Catan para duas pessoas (Para versão original)
Autores: Pablo Schoeffel e Caio Schoeffel
Segue sugestão de regras para 2 jogadores, diferente da sugestão original distribuidora DEVIR, deixando mais flexível e interativo.
Preparação:
- Usa-se o jogo com regras básicas, incluindo um jogador imaginário.
- Na fase de criar as vilas iniciais: na vez do jogador imaginário (joga por terceiro), coloca-se as duas vilas nas intersecções dos terrenos hexagonais cujas somas das fichas numeradas ficam mais próximas de 21 e não estejam em uso;
- Não se usa estrada para as vilas do jogador imaginário;
- Para escolher a vila para receber recursos, sorteia-se os dois dados, sendo que cada dado representará uma das vilas. A que obtiver maior valor será a escolhida.
O decorrer do jogo:
- Deve ser lançado os dados para o jogador imaginário na sua vez;
- A cada rodada, o jogador imaginário recebe os recursos normalmente referente às suas duas vilas;
- O jogador imaginário não realiza ação de construção ou compra de recursos;
- As cartas de recurso do jogador imaginário ficam abertas na mesa;
- É permitido aos jogadores efetuarem troca de recursos com o jogador imaginário, por um recurso a menos que a troca padrão. Ex: três recursos para um ou, em caso de possuir porto 3:1, é permitido trocar 2:1;
- Caso a soma dos dados for 7 e o jogador imaginário tiver mais que 7 cartas, devem ser retiradas metade das cartas de recursos, sempre das mais numerosas para menos numerosas. Ex: Se jogador imaginário tiver 7 pedras, 6 madeiras, 3 tijolos e 1 ovelha, devem ser retirado 8 cartas, sendo 7 pedras e 1 madeira.
- Se na vez do jogador imaginário a soma dos dados for 7, é realizado um novo sorteio (lançados os dois dados novamente) para identificar o terreno hexagonal que o ladrão será posicionado. Caso tenha mais de um terreno com o número sorteado, deve ser escolhido aquele com maior número de vilas ou cidades. Caso tenha o mesmo número de vilas e cidades nos dois terrenos, deve ser sorteado no dado (dado vermelho referente a um dos terrenos, dado amarelo referente ao outro) e o terreno do maior número sorteado recebe o ladrão. Caso tenha aldeia ou cidade somente de um jogador, deverá ser retirada uma carta desse jogador (pelo oponente). Caso tenha dois jogadores no mesmo terreno hexagonal, deverá ser sorteado de qual jogador deverá ser retirada uma carta (menor dado).
OBS: a pontuação e regras de finalização seguem as mesmas originais.
OBS2: regras não oficiais, sendo somente uma sugestão de adaptação.