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  4. Glória a Roma

Glória a Roma

Glory to Rome
  • avatar
    Jean Lopes20/11/23 18:00
    avatar
    Jean Lopes
    20/11/23 18:00
    106 mensagens MD

    Faaaaala Povo! Após o fogo acabar com a cidade de Roma, o imperador Nero conta com nossa ajuda para reconstruir a cidade e devolvê-la à sua Glória! Conheçam Glory to Rome.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0e795_wd3e4i.png

    Glory to Rome é um jogo de cartas, de Ed Carter e Carl Chudyk e infelizmente é um jogo que é praticamente impossível de ter uma nova tiragem. Por isso fica apenas o sonho de ter uma cópia para chamar de sua, o jeito é contar com os amigos que possuem um (Alô Fel Barros).

    O jogo usa a mecânica “criada” pelo Puerto Rico de seguir a ação. Existem no jogo um baralho de cartas de Ordens, cartas de terrenos, e cartas de Jacks(Curingas) e cada jogador recebe um tabuleiro que é o seu “campo”. Basicamente, cada jogador recebe 5 cartas do baralho de ordem e a partir daí a partida ocorre. No seu turno, o jogador é o líder da rodada e tem apenas duas opções para se fazer, são elas: Liderar (jogar uma carta de ordem da sua mão) ou Pensar (Comprar um Jack ou Repor a mão até ter 5 cartas ou se já possuir 5 cartas, comprar UMA carta).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/862b3_wd3e4i.pngObs: Importante destacar que as cartas de ordem servem para diversas funções, vocês entenderão mais adiante!

    Usando a carta acima como exemplo, ela pode ser um cliente(lateral esquerda), uma estrutura(centro da carta) ou mesmo um recurso(nesse caso pedra, parte inferior da carta.)
    Caso ele lidere, os outros jogadores podem escolher seguir ou pensar. Para seguir, os jogadores precisam descartar uma carta da mesma cor que o líder jogou. Jacks podem ser jogados para seguir qualquer ação. Cada cor de carta determina a ação que você irá realizar. 


    Antes de explicar as ações, preciso explicar sobre o seu campo. O tabuleiro de campo, possui 4 lados, onde cada lado representa uma característica. Lateral esquerda é a sua clientela. Clientes permitem você realizar mais ações ao Liderar ou ao Seguir. Lateral direita, é o seu cofre, nele você irá guardar cartas viradas para baixo, que irão valer pontos no fim do jogo. A parte debaixo é o seu estoque, onde você irá colocar cartas como recursos para serem usados na construção de edifícios. A parte de cima é a sua influência, cada jogador já começa com 2 de influência, a influência determina quantos clientes e quantos recursos no cofre cada jogador pode ter, o centro ainda tem um resumo de todas ações. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/947b0_wd3e4i.png

    O líder realiza uma ação pela carta jogada e mais uma para cada cliente que possuir do mesmo tipo, o mesmo acontece com quem seguir sua ação.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9e95e_wd3e4i.crdownload
    Roxo - Patrono: Ao realizar a ação de Patrono, você pega uma carta do centro da mesa e coloca como cliente no lado esquerdo do seu campo.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/19c56_wd3e4i.crdownload
    Amarelo - Operário: Ao realizar essa ação, você pega uma carta do centro da mesa e a coloca como material na parte inferior do seu campo.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/01515_wd3e4i.crdownload
    Cinza - Arquiteto: Ao realizar essa ação você tem duas opções; Descer uma carta de ordem da sua mão e pegar uma carta de terreno da mesma cor e colocar na sua frente como fundação de uma estrutura ou então, colocar materiais do seu estoque em uma fundação de estrutura já existente de modo a querer completá-la. Uma carta de estrutura completa, terá seu efeito ativo seja imediatamente ou ao longo da partida.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ab7f7_wd3e4i.crdownload
    Verde - Artesão: Ao realizar essa ação você tem duas opções; Descer uma carta de ordem da sua mão e pegar uma carta de terreno da mesma cor e colocar na sua frente como fundação de uma estrutura ou então, colocar materiais diretamente da sua mão em uma fundação de estrutura já existente de modo a querer completá-la. Uma carta de estrutura completa, terá seu efeito ativo seja imediatamente ou ao longo da partida.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3d19f_wd3e4i.crdownload
    Vermelho - Legionário: Mostre uma carta de ordem de sua mão, pegue se disponível UMA carta do centro da mesa de mesmo recurso e cada jogador vizinho seu, DEVE te entregar uma carta de mesmo recurso caso possua.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5bcea_wd3e4i.crdownload
    Azul - Mercador: Você pega uma carta de seu estoque e coloca em seu cofre(lado direito do campo) virada para baixo. O valor dessa carta dará pontos de vitórias no final do jogo e também pontos extras para quem dos jogadores possuírem mais cartas de cada recurso em seu cofre.


