"Traga-os, eu prefiro uma luta direta do que fazer de tudo para se esgueirar."
-Han Solo, Star Wars: Uma Nova Esperança
Tome seu lugar na saga Star Wars com Imperial Assault, um jogo de tabuleiro de combate tático e aventura para 2-5 jogadores! Cada jogo de Imperial Assault leva você diretamente para a ação dos filmes clássicos, quer se infiltrando em bases imperiais secretas como agentes rebelde, ou usando seus esquadrões de Stormtroopers e mercenários para sufocar a rebelião insignificante.
Dois jogos completos estão incluídos dentro de Imperial Assault. No jogo de campanha, até quatro jogadores controlam heróis da Rebelião, engajando em uma série de missões emocionantes e cinematográficas. Frente a estes heróis, um jogador controla os recursos ilimitados e poderosos do Império Galáctico, colocando maciços AT-ST, Stormtroopers mortais, droides mecânicos, e muito mais.
Vamos explorar como suas unidades, tanto no jogo de campanha quanto no jogo skirmish, correm para cumprir os objetivos, interagir com a missão, e lutar contra o seu adversário!
Faça seu movimento
Em qualquer jogo de Imperial Assault, você e seu oponente ativam uma figura ou grupo de figuras. Cada vez que uma figura é ativada, ela recebe duas ações para se mover pelo campo de batalha, atacar os inimigos à distância ou no corpo a corpo, interagir com objetos na missão, ou descansar da tensão da batalha. A maioria das ações pode ser usado duas vezes em uma única ativação, mas apenas heróis em uma campanha tem a capacidade de atacar duas vezes em uma ativação.

Enquanto você leva a sua equipe de ataque Rebelde ou esquadrões imperiais através de uma missão, você vai aprender rapidamente a necessidade de movimento. Qualquer figura pode usar uma ação de movimento para ganhar pontos de movimento igual à velocidade listada na sua ficha de herói ou carta de Implantação. Cada ponto de movimento permite que a sua figura mova um espaço em qualquer direção, e além do mais, você pode gastar esses pontos em qualquer momento durante a ativação da figura. Isso significa que você pode interromper o movimento de sua figura com uma outra ação, o que lhe permite disparar o seu Blaster ou abrir uma porta e continuar correndo.
Por exemplo, o jogador imperial escolhe ativar um grupo de Stormtroopers, e começa a ativação pela escolha de um único Stormtrooper. Ele começa a fazer uma ação de movimento, o que dá aos escolhidos Stormtrooper quatro pontos de movimento. Ele move o Stormtrooper 1 espaço, em seguida, usa a sua segunda ação para abrir a porta ao lado, retirando-a do mapa. Finalmente, ele continua usando o movimento de seu Stormtrooper adquirido com a sua primeira ação, movendo-se mais três espaços.
O Stormtrooper usa uma ação de movimento para ganhar quatro pontos de movimento (1),
move-se um espaço e abre a porta com a segunda ação (2), e executa os restantes três pontos de movimento (3).
Embora o movimento seja geralmente simples, com certeza você encontrará uma grande variedade de terrenos em suas missões. Cada missão em Imperial Assault é construída a partir de uma série de placas com mapas de dupla face, que retratam uma ampla gama de ambientes de Star Wars. Você pode se aventurar em uma cantina Tatooine empoeirada, explorar uma fábrica Corelliano, ou batalhar contra criaturas mortais pelas selvas densas de Yavin 4. Onde quer que você se encontre na galáxia, o terreno ao seu redor é a certeza de ter um efeito potente enquanto você se move através de uma missão. Você pode precisar sair do seu caminho para evitar terrenos difíceis ou bloqueados.
Atire quando puder!
Embora o movimento busca seus objetivos, você ainda precisa encontrar uma maneira de lidar com os seus adversários. Se você está salvando os prisioneiros capturados ou escapando das garras de Darth Vader, você vai rapidamente encontrar-se lutando contra aqueles que estão entre você e seu objetivo.
Combate em Imperial Assault é resolvido rolando um número de dados de combate. Durante um ataque, você e seu alvo rolam dados de combate para determinar quanto dano é causado ao seu oponente. No dado de combate, o número de símbolos de danos rolados determina quanto dano pode ser causado ao alvo de seu ataque. Um dano é impedido por cada símbolo de defesa rolado nos dados do defensor.
Além dos danos, o atacante pode gerar "onda" quando ataca. Estes símbolos são usados para acionar habilidades especiais de combate, o que lhe permite causar mais danos, perfurar armaduras, recuperar a saúde, e outros efeitos poderosos. Uma onda pode ser cancelada por um símbolo de esquiva, reduzindo a capacidade do atacante para acionar suas habilidades especiais de combate. Este símbolo de esquiva aparece apenas 1 vez em um dado de defesa, mas se ele for rolado, o defensor evita o ataque e sustenta nenhum dano!
Existem dois tipos diferentes de ataque que pode ocorrer em Imperial Assault. Algumas figuras estão armadas com armas brancas, apenas ameaçando unidades diretamente adjacentes a elas. Outras estão equipados com blasters poderosos e slugthrowers que podem disparar através de salas em qualquer figura dentro de sua linha de visão. Ao fazer um ataque à distância, no entanto, você deve garantir que você role a distância suficiente para o ataque atingir sua meta. Muitos dados de combate contém um número ao lado dos símbolos - o total dos números apresentados em seus dados de ataque representa a precisão do seu ataque. Se o seu alvo está a sete quadrados de distância de você no campo de batalha, você deve rolar um total de pelo menos sete de precisão para o seu ataque acertar. Caso contrário, o ataque perde e seu alvo não sofre dano.

