ShallanaDemudox::RaphaelGuri::Gostei do jogo.
Não é "nossa que jogão fenômenal o play da noite", mas é muito competente. É um jogo rápido (60min) que demanda estratégia a longo prazo e com recursos beem apertados. Das opções de ação, não existe caminho manjado ou mandatório. A sorte está presente um pouquinho só, nas cartas que inicia o jogo e na que abre a cada rodada, mas nada que tenha me incomodado. Funcionou bem com qualquer quantidade de jogadores (inclusive solo). Preparação é meio chatinha, mas um organizador plástico resolve fácil. Arte ok, componentes bons (mas os recursos podiam ter o fundo de cada peça diferentes, ao invés de todos serem beges). Existe uma promo que acha para imprimir aqui na Ludopedia que acelera o começo do jogador, indico usar.
Outra coisa: Zapotec não é bem um controle de área (se bem que The Red Cathedral também não é), uma vez que um jogador não expulsa o outro de lugar nenhum. É basicamente um "pontua região X nessa rodada", logo, quem tem mais casinhas ali, quem foi antes, pontua mais. Diferente de The Red Cathedral, Zapotec tem uma quantidade de rodadas fixas (5), então não existe aquela sensação de pressa que os adversários impõem, já que o gatilho de fim de jogo não depende do que os jogadores fazem.
Acho que é isso hehe
Se vale ou não, vai do seu perfil.
Abraços
Essa questão de "não é bem um controle de área"... é e não é. Porque geralmente vai dar para focar em um ou dois lugares no máximo, é aquele jogo que não dá para fazer tudo até que acabe os turnos/rodadas. Mas uma vez que alguém tranque as pirâmides por exemplo, já meio que controlou sim. A mesma acontece para os Rituais, uma vez que alguém pegue, você além do custo tradicional, ainda tem que pagar uma taxa para quem já está lá.
Então, o Zapotec em teoria não é um controle de área, pois não tem um empurra-empurra, um cabo de guerra entre os jogadores. Nele é basicamente uma corridinha de quem faz determinada coisa antes. É como Ticket to Ride, por exemplo. Porém devido ao seu layout que busca simular um mapa, ao invés de trilhas, fica essa percepção de "domínio de região", contudo mecanicamente é praticamente uma alocação fixa, sem chance para adversários tomarem o seu lugar.
.
Independente disso, concordo com tudo mais que falou.
.
Abraços!