    O jogo ocorre com cada jogador sendo líder e os outros podendo segui-lo até que uma das 5 opções de fim de jogo aconteça: A pilha de cartas de ordem acaba, um jogador coloca uma estrutura no último terreno disponível, uma carta de estrutura Catacumba seja construída, Os requisitos da carta de estrutura Forum Romano sejam atendidos ou os jogadores concordem em se render para um deles.

    Os pontos são contabilizados e quem possuir mais pontos é o vencedor da partida.

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Glory to Rome definitivamente não é um jogo para se apresentar a novos jogadores, ele assusta nas primeiras partidas, pois usa duas características que são pouco utilizadas nos jogos e que o deixam mais complexo, 1 - suas cartas servem para várias coisas 2 - e a mecânica de seguir ação é pouco vista em jogos, então é normal, você sair das primeiras partidas se perguntando se entendeu bem ou não o jogo. 

    Ao mesmo tempo, Glory to Rome encanta com sua evolução em cada partida. A quantidade de cartas que ele possui, dificilmente será vista em apenas uma partida e ainda são diversas habilidades em suas várias cartas de estruturas, onde cada uma conduzirá o seu jogo para uma certa estratégia.

    Uma coisa em Glory to Rome é certa: você NUNCA irá jogar uma partida igual a outra.

    Ele te desafia a cada “combo” que você vai descobrindo e querendo aplicar de outra forma em outras partidas e é essa variabilidade que irá trazer muita rejogabilidade para o jogo, fazendo deste, seu grande ponto forte. Quanto mais você o joga, mais você se aprofunda no jogo, eu ainda não possuo partidas o suficientes para dizer que conheço TUDO do jogo e por isso, cada partida é uma partida de descoberta e não me vejo cansado dele tão cedo.

    Por ter uma estrutura de turno simples, depois que você entende os conceitos e tudo que as cartas podem ser, as partidas vão fluir mais rápido e o jogo não se alonga tanto. Inclusive isso é uma coisa que precisa ser comentada, ele é um jogo cheio mas cheio de plot twists, as partidas podem ser um pouco mais longas, tanto quando bem curtas, devido algumas cartas de estruturas, como as Catacumbas por exemplo e isso faz com que os jogadores precisam ficar atentos em todas as jogadas e em todas as estruturas que estão sendo construídas pelos outros jogadores.

    Com tudo que eu já falei, dá para perceber que ele possui uma grande curva de aprendizado, à medida que você vai tendo mais partidas, você começa a saber quais cartas você talvez pode esperar vir ou não e etc. Se você gosta de um jogo bem cabeçudo e que faz isso com cartas, gosta de interação entre os jogadores, você precisa conhecê-lo, Glory to Rome pra mim é a perfeição dos jogos de cartas, dividindo o pódio com Arkham Horror Card Game e Android Netrunner!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1ad7d_wd3e4i.jpg

    Como dito no início do texto, infelizmente esse não tem como comprar e dificilmente teremos um novo print dele no mundo, um dos autores até fez outro jogo bem semelhante que é o Mottainai mas não consegue chegar no mesmo nível de seu irmão mais velho. Além disso ele possui diversas versões, algumas com artes mais caricatas outras não, a versão que acho mais bonita é a da black box.


    Espero que tenham gostado de conhecer esse jogaço e se tiverem a oportunidade, joguem Glory to Rome e me contem aqui o que acham do jogo! Grande abraço e até o próximo texto.

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    Comentários:

  • Raio
    2001 mensagens MD
    avatar
    Raio21/11/23 09:33
    Raio » 21/11/23 09:33

    Existem os arquivos para fazer um PnP desse jogo.

    Ele parece ser bem bacana. O Innovattion fica muito abaixo dele? Tenho interesse no Mottainnai também, mas não é uma prioridade no momento.

