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Terra Mystica x Agricola

Agricola
  • RMaia8
    2252 mensagens MD
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    RMaia806/06/16 17:39
    RMaia8 » 06/06/16 17:39

    Eu sou super ultra fã de Terra Mystica, e não me canso nunca de jogar, Não concordo muito não com esse argumento de que tem cinco ou seis raças apenas que são fortes.... diria exatamente o contrário, que tem apenas duas ou três com poucas chances de ganhar. As demais é uma questao de conhecer e adaptar o estilo.
    Eu não acho que a decisão/escolha seja fácil. Mas eu recomendaria comprar o TM, pq tenho CERTEZA de que em seguida sai de circulação. E o Agrícola tem como conseguir bem mais fácil.
    Ambos são jogos brilhantes.
    (A única crítica que eu teria pro TM é que, depois de algum tempo, as raças tem um "modus operandi" meio formulaico - se pegar o Chaos Magician, tem que pegar o tile superior direito..... esse tipo de coisa)

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn06/06/16 17:40
    lxndrnn » 06/06/16 17:40

    GSampaio::
    lxndrnn::Já o Terra Mystica tem raças muito desbalanceadas, já vi gente dizer que das 14, apenas 5 ou 6 são boas o suficiente para serem competitivas. Isso quer dizer, se alguém escolhe uma raça que não essas 5 ou 6, já sai atrás.


    Olha, num geral dá pra se dizer que existe apenas 1 raça que é realmente mais forte que as outras, que seriam os Darklings. De resto, as estatísticas mostram que é muito balanceado (no BGG é possível achar vários arquivos que documentam isso baseando-se na plataforma online do TM)...da onde tirou isso aí de que só 5 ou 6 são competitivas?

    Sem dúvidas os darklings são os melhores e os fakirs são os piores.
    Essa informação tirei de vários reviewers, eu mesmo só joguei uma vez. Mas olha só esses stats aqui:
    http://witchesden.echternacht.org/analyze/faction/dwarves

    A ratio de quartos lugares para primeiros lugares de facções como alquimistas, gigantes e aurens é muito alta. Por outro lado, a ratio de primeiros lugares para quartos lugares de raças como engenheiros, darklings, swarmlings e mermaids é boa demais.

    Como eu disse, eu adorei Terra e tenho certeza que ele vai entrar no meu TOP 10, mas eu acho uma grande falha existir essa discrepância entre raças. Isso considerando que não existe uma maneira efetiva de todos irem contra quem tem uma facção poderosa, como existe no Cosmic Encounter.

    A questão é que eles poderiam muito bem excluir do jogo os fakirs, gigantes, alquimistas e até os auren que não faria diferença, para quem sabe jogar, pois essas raças nunca seriam escolhidas competitivamente.

    1
  • RMaia8
    2252 mensagens MD
    avatar
    RMaia806/06/16 17:44
    RMaia8 » 06/06/16 17:44

    lxndrnn::
    GSampaio::
    lxndrnn::Já o Terra Mystica tem raças muito desbalanceadas, já vi gente dizer que das 14, apenas 5 ou 6 são boas o suficiente para serem competitivas. Isso quer dizer, se alguém escolhe uma raça que não essas 5 ou 6, já sai atrás.


    Olha, num geral dá pra se dizer que existe apenas 1 raça que é realmente mais forte que as outras, que seriam os Darklings. De resto, as estatísticas mostram que é muito balanceado (no BGG é possível achar vários arquivos que documentam isso baseando-se na plataforma online do TM)...da onde tirou isso aí de que só 5 ou 6 são competitivas?

    Sem dúvidas os darklings são os melhores e os fakirs são os piores.
    Essa informação tirei de vários reviewers, eu mesmo só joguei uma vez. Mas olha só esses stats aqui:
    http://witchesden.echternacht.org/analyze/faction/dwarves

    A ratio de quartos lugares para primeiros lugares de facções como alquimistas, gigantes e aurens é muito alta. Por outro lado, a ratio de primeiros lugares para quartos lugares de raças como engenheiros, darklings, swarmlings e mermaids é boa demais.

    Como eu disse, eu adorei Terra e tenho certeza que ele vai entrar no meu TOP 10, mas eu acho uma grande falha existir essa discrepância entre raças. Isso considerando que não existe uma maneira efetiva de todos irem contra quem tem uma facção poderosa, como existe no Cosmic Encounter.

    A questão é que eles poderiam muito bem excluir do jogo os fakirs, gigantes, alquimistas e até os auren que não faria diferença, para quem sabe jogar, pois essas raças nunca seriam escolhidas competitivamente.

