Descolado::
Acho que quem curte futebol mesmo vai olhar para esse jogo com outros olhos além de um mero boardgame tático. Vai querer CUSTOMIZÁ-LO TOTALMENTE para o nosso mercado. Quem é que iria resistir a um monte de Mepples com camisas do Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e por aí vai? Já pensou ter os 20 e tantos times da SÉRIE A do brasileirão guardadinhos em suas caixinhas?
Eu sou um desses que vou apagar totalmente essa cara RETRÔ desse jogo, a começar pelas cartas. Futebol com bola de capotão? NEM PENSAR! [risos].
Curioso que o jogo em suas regras normais é para ser jogado com apenas 9 (NOVE?!) miniaturas de cada lado... Jesus, de onde saiu essa ideia? Que raios de simulação se faz com 9 jogadores que não se faz com 11?
Bom, pelo menos embutiram um "modo opcional" chamado MODO COPA onde tudo parece normal (11 jogadores de cada lado - ufa!). Vou ter que ler melhor a história da criação para entender o motivo dessa heresia.
Ainda estou lendo o manual (traduzindo na verdade), mas o jogo parece bem promissor.
A princípio eu tinha gostado da ideia do tema ser bem retrô, com essas ilustrações do começo do século passado. mas confesso que vendo outras cartas, não achei todas bonitas não. Muitas estão sim, bem bonitas e bem feitas. Mas não todas.
Aí fiquei aqui imaginando: e se fosse essa mecânica, com o visual do
Hattrick? Seria perfeito.
A questão das camisas personalizadas dos times eu nem diria que é tão importante, mas que ao menos houvesse as cores principais além de azul e vermelho (pra mim tudo bem o azul, pois sou cruzeirense): camisas brancas, camisas listradas em preto e branco, vermelho e preto, azul e preto e azul e vermelho, camisas verdes, camisas amarelas... Já iria abranger quase todos os times praticamente.