    1
  • Sven
    1293 mensagens MD
    avatar
    Sven21/11/23 09:40
    Sven » 21/11/23 09:40

    Joguei este jogo há muito tempo. Não me chamou a atenção assim como o Inovation também não. 

    0
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436121/11/23 10:42
    excluido_74361 » 21/11/23 10:42

    Raio::Existem os arquivos para fazer um PnP desse jogo.

    Ele parece ser bem bacana. O Innovattion fica muito abaixo dele? Tenho interesse no Mottainnai também, mas não é uma prioridade no momento.

    Ja joguei os 3.
    Pessoalmente a oderm de preferencia e o Glory to Rome > Innovation > Mottanai.
    Infelizmente achei que o Mottanai foi dar uma simplificada do Glory to Rome, e ai meio que nao ficou legal. Prefiri ficar com meu Glory to Rome antigo.

    2
  • Pes Soberbos
    1057 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos21/11/23 10:59
    Pes Soberbos » 21/11/23 10:59

    metelo::
    Raio::Existem os arquivos para fazer um PnP desse jogo.

    Ele parece ser bem bacana. O Innovattion fica muito abaixo dele? Tenho interesse no Mottainnai também, mas não é uma prioridade no momento.

    Ja joguei os 3.
    Pessoalmente a oderm de preferencia e o Glory to Rome > Innovation > Mottanai.
    Infelizmente achei que o Mottanai foi dar uma simplificada do Glory to Rome, e ai meio que nao ficou legal. Prefiri ficar com meu Glory to Rome antigo.


    Destes só joguei Innovation (que adoro), mas achei bem curiosa sua afirmação do Mottainai simplificar o Glory to Rome, já que no BGG a comunidade considera Mottainai mais pesado/complexo que Glory to Rome (3.15 x 2.93).

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436121/11/23 12:44
    excluido_74361 » 21/11/23 12:44

    Pes Soberbos::
    metelo::
    Raio::Existem os arquivos para fazer um PnP desse jogo.

    Ele parece ser bem bacana. O Innovattion fica muito abaixo dele? Tenho interesse no Mottainnai também, mas não é uma prioridade no momento.

    Ja joguei os 3.
    Pessoalmente a oderm de preferencia e o Glory to Rome > Innovation > Mottanai.
    Infelizmente achei que o Mottanai foi dar uma simplificada do Glory to Rome, e ai meio que nao ficou legal. Prefiri ficar com meu Glory to Rome antigo.


    Destes só joguei Innovation (que adoro), mas achei bem curiosa sua afirmação do Mottainai simplificar o Glory to Rome, já que no BGG a comunidade considera Mottainai mais pesado/complexo que Glory to Rome (3.15 x 2.93).

    Sei la o pq. Mas a medida de complexidade do BGG e muito mais vaga que a nota, e olha que a nota tem uma medida bem deterministaca para como o jogo deveria (em teoria) ser avaliado.
    DO BGG:


    Weight https://cf.geekdo-static.com/images/icons/silkicons/feed.png
    "Weight" isn't clearly defined. (For a while game pages described it as a "complexity rating" with a brief mouseover explanation "Community rating for how difficult a game is to understand. Lower rating (lighter weight) means easier.")
    For different people weight means different things, usually a combination of things like:

    • How complex/thick is the rulebook?* How long does it take to play?
    • What proportion of time is spent thinking and planning instead of resolving actions?
    • How hard and long do you have to think to improve your chance of winning?
    • How little luck is in the game?
    • How much technical skill (math, reading ahead moves, etc) is necessary?
    • How long does it take to learn the rules?
    • How many times do you need to play before you feel like you "get" the game?

    Etc...
    BGG uses a 5-point Weight scale:

    • Light (1)
    • Medium Light (2)
    • Medium (3)
    • Medium Heavy (4)
    • Heavy (5)

    Weight is part of the rating system.

    Pessoalmente nunca gostei dessa metrica. Por exemplo, p mim TIO e um jogo super light, mas eu tendo a focar mais em regras e mecanicas que o espaco de decisao e interacao. Tem  gente que vai pelo caminho da arvore de decisao, e sei la mais quantas maneiras de voce avaliar o pesso do jogo. 

    0
  • Jean Lopes
    106 mensagens MD
    avatar
    Jean Lopes21/11/23 12:54
    Jean Lopes » 21/11/23 12:54

    Raio:: Existem os arquivos para fazer um PnP desse jogo.

