A bacia Faiyum, semelhante a um oásis, foi construída artificialmente há 3.900 anos, ampliando o canal Bahr Yussef que se conectava ao Nilo para criar uma planície de inundação regulamentada. Durante o Médio Reino do Egito, este pântano foi lentamente transformado em terras agrícolas sob a égide de faraós como Amenemhet III e Sesostris II. Eles ordenaram que seus conselheiros construíssem um sistema de canais e diques para recuperar a terra cercada pelo deserto e habitada por crocodilos para transformá-la em um celeiro para o Egito.
Agora, durante o reinado de Amenemhet III, vocês são os conselheiros do faraó, com a ordem de colher bens, construir estradas, fundar assentamentos e fazer muito mais pelo bem de Faiyum! Você está recebendo a mão de obra, os recursos e o dinheiro necessários, o que significa que se outro consultor precisar usar "suas" estradas, fazendas e outros edifícios, ele poderá fazê-lo, pois tudo o que você construir é propriedade do faraó. A única coisa que você possuirá é a única que importa: o respeito do faraó.
Faiyum é um jogo estratégico para entusiastas de jogos de planejamento. As regras básicas são simples: Jogue suas cartas uma a uma em sua pilha de descarte pessoal. Depois de jogar algumas ou todas as suas cartas, você as coloca de volta em sua mão na ordem "reversa" de jogo, portanto, jogar as cartas na melhor ordem é importante. As cartas recém-compradas vão diretamente para sua mão, portanto, o momento de recebê-las e jogá-las também é importante. Cada uma das cartas individuais tem ações fáceis de entender, mas apenas criando o melhor "mecanismo" combinado você será um consultor mestre de Faiyum.
Este jogo apresenta um mecanismo de cartas que lembra os construtores de deck e o mecanismo de mercado usado com sucesso no Power Grid. Ganhe cartas cada vez mais valiosas e use as estruturas construídas no tabuleiro para sua vantagem - em outras palavras, para sua reputação. No final, o conselheiro mais astuto que criar as melhores combinações de cartas ganhará Faiyum.