Vamos lá:
Primeiro, foguete refere-se essencialmente a todas as cartas que estão no seu acervo de foguete (rocket stack, em inglês), sendo este representado no mapa pela figura (miniatura) do foguete.
Por mais anti-intuitivo que seja, um foguete NAO é sinônimo de propulsor ou quw precisa de uma carta de propulsor. Se voce quiser que uma carta de refinaria que esteja em órbita baixa da Terra (LEO) seja o seu foguete, ela poderá compor este acervo: você pode mover a carta do acervo LEO para o acervo de foguete e colocar no mapa em LEO a miniatura do foguete. Claro, esse foguete nesse ponto será imóvel e inútil por enquanto, até você futuramente adicionar mais cartas a ele. Sim, você pode compor o foguete apenas com uma carta de propulsor (e apoios), que nao fará mais nada além de mover (como colocou na sua analogia do carro e motor), mas para uma missão de verdade você precisará mais do que isso para realizar o que quer.
Se facilitar a compreensão, pense no foguete representado pela figura de plastico e suas cartas do acervo como um conjunto de módulos no espaço (módulo de propulsão, suporte de vida tripulado, prospeccão, etc), que estão sendo gradualmente adicionados até que todos os componentes necessários para realizar a missao pretendida estejam presentes. Ex: voce controla a Agencia Espacial Europeia e planeja uma missao de industrialização do asteroide Ceres e gradualmente vai lançando em órbita os componentes do foguete Ariane-10. Digamos que primeiramente lança a refinaria. E ja queira colocar num acervo de foguete essa carta. Tecnicamente falando e em termos de regra, voce já tem um foguete. Em termos praticos, é um componente inútil ainda.
Note que um foguete pode conter uma carta de tripulacao ou não, sendo que a maioria destas tem um propulsor embutido, mas geralmente o acréscimo de massa pela tripulação vale a pena para que o seu foguete seja imune a falhas técnicas, seja capaz de estabelecer colônias, obter fichas de Glória, etc.
Sobre a terminologia, não se costuma usar o nome nave como sinônimo de foguete por ser um termo mais sci-fi; porém o termo aparece no jogo quando relacionado a um foguete com propulsor terawatt com capacidade potencial de viajar para outras estrelas, sendo classificado assim como nave estelar. E o termo veículo espacial? Este se refere aos acervos (e figuras no mapa) que tem capacidade de locomoçao (assumindo ter as cartas necessárias): foguetes, cargueiros e bernais.
Sobre para que ter outros propulsores alem do da carta de tripulacao, voce verá que é MUITO dificil usar um propulsor de alto consumo (8 ou mais) para cruzar por mais de duas queimas (uma queima ja sendo dolorosamente cara). Sério, depois faça umas simulacoes observando o consumo de combustível do jogador e perceberá este custo.
Vale ressaltar que, enquanto vise que o seu foguete tenha autonomia e economia de combustivel para chegar a seu destino, pode ser muito util manter TAMBÉM no acervo o propulsor potente e "beberrão" da sua carta de tripulacao quando precisar pousar nas localidades de maior valor.
Sobre o que levar em seu foguete depende do tipo de missao que deseja realizar:
1) Se for uma missao de Glória, basta sua carta de tripulacao e um propulsor (preferencialmente economico e capaz de pousar/decolar de localidades)
2) Se for uma missao para apenas reivindicar uma localidade, acrescente a este conjunto de cartas que citei (exemplo 1) um robonauta (e apoio). EDIT: sendo mais correto nessa observação, para reivindicar uma localidade, você não precisa necessariamente de um robonauta, mas sim qualquer carta que possua uma plataforma ISRU. Portanto, cartas de tripulação e certas cartas de colonização também podem fazer o serviço de um robonauta se o objetivo for APENAS a reivindicação (para industrializar precisará de uma carta de robonauta, nao serve apenas a carta de tripulação ou colonizador).
3) Se for uma missao de industrializacao em uma localidade ja reivindicada (EDIT: e que já tenha um robonauta operacional naquela localidade) , acrescente a este conjunto de cartas que citei (exemplo 1) uma refinaria (e apoio) .
4) Se for uma missao que faça de uma vez reivindicacao e industrializacao, adicione os tres exemplos anteriores (EDIT: ou seja, um propulsor operacional com combustível o suficiente para chegar na localidade, e uma refinaria E robonauta operacionais).
5) Se for uma missao para ancorar um bernal, tenha pelo menos o bernal e seu apoio.
Você PODE enviar o seu foguete só com a carta de tripulacao, mas nao conseguirá fazer muita coisa além de obter Gloria e terá que planejar bem por conta do custo de combustivel exigido pelo propulsor daquela carta.
Ficou claro?