    Ele parece ser bem bacana. O Innovattion fica muito abaixo dele? Tenho interesse no Mottainnai também, mas não é uma prioridade no momento.

    Obrigado por ter lido! Eu gosto muito do innovation também, mas o Glory é bem melhor pra mim. Mottainnai está separado aqui para uma jogatina mas ainda não joguei.

    1
  • Raio
    2001 mensagens MD
    avatar
    Raio21/11/23 17:35
    Raio » 21/11/23 17:35

    Pessoal, aproveitando o tópico, alguém poderia me informar quantas cartas são de cada tipo?

    Irei fazer um PnP pra mim com os arquivos lá do BGG, mas não consegui ainda encontrar as quantidades corretas de cada carta.

    Poderiam me ajudar?

    1
  • MetalRufflez
    13 mensagens MD
    avatar
    MetalRufflez22/11/23 08:04
    MetalRufflez » 22/11/23 08:04

    Raio:: Pessoal, aproveitando o tópico, alguém poderia me informar quantas cartas são de cada tipo?

    Irei fazer um PnP pra mim com os arquivos lá do BGG, mas não consegui ainda encontrar as quantidades corretas de cada carta.

    Poderiam me ajudar?


    São 250 cartas

    - 1 Carta de Lider
    - 6 Bonus de Mercador (1 de cada material)
    - 6 Coringas/Jacks
    - 6 Mini Camps (se voce não for usar o play mat full)
    - 36 Fundações/Canteiros
    -- 6 Cascalho
    -- 6 Madeira
    -- 6 Concreto
    -- 6 Tijolo
    -- 6 Pedra
    -- 6 Marmore
    - 30 Cartas de Cascalho/Pedreiro
    -- 6 Bar
    -- 6 Castra
    -- 6 Estrada
    -- 6 Insula
    -- 6 Latrina
    - 36 Cartas de Madeira/Carpinteiro
    -- 6 Circus
    -- 6 Doca
    -- 6 Domus
    -- 6 Guindaste
    -- 6 Mercado
    -- 6 Paliçada
    - 33 Cartas de Concreto/Arquiteto
    -- 3 Aerarium
    -- 3 Anfiteatro
    -- 3 Aqueduto
    -- 3 Despensa
    -- 3 Muralha
    -- 3 Ponte
    -- 3 Senado
    -- 3 Solarium
    -- 3 Torre
    -- 3 Tribunal
    -- 3 Vomitorium
    - 30 Cartas de Tijolo/Legionario
    -- 3 Academia
    -- 3 Arcada
    -- 3 Atrium
    -- 3 Azenha
    -- 3 Castra Praetoria
    -- 3 Escola
    -- 3 Fundição
    -- 3 Portão
    -- 3 Santuario
    -- 3 Sauna
    - 33 Cartas de Marmore/Fregues
    -- 3 Assembleia da Plebe
    -- 3 Basilica
    -- 3 Escadaria
    -- 3 Estatua
    -- 3 Fonte
    -- 3 Forum
    -- 3 Forum Romanum
    -- 3 Ludus Magnus
    -- 3 Palacio
    -- 3 Templo
    -- 3 Triclinium
    - 33 Cartas de Pedra/Mercador
    -- 3 Bacchanalia
    -- 3 Catacumbas
    -- 3 Circus Maximus
    -- 3 Coliseu
    -- 3 Domus Aurea
    -- 3 Esgoto
    -- 3 Jardim
    -- 3 Posto de Vigia
    -- 3 Prisão
    -- 3 Quinta
    -- 3 Scriptorium

    3
  • ItaloRufca
    9 mensagens MD
    avatar
    ItaloRufca22/11/23 09:24
    ItaloRufca » 22/11/23 09:24

    Raio:: Pessoal, aproveitando o tópico, alguém poderia me informar quantas cartas são de cada tipo?

    Irei fazer um PnP pra mim com os arquivos lá do BGG, mas não consegui ainda encontrar as quantidades corretas de cada carta.

    Poderiam me ajudar?


    Fala amigo blz? Eu estou fazendo um print coletivo do Glory to Rome, se tiver interessado me chama q te coloco no grupo. A ideia eh fazer uma versao visando a qualidade dos componentes. Se mais alguem tiver interesse soh entrar em contato comigo

    Ahh e mto bom seu texto Jean, parabens!

    2
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