Descolado::... Alguém poderia explicar (em linguagem de leigo, por favor) a diferença entre um RPG (esses dos livros) e esses boardgames, para que EU possa mensurar se a diferença entre ambos é assim mesmo tão "abissal" quanto pregam ou se é apenas frescura de RPGista.
Fala Descolado, buenas ?
RPG (Role Playing Game), quer dizer Jogo de interpretação de personagens.
Em sua essência, o RPG é totalmente livre. Você cria, e customiza o seu personagem não apenas nos atributos, mas em sua história, essência, personalidade , forma de se vestir, objetivos que podem ser unicamente seus, ou de uma cidade ou tribo onde você vive.
O mundo é totalmente livre, você pode tomar quaisquer ação, e ver as consequências. Espreitar todo e qualquer cantinho do mundo, independente do que estiver acontecendo no jogo e na história, se você decidir que fica em uma taverna bebendo, enquanto o reino vizinho é atormentado por esqueletos rondando a noite, você pode, tudo é permitido.
Essa diferença altera totalmente a semelhança entre os dois mundos, o do board game com elementos RPG, e o RPG em si ! Porque no Board game, temos um objetivo comum traçado desde o inicio, uma missão. Nós não interpretamos os personagens, temos geralmente alguns prontos que vamos escolher para jogar, e o mundo não é livre. Note que essa diferença faz com que sejam realmente mundos totalmente diferentes, ambos com sua mágica, vantagens e desvantagens.
O papel do "mestre" ou no descent o Overlord, é diferente também. No RPG o mestre deve criar uma trama, com investigações e desafios a serem vencidos pelos jogadores de forma astuta e criativa, não apenas estratégicamente, mas resolvendo enigmas e enfrentando criaturas ou usando formas de "dibrar" as mesmas, o papel do mestre é exclusivamente criar um jogo divertido para o grupo com desafios legais e criativos, uma aventura livre, onde os personagens podem ou não fazer o que quiserem. Já no board game, como é necessário ter vencedores (No RPG não há), o mestre tem o papel de VENCER os jogadores, de lutar por um objetivo e essa é também uma outra grande diferença.
Mas, como eu disse todos tem suas vantagens, e uma vantagem principal do Board game é a não necessária presença de todos sempre, em uma sessão de RPG é sempre necessária a presença de todos os personagens pois ele não pode ser apagado da história momentaneamente, e no board game como as aventuras são independentes elas podem sempre rolar.
Nada justifica esse Rage quando comparamos as duas coisas, são mídias diferentes, e tem suas diferenças.
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida que tiver, estou a disposição.
Abraço.
Rafa Almeida (Equipe Tábula Quadrada).