FabioBarreira::Cheguei a esse review a partir do seu mais recente sobre a versão simplificada da Mayfair [esqueci o nome agora].
Agricola é o meu boardgame favorito entre os 160 que já joguei. Sinceramente não consigo entender como muita gente enxerga numa das maiores qualidades do jogo um defeito: as cartas! E isso me causa estranheza quando você diz que ele é um dos seus favoritos e você o vende para ter comprar essa versão mais simples sem o grande charme e diferencial do jogos as Minor Improvements e Ocupations.
Me surpreende também você ter mencionado, à época do review, que já ia se desfazer dele sem nem jogar com os decks I e K. Se não experimentou jogar com esses decks, não sabe o que está perdendo!
Enfim, gostei do texto e também de alguns comentários feitos aqui, mas na minha opinião, o jogo original é muito, muito superior e mais interessante do que a versão "reduzida".
Continue escrevendo, você faz isso bem!
Um abraço!
Oi Fabio, em primeiro lugar obrigado pela leitura, pelo comentário e pelo elogio. Fico feliz de receber esse feedback.
Bom, sobre as questões que você levantou, vou ser bem sincero: acho que a dinâmica das cartas é realmente muito boa e eu particularmente gosto dela (veja que eu falo isso nesse texto e que no outro, em nenhum momento eu digo o contrário). O problema é que pra um jogo que muitos vêem como gateway, pelo seu tema, eu não o considero assim justamente por achar que o uso das cartas o torna um jogo mais pesado, complexo e estratégico. A minha dificuldade era justamente colocar ele na mesa com pessoas que se interessavam pelo tema, mas desanimavam com o jogo em si. Nunca consegui jogar com os demais decks porque não tinha com quem jogar desse modo. A Family Edition resolveu isso pra mim tornando o jogo mais simples e ainda mais amigável. Essa sim é uma versão gateway. E só com ela consegui colocar o jogo na mesa com frequência.
Bom, também acho o jogo muito punitivo, isso é um fato, como qualquer outro jogo do Uwe (Patchwork que o diga). Mas essa punição do jogo nunca me fez o achar ruim ou menos digno de estar na coleção. Minha troca foi totalmente pelo motivo que disse acima.