha?
Phil: Na verdade, tanto a carta de chá e sorvete de chá verde são cartas que a Gamewright sugeriu! Eu originalmente tematizei essas cartas de outro jeito.
Sushi Go Party! é bem customizavel - você tem um set-up favorito para jogar?
Phil: Nas regras, nós incluímos algumas combinações de menu pré-definido para os jogadores para experimentarem. Estes são os que eu encontrei para ser mais agradável. Ela realmente depende do número de jogadores, mas um dos meus favoritos seria menu "mestre" que inclui temaki, onigiri, tofu, sashimi, colher, embrulho para viagem e frutas.

Esta é a sua segunda vez trabalhando com a Gamewright (que está publicando o jogo) , o que tem sido a sua parte favorita de trabalhar com eles?
Phil: Eu amo trabalhar com Gamewright porque eu acho que nós compartilhamos uma filosofia de jogo similar.Nós temos muito amor para fazer jogos que são acessíveis, colorido e divertido para uma ampla gama de pessoas para jogar juntos.
Quando Sushi Go Party! ainda era um protótipo, qual foi o melhor feedback que você recebeu de um playtester?
Phil: Playtesting Sushi Go Party! era tudo sobre a observação de jogadores para ver quais as cartas que ficaram animados em jogar, e quais as cartas que eles mais ou menos ignoravam. Por exemplo, quando eu vi que os jogadores ficavam felizes foi quando chegaram a gritar "colher!" e tomar um carta para completar o seu conjunto de sashimi, então eu sabia que o carta colher estava funcionando. Por outro lado, algumas sobremesas que eu testei deixaram os jogadores desinteressado. Se um jogador disser "Eu não ligo de ir atrás dessa carta" , eu sabia que tinha que ser reconsiderada.
Qual foi a sua parte favorita de projetar Sushi Go Party?
Phil: Na metade do designer das novas cartas percebi que o que eu estava fazendo era chegar com algo como uma enciclopédia de regras de pontuação! Era quase como um desafio teórico de design do jogo - quais são todas as formas possíveis que as cartas podem ser usadas para marcar pontos? Coleção de conjuntos, maiorias, pontuação triangular, coleção de cartas unicas, eu tentei tudo! Explorar todas as diferentes permutações era muita diversão e também levou-me a revisitar e explorar muitos jogos que eu amo de outros designers.

Qual foi a parte mais desafiadora de projetar-lo?
Phil: Definitivamente foi chegando com novos tipos de rolls e sobremesas. Cartas de Rolls pontuam comparando algo entre para todos os outros jogadores. Encontrar regras novas e interessantes de pontuação foi realmente complicado aqui. Sobremesas são cartas de pontuação a longo prazo que são recolhidos no decorrer do jogo. Eu pensei que estes seriam fáceis, mas eles provaram ser um verdadeiro desafio para arrumar direito. Era tudo sobre encontrar cartas que são novas e interessantes, mas também criar um senso de urgência. Eles tiveram que parece desejável em comparação com todas as cartas que tinham a pontuação imediata.
O que é uma coisa que nós não cobrimos hoje, que você acha que os fãs de Sushi Go! achariam interessante?
Phil: Há uma grande restaurante de sushi perto de onde eu moro aqui em Sydney. Duas cartas do jogo foram inspirados por minhas experiências em comer lá. Em primeiro lugar, minha esposa Meredith gosta de pedir edamame em porções para compartilhar com a mesa.Isso me deu a ideia para um carta que pontua com base em quantos outros jogadores teriam escolhido. Em segundo lugar, eu acho que quando tofu é bem preparado é realmente saboroso. Mas muitas vezes eu acho que, no final de uma refeição se ele está começando a ficar frio eu gosto muito menos. Isso me deu a idéia para um carta que pontua zero se você tem 3 ou mais!


Falando de edamame. Ambos as cartas de edamame e colher não podem ser jogadas em um jogo para 2 jogadores. Você acha que, no futuro, você ira lançar uma promo ou expansão que incluiu um tipo de carta que pode ser usado apenas com 2 jogadores?
Phil: É possível, mas eu acho que o jogo em 2 jogador é provavelmente melhor usando variantes nas regras.As regras para o jogo original incluía uma variante 2 jogador com um dummy player, e mais algumas variantes no fórum do boardgamegeek. Estes podem ajudar o jogo em 2 jogador se sentir um pouco mais surpreendente e competitivo.

Será que podemos esperar por qualquer outro Sushi Go! jogos no futuro - talvez algumas cartas diferentes - ou talvez tiles ou dados ou elemento de destreza?
Phil: Sim, há mais sushi no caminho! Eu projetei um outro Sushi Go! spin-off, mas eu não posso dizer muito sobre isso ainda. Eu também tenho mais cartas projetados para Sushi Go Party! deve dar uma oportunidade para mais conteúdo mais pra frente.
Você tem outros jogos de planejados para 2016 de que devemos ficar de olho?
Phil: A primeira expansão para Cacao será lançado em Inglês no final do ano. Meu outro novo jogo é Imhotep, que também acaba de ser lançado em Inglês por Kosmos. Não há outros anúncios para relatar ainda!
Enquanto estamos finalizandi, existe alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Phil: Obrigado a todos que estão jogando Sushi Go! e tenham compartilhados com seus amigos e familiares. É maravilhoso ouvir sobre pessoas jogando em todo o mundo!
Obrigado Phil por disponibilizar o seu tempo para fazer esta entrevista com a gente.

Traduzido e publicado originalmente em inglês no link:
https://theinquisitivemeeple.com/2016/06/14/partying-on-phil-walker-harding-talks-sushi-go-party/