Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Terra Mystica
  4. Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno

Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno

Terra Mystica
  • avatar
    Pes Soberbos18/12/23 12:08
    avatar
    Pes Soberbos
    18/12/23 12:08
    1086 mensagens MD

    De acordo com as regras, você só consegue terraformar dois terrenos em uma mesma ação quando utiliza o poder das duas pás (ou com o bônus após construir a fortaleza dos Halflings).
    No entanto, surgiu uma situação na última jogatina que gerou dúvida.
    Ainda de acordo com o manual, você só pode terraformar o segundo terreno caso tenha utilizado a primeira pá dessas duas para transformar o primeiro terreno em terreno natal.

    A situação que apareceu na jogatina foi: o jogador pegou o poder de duas pás e utilizou as duas pra terraformar um único terreno. Em seguida, pagou três trabalhadores pra terraformar outro.
    Se não gastou a primeira pá pra terraformar um terreno pro seu terreno natal, então acho que essa jogada não é válida, certo?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fdf85_06ytrm.jpeg

    1
    0
    1
  • Compre agora o jogo Terra Mystica na LUDOSTORE
    R$ 402,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • patrickbnu
    1843 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu18/12/23 12:50
    patrickbnu » 18/12/23 12:50

    Até onde eu sei, e como sempre joguei, inclusive no app e no bga:

    Só pode usar trabalhadores para transformar o terreno "principal" da ação,  inclusive apenas se já usar todas as pás.


    Algo que poderia gerar dúvidas seria: usar uma das pás + workers para transformar o primeiro terreno, fazendo assim sobrar pás para o terreno extra (isso o manual não cobre eu acho)

    Mas usar trabalhadores em um segundo terreno, está em teoria bem errado, só não li o manual aqui pra tentar mostrar como kkk

    Edit: consultei o manual aqui, seguem:

    Fala que pás só podem ser usadas em um único terreno, com essas duas exceções:
    1- se as pás não forem suficientes pra terraformar pro seu terreno, pode usar trabalhadores para completar a terraformacao
    2- se sobrar pá (não tem como sobrar mais de 1), pode usar ela em outro terreno, e não pode construir (e não fala que pode usar trabalhador,  então não pode, pois isso é a exceção do item 1)

    Então: jogada ilegal 

    1
  • Pes Soberbos
    1086 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos18/12/23 12:59
    Pes Soberbos » 18/12/23 12:59

    patrickbnu::Até onde eu sei, e como sempre joguei, inclusive no app e no bga:

    Só pode usar trabalhadores para transformar o terreno "principal" da ação,  inclusive apenas se já usar todas as pás.


    Algo que poderia gerar dúvidas seria: usar uma das pás + workers para transformar o primeiro terreno, fazendo assim sobrar pás para o terreno extra (isso o manual não cobre eu acho)

    Mas usar trabalhadores em um segundo terreno, está em teoria bem errado, só não li o manual aqui pra tentar mostrar como kkk


    Acho que não pode usar uma pá + trabalhadores pra terraformar o primeiro terreno e depois usar a segunda pá pra outro terreno.
    O manual é bem claro em dizer que, das duas pás, você precisa usar a primeira pá pra transformar o primeiro terreno pro seu TERRENO NATAL, e então poderá terraformar um segundo terreno com a segunda pá.
    Minha dúvida é se pode terraformar esse segundo terreno pagando trabalhadores a mais. Por que você acha que não pode? O manual também não diz nada sobre isso.

    0
  • patrickbnu
    1843 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu18/12/23 13:08
    patrickbnu » 18/12/23 13:08

    Pes Soberbos::
    patrickbnu::Até onde eu sei, e como sempre joguei, inclusive no app e no bga:

    Só pode usar trabalhadores para transformar o terreno "principal" da ação,  inclusive apenas se já usar todas as pás.


    Algo que poderia gerar dúvidas seria: usar uma das pás + workers para transformar o primeiro terreno, fazendo assim sobrar pás para o terreno extra (isso o manual não cobre eu acho)

    Mas usar trabalhadores em um segundo terreno, está em teoria bem errado, só não li o manual aqui pra tentar mostrar como kkk


    Acho que não pode usar uma pá + trabalhadores pra terraformar o primeiro terreno e depois usar a segunda pá pra outro terreno.
    O manual é bem claro em dizer que, das duas pás, você precisa usar a primeira pá pra transformar o primeiro terreno pro seu TERRENO NATAL, e então poderá terraformar um segundo terreno com a segunda pá.
    Minha dúvida é se pode terraformar esse segundo terreno pagando trabalhadores a mais. Por que você acha que não pode? O manual também não diz nada sobre isso.

    Então, apesar que eu não jogo assim (e acho errado), o manual em teoria possibilitaria esse caso:
    Usei uma pá e transformei no meu terreno, e na segunda pá eu usei em outro terreno e nisso usei trabalhadores para completar.
    ----

    Mas ele deixa claro que só pode usar trabalhadores caso as pás não sejam suficientes (primeira exceção). Eu só acho que não pode "somar" as exceções, usar a regra da primeira na segunda (caso que citei ali acima)

    0
  • Pes Soberbos
    1086 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos18/12/23 13:22
    Pes Soberbos » 18/12/23 13:22

    Pois é, tô muito confuso sobre a validade dessa ação.
    Se alguém que tem conta no BGA puder fazer uns testes sobre isso, eu agradeceria.