    Eu já vi excelentes pontuações com os Alquimistas, e acho que a galera escolhe pouco pq "se joga" nos Darklings.
    Os demais, especialmente os Gigantes, concordo muito!  :)

    1
  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio06/06/16 17:58
    GSampaio » 06/06/16 17:58

    lxndrnn::
    GSampaio::
    lxndrnn::Já o Terra Mystica tem raças muito desbalanceadas, já vi gente dizer que das 14, apenas 5 ou 6 são boas o suficiente para serem competitivas. Isso quer dizer, se alguém escolhe uma raça que não essas 5 ou 6, já sai atrás.


    Olha, num geral dá pra se dizer que existe apenas 1 raça que é realmente mais forte que as outras, que seriam os Darklings. De resto, as estatísticas mostram que é muito balanceado (no BGG é possível achar vários arquivos que documentam isso baseando-se na plataforma online do TM)...da onde tirou isso aí de que só 5 ou 6 são competitivas?

    Sem dúvidas os darklings são os melhores e os fakirs são os piores.
    Essa informação tirei de vários reviewers, eu mesmo só joguei uma vez. Mas olha só esses stats aqui:
    http://witchesden.echternacht.org/analyze/faction/dwarves

    A ratio de quartos lugares para primeiros lugares de facções como alquimistas, gigantes e aurens é muito alta. Por outro lado, a ratio de primeiros lugares para quartos lugares de raças como engenheiros, darklings, swarmlings e mermaids é boa demais.

    Como eu disse, eu adorei Terra e tenho certeza que ele vai entrar no meu TOP 10, mas eu acho uma grande falha existir essa discrepância entre raças. Isso considerando que não existe uma maneira efetiva de todos irem contra quem tem uma facção poderosa, como existe no Cosmic Encounter.

    A questão é que eles poderiam muito bem excluir do jogo os fakirs, gigantes, alquimistas e até os auren que não faria diferença, para quem sabe jogar, pois essas raças nunca seriam escolhidas competitivamente.


    Estamos falando aqui de um nível competitivo que demora pra ser alcançado. Pela maneira que falas dá a entender que ao abrir a caixa já vai ser uma destruição de raças OPs...e não é NEM UM POUCO assim.
    Num cenário onde todos os jogadores estão evoluindo juntos isso vai levar muito, mas MUITO tempo, onde todas as possibilidades já vão ter sido exploradas e todos estarão 100% a par das estratégias de todas as raças. Aí sim, a partir daí os jogadores vão sentir a diferença pesada entre habilidades & etc., porém não tira o fato de isso ainda ser um pouco subjetivo. Por exemplo, você já tem um entendimento básico do jogo e sabe que os Darklings são mais fortes, talvez até saiba jogar com eles, mas com certeza vai ser destruído por um dos tops do Snellman mesmo que ele use os Fakirs, pelo simples fato de ele saber como jogar contra Darklings, seja tomando ações antes do jogador, seja bloqueando os melhores hexs no mapa, e por aí vai...

    Resumindo o meu blabla: um novo grupo de jogadores (que seria o caso do criador do tópico aqui) vai levar muito tempo pra se incomodar com possíveis "desbalanceamentos" entre raças.

    2
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn06/06/16 18:07
    lxndrnn » 06/06/16 18:07

    @GSampaio, entendo o que você tá falando.

    Mas tenho que refutar uma coisa que falou, que não tem nada a ver com o jogo em si:

    GSampaio:: Estamos falando aqui de um nível competitivo que demora pra ser alcançado. Pela maneira que falas dá a entender que ao abrir a caixa já vai ser uma destruição de raças OPs...e não é NEM UM POUCO assim.


    Eu nunca falei isso, e até deixei bem claro que eu só joguei uma vez o jogo. A conclusão do desbalanceamento, deixei bem claro, é uma crítica de algums reviewers e que são parcialmente comprováveis por estatísticas.

    Também falei que o jogo é ótimo e que ele vai entrar no meu TOP10, então só peço que você não tente reduzir minhas considerações ao absurdo.

    GSampaio::Por exemplo, você já tem um entendimento básico do jogo e sabe que os Darklings são mais fortes, talvez até saiba jogar com eles, mas com certeza vai ser destruído por um dos tops do Snellman mesmo que ele use os Fakirs, pelo simples fato de ele saber como jogar contra Darklings, seja tomando ações antes do jogador, seja bloqueando os melhores hexs no mapa, e por aí vai...


