Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Terra Mystica
  4. Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno

Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno

Terra Mystica
  • patrickbnu
    1842 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu19/12/23 17:28
    patrickbnu » 19/12/23 17:28

    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::
    Pes Soberbos::Raio, betoritter, um amigo que tem conta no BGA fez um teste lá. No BGA não permite gastar trabalhadores pra complementar a pá que sobra com mais pá(s) pra terraformar um segundo terreno.
    Ou seja, pra terraformar dois terrenos na mesma ação, você deve utilizar a primeira pá pra transformar o primeiro terreno em terreno natal e a pá que sobra você pode gastar pra terraformar outro terreno, mas não pode adquirir mais pás com trabalhadores.

    O comentário do patrickbnu foi perfeito ali no início.

    Volto para a regra..
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/729f7_99rrzq.png
    Segundo caso...
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2d5fc_99rrzq.png
    Ou seja, a própria regra diz que, se sobrar USE EM OUTRO TERRENO, e VOCÊ AINDA PODE UTILIZAR de TRABALHADORES EXTRAS até conseguir chegar no seu terreno.


    Eu aceitaria isso pelo o que está no manual.

    Pois é, situação complicada, mas achei importante trazer a informação de que no BGA não aceita isso na ação de poder de duas pás.

    Agora vamos ler os casos em ordem inversa.



    Quando ganhar 2 Pás, caso use apenas de uma para transformar o

    Espaço de Terreno em Terreno Natal, você pode aplicar a segunda

    Pá em outro espaço de Terreno. No entanto, não pode colocar uma

    Habitação neste segundo espaço.




    Se as Pás recebidas através de uma ação de Poder ou carta de
    Bônus não forem o suficiente para transformar um espaço de
    Terreno em um Terreno Natal, você pode trocar Trabalhadores*
    pelas Pás que faltam (seguindo a taxa de Troca apresentada na
    trilha de Troca).




    Me baseando no BGA, entendo que essa parte de ser permitido complementar com trabalhadores se refira a quando se ganha uma pá apenas.

    “Se não forem suficientes para transformar UM espaço de terreno”.

    Não é o caso de quando pega duas pás, pois foi suficiente para transformar UM terreno e ainda sobrou.

    Terra Mystica está disponível no BGA há bastante tempo e são várias partidas todos os dias no mundo inteiro.
    Entendo que já há tempo mais que suficiente pra tudo e qualquer problema ter sido identificado e corrigido.

    Essa regra está confusa também no fórum do BGG.
    Tem sim, tem não...
    Mas pelo que li é o seguinte:
    USOU 1 pá e chegou na terra natal, pode usar em outro lugar (obedecendo as regras e tal) e utilizar esse UM que sobrou, lá.. E PAROU (nao pode gastar mais trabalhadores).
    AGORA, se USOU os 2, e não chegou ainda no seu terreno, vc pode SIM completar com trabalhadores.
    Ficou meio bosta isso, mas é o que é.


    Sim, isso pode sim... usar trabalhadores na primeira transformação pode sim, a exceção do manual prevê isso e já fiz muito. (bga e aplicativo)

    Pelo o que eu tinha entendido aqui, a dúvida seria usar trabalhadores no segundo terreno, isso não poderia. (seria outro caso)

    1
  • patrickbnu
    1842 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu19/12/23 17:31
    patrickbnu » 19/12/23 17:31

    Pes Soberbos::
    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.



    OU você não entendeu a minha primeira parte da resposta, OU eu não entendi a sua dúvida.

    Se pegar as duas pás, PRIMEIRAMENTE você deve gastar AS DUAS pás em UM terreno(podendo complementar). Se pegar as duas e usar uma pá pra CHEGAR na terra natal E SOBRAR uma pá, você pode fazer essa segunda ação em outro lugar e complementá-la.

    Foi o que escrevi de outro jeito.

    Respondendo a sua pergunta, a jogada dele foi ilegal.


    Se não me engano o segundo terreno que ele terraformou pagando trabalhadores foi pra chegar em um terreno natal.
    Portanto, seria só inverter a ordem e a jogada seria legal.
    Ficaria assim: pegou duas pás da ação de poder, usou a primeira pra transformar um terreno em terreno natal e a que sobrou ele complementou com trabalhadores pra terraformar um segundo terreno com duas pás (a que sobrou da ação de poder + a que ele pagou com trabalhadores).

    voltando um pouco, isso não seria permitido né? só pode usar os trabalhadores se as pás não foram suficientes, no primeiro terreno (isso o manual deixa claro)

    0
  • Pes Soberbos
    1083 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos19/12/23 17:38
    Pes Soberbos » 19/12/23 17:38

    patrickbnu::
    Pes Soberbos::
    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.



    OU você não entendeu a minha primeira parte da resposta, OU eu não entendi a sua dúvida.

    Se pegar as duas pás, PRIMEIRAMENTE você deve gastar AS DUAS pás em UM terreno(podendo complementar). Se pegar as duas e usar uma pá pra CHEGAR na terra natal E SOBRAR uma pá, você pode fazer essa segunda ação em outro lugar e complementá-la.

    Foi o que escrevi de outro jeito.

    Respondendo a sua pergunta, a jogada dele foi ilegal.


    Se não me engano o segundo terreno que ele terraformou pagando trabalhadores foi pra chegar em um terreno natal.
    Portanto, seria só inverter a ordem e a jogada seria legal.
    Ficaria assim: pegou duas pás da ação de poder, usou a primeira pra transformar um terreno em terreno natal e a que sobrou ele complementou com trabalhadores pra terraformar um segundo terreno com duas pás (a que sobrou da ação de poder + a que ele pagou com trabalhadores).

    voltando um pouco, isso não seria permitido né? só pode usar os trabalhadores se as pás não foram suficientes, no primeiro terreno (isso o manual deixa claro)


    Isso, essa ação não é válida.
    O segundo terreno ele poderia usar somente a pá que sobrou, então ele poderia terraformar mas não chegaria no terreno natal.

    0
  • Pes Soberbos
    1083 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos19/12/23 17:58
    Pes Soberbos » 19/12/23 17:58

    Eu tinha jogado essa dúvida lá no BGG e olha só quem respondeu.
    Se é que ainda restavam dúvidas, não restam mais, rs.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8e772_mev9lf.jpeg

    5
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio21/12/23 00:19
    Raio » 21/12/23 00:19

    Pes Soberbos::Raio, betoritter, um amigo que tem conta no BGA fez um teste lá. No BGA não permite gastar trabalhadores pra complementar a pá que sobra com mais pá(s) pra terraformar um segundo terreno.
    Ou seja, pra terraformar dois terrenos na mesma ação, você deve utilizar a primeira pá pra transformar o primeiro terreno em terreno natal e a pá que sobra você pode gastar pra terraformar outro terreno, mas não pode adquirir mais pás com trabalhadores.

    O comentário do patrickbnu foi perfeito ali no início.

    Entendi.
    Então, eu não jogo tanto quanto gostaria no BGA e nunca joguei no aplicativo.
    Obrigado por me informar.
    Realmente, lendo os outros comentários me deixou na dúvida, porém, vou jogar dessa forma quando surgir a oportunidade.
    Muito obrigado pelo esclarecimento.

    0
Responder
  • 1
  • 2
  • 3(current)
Terra Mystica - Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.