    0
  • betoritter
    410 mensagens MD
    avatar
    betoritter18/12/23 22:03
    betoritter » 18/12/23 22:03

    Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.

    0
  • Pes Soberbos
    1086 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos19/12/23 00:53
    Pes Soberbos » 19/12/23 00:53

    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.

    0
  • betoritter
    410 mensagens MD
    avatar
    betoritter19/12/23 08:04
    betoritter » 19/12/23 08:04

    Pes Soberbos::
    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.



    OU você não entendeu a minha primeira parte da resposta, OU eu não entendi a sua dúvida.

    Se pegar as duas pás, PRIMEIRAMENTE você deve gastar AS DUAS pás em UM terreno(podendo complementar). Se pegar as duas e usar uma pá pra CHEGAR na terra natal E SOBRAR uma pá, você pode fazer essa segunda ação em outro lugar e complementá-la.

    Foi o que escrevi de outro jeito.

    Respondendo a sua pergunta, a jogada dele foi ilegal.

    0
  • Pes Soberbos
    1086 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos19/12/23 08:47
    Pes Soberbos » 19/12/23 08:47

    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.



    OU você não entendeu a minha primeira parte da resposta, OU eu não entendi a sua dúvida.

    Se pegar as duas pás, PRIMEIRAMENTE você deve gastar AS DUAS pás em UM terreno(podendo complementar). Se pegar as duas e usar uma pá pra CHEGAR na terra natal E SOBRAR uma pá, você pode fazer essa segunda ação em outro lugar e complementá-la.

    Foi o que escrevi de outro jeito.

    Respondendo a sua pergunta, a jogada dele foi ilegal.


    Se não me engano o segundo terreno que ele terraformou pagando trabalhadores foi pra chegar em um terreno natal.
    Portanto, seria só inverter a ordem e a jogada seria legal.
    Ficaria assim: pegou duas pás da ação de poder, usou a primeira pra transformar um terreno em terreno natal e a que sobrou ele complementou com trabalhadores pra terraformar um segundo terreno com duas pás (a que sobrou da ação de poder + a que ele pagou com trabalhadores).

    0
  • betoritter
    410 mensagens MD
    avatar
    betoritter19/12/23 09:28
    betoritter » 19/12/23 09:28

    Pes Soberbos::
    betoritter::
    Pes Soberbos::
    betoritter::Pela regra explícita, na letra fria, diz que:
    Ao ganhar as duas pás (ou três nos halflings) SE VOCÊ USAR UMA para fazer um terreno natal, você ficaria com uma pá sobrando, e aí sim poderia usar essa sobrando para utilizar em outro terreno. Não é a casa da mae joana…

    Agora, se ele usou das duas pás, ação 6 (q é uma das 8 ações possiveis), ele não pode nesse momento fazer uma ação a mais, que seria uma outra ação das 8 ações (ação 1)… não é a mesma ação, entende? Só olhar aquele player aid que mostra todas as ações.


    Não há nada relacionado a fazer mais de uma ação na minha dúvida.
    Meu ponto é sobre a ação de poder que dá duas pás, complementando com pagamento de trabalhadores pra adicionar mais pá(s).
    Quando você usa ações que dão pá (as ações de poder ou a ação de pá do tile de bônus de rodada), você pode pagar trabalhadores para adquirir mais pás na mesma ação, e assim conseguir terraformar um terreno mais difícil (isto é, que exija mais pás para transformar no seu terreno natal).
    Você só não pode pagar trabalhadores por mais pás quando ganha pá(s) através de bônus de culto, pois neste caso não estará na fase de ações.



    OU você não entendeu a minha primeira parte da resposta, OU eu não entendi a sua dúvida.

    Se pegar as duas pás, PRIMEIRAMENTE você deve gastar AS DUAS pás em UM terreno(podendo complementar). Se pegar as duas e usar uma pá pra CHEGAR na terra natal E SOBRAR uma pá, você pode fazer essa segunda ação em outro lugar e complementá-la.

    Foi o que escrevi de outro jeito.

    Respondendo a sua pergunta, a jogada dele foi ilegal.


    Se não me engano o segundo terreno que ele terraformou pagando trabalhadores foi pra chegar em um terreno natal.
    Portanto, seria só inverter a ordem e a jogada seria legal.
    Ficaria assim: pegou duas pás da ação de poder, usou a primeira pra transformar um terreno em terreno natal e a que sobrou ele complementou com trabalhadores pra terraformar um segundo terreno com duas pás (a que sobrou da ação de poder + a que ele pagou com trabalhadores).


    Ahh.. aí ok.

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Terra Mystica - Poder de duas pás e terraformação de mais de um terreno
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.