    Sim, isso é óbvio. Qualquer jogo minimamente complexo vai ser a skill que vai fazer a diferença entre uma derrota e uma vitória. Se o TM não fosse assim, não seria aclamado do jeito que é.

    Quando falo em facções desbalanceadas, é óbvio que você tem que pressupor que elas são desbalanceadas para jogadores de mesmo nível de skill, né.

    Por fim, o fato de uma falha de design não afetar jogadores iniciantes (ou até medianos) não deixa de ser uma falha.

    Repetindo, mais uma vez, só pra não me interpretarem errado: O jogo é muito bom, mas essa é uma falha que não são poucas as pessoas que falam, e vale o OP saber disso pra fazer seu próprio julgamento.

    0
  • itairjr
    23 mensagens MD
    avatar
    itairjr06/06/16 18:11
    itairjr » 06/06/16 18:11

    Eu tenho os dois e jogo geralmente a dois com minha esposa. Aqui vão meus dois centavos:

    Agrícola:
    Eu o acho pesado pela punição que se sofre caso não consiga alimentar a família. É um jogo que sempre te deixa com aquele sentimento de que você não fez tudo o que gostaria. Mas, para mim, este é o ponto forte dele, além de cada partida poder ser bem diferente uma da outra Jogando com minha esposa, nunca, até hoje, seguimos a mesma estratégia para vencer, e olha que as cartas para 2 são reduzidas.

    Terra Mystica:
    Euro mais leve que o agrícola na minha opinião, acho ele mais "divertido" no sentido de você ter a possibilidade jogar ele mais descontraído, o que não acontece no Agrícola. Além da derrota, não existe qualquer forma de punição por se jogar errado, ou não calcular corretamente suas ações. 

    Acho que se você procura um jogo que te desafie a ganhar dele e dos oponentes, entre estes dois, vá de Agrícola. Caso procure um jogo que te permite masterizar uma forma de vencer com determinada raça, realmente se descontrair em quanto joga sem fritar tanto o cérebro, vá de Terra Mystica. (Aqui em casa a gt sorteia as raças e jogamos para descontrair mesmo, tentando a cada jogo aprender mais sobre as qualidades e fraquesas das mesmas, lembrando que tem gente que só se importa em ganhar ou ser o bonzão, e com determinadas raças é sim mais fácil. Nada contra!)

    Só lembrando: Nenhum é melhor que o outro. São dois jogos bem diferentes e devem ser avaliados por si só. Vai muito do gosto pessoal.

    5
  • paulinhoborges
    928 mensagens MD
    avatar
    paulinhoborges06/06/16 18:14
    paulinhoborges » 06/06/16 18:14

    RMaia8:: Mas eu recomendaria comprar o TM, pq tenho CERTEZA de que em seguida sai de circulação. E o Agrícola tem como conseguir bem mais fácil.

    Como já falaram, são 2 ótimos jogos.
    Mas parece que esse argumento é forte para decidir qual deles comprar antes. Veja o exemplo do Keyflower - quando aparece um prá vender, o preço regula lá nos R$ 400,00. Quanto vão pedir num TM se esgotar a tiragem?

    1
  • RMaia8
    2252 mensagens MD
    avatar
    RMaia806/06/16 18:16
    RMaia8 » 06/06/16 18:16

    paulinhoborges::
    RMaia8:: Mas eu recomendaria comprar o TM, pq tenho CERTEZA de que em seguida sai de circulação. E o Agrícola tem como conseguir bem mais fácil.

    Como já falaram, são 2 ótimos jogos.
    Mas parece que esse argumento é forte para decidir qual deles comprar antes. Veja o exemplo do Keyflower - quando aparece um prá vender, o preço regula lá nos R$ 400,00. Quanto vão pedir num TM se esgotar a tiragem?

    Eu não venderia o meu nem por mil reais!!!!
    E tô falando bem sério!!!!! :)

    2
  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio06/06/16 18:21
    GSampaio » 06/06/16 18:21

    lxndrnn::@GSampaio, entendo o que você tá falando.

    Mas tenho que refutar uma coisa que falou, que não tem nada a ver com o jogo em si:


    GSampaio:: Estamos falando aqui de um nível competitivo que demora pra ser alcançado. Pela maneira que falas dá a entender que ao abrir a caixa já vai ser uma destruição de raças OPs...e não é NEM UM POUCO assim.


    Eu nunca falei isso, e até deixei bem claro que eu só joguei uma vez o jogo. A conclusão do desbalanceamento, deixei bem claro, é uma crítica de algums reviewers e que são parcialmente comprováveis por estatísticas.