Como exemplo de um ataque, uma figura Stormtrooper decide atirar em Jyn Odan, que está à seis espaços longe dele. O jogador imperial verifica que seu Stormtrooper tem linha de visão para Jyn Odan, então ambos os jogadores rolam seus dados de combate ao mesmo tempo. O jogador imperial rola um dado azul e um dado verde no ataque, como mostrado no cartão de Implantação do Stormtrooper, enquanto o jogador Rebelde que controla Jyn Odan rola um dado branco, correspondente ao dado de defesa de Jyn Odan em sua ficha de herói.

Ambos os jogadores recebem os resultados mostrados acima: o Stormtrooper lançou quatro de precisão, três danos e uma onda, enquanto Jyn Odan lançou um bloqueio. Normalmente, o ataque do Stormtrooper perderia, porque ele precisa de pelo menos seis de precisão para acertar Jyn. No entanto, o jogador imperial pode usar a onda e desencadear uma capacidade mostrada no cartão de Implantação do Stormtrooper. Ele desencadeia uma habilidade que concede ao ataque +2 de precisão adicional, elevando o total para seis de precisão - um sucesso! Um dos três danos é impedido pelo bloqueio único, e Jyn leva dois danos do ataque do Stormtrooper.
Assuma o comando
Apesar de movimento e combate ser o foco principal de suas missões em Imperial Assault, você vai descobrir que outras ações têm muito para oferecer. Interagir com objetos permite que você abra portas, investigue caixas, ou pegue objetos cruciais para sua missão. Se ficar ao lado de uma porta e fizer uma ação de interagir com ela, a porta é aberta e removida do mapa. Nenhuma figura pode fechar uma porta, voluntariamente, apesar de alguns efeitos de jogo forçarem fechar uma porta.
Suas missões de campanha também são repletas de uma variedade de caixas de suprimentos. Ao interagir com uma caixa, um herói pode reivindicar seu marcador e tirar uma carta do baralho de Suprimentos. Estas cartas oferecem uma série de itens úteis para os heróis durante a campanha, desde granadas para infusões bacta. Além do mais, investigar caixas concede créditos adicionais após a missão terminar, dando-lhe mais poder de compra de novos itens.
Fonte: Fantasy Flight Games