    Também falei que o jogo é ótimo e que ele vai entrar no meu TOP10, então só peço que você não tente reduzir minhas considerações ao absurdo.


    GSampaio::Por exemplo, você já tem um entendimento básico do jogo e sabe que os Darklings são mais fortes, talvez até saiba jogar com eles, mas com certeza vai ser destruído por um dos tops do Snellman mesmo que ele use os Fakirs, pelo simples fato de ele saber como jogar contra Darklings, seja tomando ações antes do jogador, seja bloqueando os melhores hexs no mapa, e por aí vai...


    Sim, isso é óbvio. Qualquer jogo minimamente complexo vai ser a skill que vai fazer a diferença entre uma derrota e uma vitória. Se o TM não fosse assim, não seria aclamado do jeito que é.

    Quando falo em facções desbalanceadas, é óbvio que você tem que pressupor que elas são desbalanceadas para jogadores de mesmo nível de skill, né.

    Por fim, o fato de uma falha de design não afetar jogadores iniciantes (ou até medianos) não deixa de ser uma falha.

    Repetindo, mais uma vez, só pra não me interpretarem errado: O jogo é muito bom, mas essa é uma falha que não são poucas as pessoas que falam, e vale o OP saber disso pra fazer seu próprio julgamento.

    O principal problema aqui é que tu está baseando sua opinião pelo review de outros. Eu tenho já uma quantidade boa de jogos no TM se combinar partidas físicas e digitais, e posso afirmar por experiência que esse desbalanceamento não é tão nítido assim. Se tu ver nesse tópico mesmo há outros jogadores que também são aparentemente experientes que concordam com esse ponto...

    2
  • RMaia8
    2252 mensagens MD
    avatar
    RMaia806/06/16 18:25
    RMaia8 » 06/06/16 18:25

    GSampaio::
    lxndrnn::@GSampaio, entendo o que você tá falando.

    Mas tenho que refutar uma coisa que falou, que não tem nada a ver com o jogo em si:



    GSampaio:: Estamos falando aqui de um nível competitivo que demora pra ser alcançado. Pela maneira que falas dá a entender que ao abrir a caixa já vai ser uma destruição de raças OPs...e não é NEM UM POUCO assim.


    Eu nunca falei isso, e até deixei bem claro que eu só joguei uma vez o jogo. A conclusão do desbalanceamento, deixei bem claro, é uma crítica de algums reviewers e que são parcialmente comprováveis por estatísticas.

    Também falei que o jogo é ótimo e que ele vai entrar no meu TOP10, então só peço que você não tente reduzir minhas considerações ao absurdo.



    GSampaio::Por exemplo, você já tem um entendimento básico do jogo e sabe que os Darklings são mais fortes, talvez até saiba jogar com eles, mas com certeza vai ser destruído por um dos tops do Snellman mesmo que ele use os Fakirs, pelo simples fato de ele saber como jogar contra Darklings, seja tomando ações antes do jogador, seja bloqueando os melhores hexs no mapa, e por aí vai...


    Sim, isso é óbvio. Qualquer jogo minimamente complexo vai ser a skill que vai fazer a diferença entre uma derrota e uma vitória. Se o TM não fosse assim, não seria aclamado do jeito que é.

    Quando falo em facções desbalanceadas, é óbvio que você tem que pressupor que elas são desbalanceadas para jogadores de mesmo nível de skill, né.

    Por fim, o fato de uma falha de design não afetar jogadores iniciantes (ou até medianos) não deixa de ser uma falha.

    Repetindo, mais uma vez, só pra não me interpretarem errado: O jogo é muito bom, mas essa é uma falha que não são poucas as pessoas que falam, e vale o OP saber disso pra fazer seu próprio julgamento.

    O principal problema aqui é que tu está baseando sua opinião pelo review de outros. Eu tenho já uma quantidade boa de jogos no TM se combinar partidas físicas e digitais, e posso afirmar por experiência que esse desbalanceamento não é tão nítido assim. Se tu ver nesse tópico mesmo há outros jogadores que também são aparentemente experientes que concordam com esse ponto...

    Só pra concordar e acrescentar ao comentário do GSampaio: na minha opinião esse "desbalanceamento" é o que dá o tempero especial do TM. Um cara bom, ninja, jedi, vai teimar em querer vencer com as Aureens e "kick some darkling asses"!!!! Tem noção do "gostinho" de bater os Chaos Magicians com os Gigantes?
    Terra Mystica é o master dos jogos assimétricos (fan-mode on! :)).

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