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  3. Insondável
  4. Sem clubismo. Insondável ou batllestar galática?

Sem clubismo. Insondável ou batllestar galática?

Insondável
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo28/10/23 11:37
    Groo » 28/10/23 11:37

    Tô vendo muita gente recomendar o The Thing (que realmente é muito bom), mas pelo preço que atualmente estão cobrando nele dá pra comprar o Battlestar E o Insondável. :dizzy:

    Bom, respondendo a pergunta, eu joguei ambos, Battlestar várias vezes e Insondável uma partida só. Achei a partida de Insondável muuuuito mais sem graça que as de Battlestar, sem sal mesmo.

    Não lembro exatamente quais mecânicas mudaram, talvez algumas coisas tenham até melhorado, mas a alma desse jogo são as interações sociais e a imersão temática... não falo necessariamente de conhecer a série (mais da metade das pessoas com quem joguei não conhecia e adorou o Battlestar), falo do "porquê" e do "como" as coisas acontecem e cada um faz o que faz durante a partida. No Insondável a temática ficou frouxa, os personagens sem graça, o plot central perdeu todo o peso (em Battlestar estamos tentando salvar tudo o que resta da humanidade, né... é "épico"), tudo isso afeta diretamente na parte social do jogo: os blefes são mais sem graça, o clima de desconfiança na mesa é bem menor, a adrenalina na partida do Insondável não chegou nem perto da que rola nas de Battlestar.

    Como eu disse, joguei apenas 1 partida, pode ser que jogando outras eu mude de opinião, mas por tudo o que expliquei acima acho muito pouco provável... 

    PS: Se optar pelo Battlestar, basta uns 10 minutinhos explicando o início da série e como fomos parar ali, na última astronave de combate escoltando o que resta da humanidade, que já é o suficiente para todos que não conhecem a série entrarem no clima épico do jogo. ;)

    2
  • Thiago vilela
    142 mensagens MD
    avatar
    Thiago vilela31/10/23 21:17
    Thiago vilela » 31/10/23 21:17

    Fassarella::Dos dois só joguei o Beto e achei muito desbalanceado para os robôs kkkk não foi o questionamento, mas nessa pegada eu concordo com a galera de cima e também prefiro o The Thing xD

    Mas seguindo essa lógica de desbalanceamento, eu percebi que é extremamente difícil dos humanos vencerem o jogo em the thing. Pelo menos foi o que eu pude ver vendo algumas partidas de diferentes criadores de conteúdo. Tá certo que as regras do jogo são: Se você virou um alien nem que seja na última partida e os aliens vencerem o jogo você também venceu. Eu acho um pouco frustante o cara lutar a partida toda como um humano e no final virar um alien e se considerar vencedor se os aliens vencerem. Não sei, talvez eu tenha perdido algo no caminho mas achei meio que um arranjado pra não ter eliminação de jogadores mesmo quando a criatura absorve um humano. RS...
    Nos outros jogos com traidores, quase sempre um traidor é um traidor e mocinhos são mocinhos. 

    1
  • Thiago vilela
    142 mensagens MD
    avatar
    Thiago vilela31/10/23 21:33
    Thiago vilela » 31/10/23 21:33

    Pes Soberbos::
    patrickbnu::tema: battlestar 
    mecânica: indiferente, mas pendendo pro lado insondável (mais novo)
    preço: insondável

    vê aí qual dos fatores pesa mais e tens a resposta.

    o battlestar tem 3 expansões, algo que possa ser considerado (se o preço não for problema, pq elas são bem inacessíveis) 


    Pois é, e por tudo que já li, mecanicamente o Insondável foi o resultado do que se considerou como a melhor consolidação do BSG base e suas expansões.
    Então eu diria, sem nenhuma autoridade e com grandes chances de estar falando merda, que o BSG somente valeria a pena se a galera que vai jogar é realmente fã da série.
    - BSG é uma raridade e, quando acha pra comprar, é usado e pelo valor de um rim;
    - Mecanicamente o Insondável é o BSG com mecânicas atualizadas (já considerando expansões). Mais moderno.

    Pois é, quando eu fiz esse tópico eu disse que os dois estavam mais ou menos o mesmo valor( disse iso com base no que eu vi assim que o insondável foi lançado) muitos batllestars  apareceram a venda por preços muito abaixo do que eram praticados até então.vi cópias de battlestar sendo vendidas até mesmo abaixo dos 500,00, mas hoje 31/10/23 só tem uma cópia a venda e na casa dos 900,00. Ou seja, se fosse pra eu comprar um dos dois hoje seria o insondável. Mas o tópico continua pra quem não vê problema em gastar quase o dobro em um usado ou caso apareça alguns exemplares com valores próximos ao insondável.
    Detalhe: ainda não existem (pelo menos eu não vi) cópias usadas do insondável a venda, aí tende a desbalancear ainda mais o preço entre os dois e a chance da pessoa escolher o insondável.

    0
  • Thiago vilela
    142 mensagens MD
    avatar
    Thiago vilela31/10/23 22:11
    Thiago vilela » 31/10/23 22:11

    Groo::Tô vendo muita gente recomendar o The Thing (que realmente é muito bom), mas pelo preço que atualmente estão cobrando nele dá pra comprar o Battlestar E o Insondável. :dizzy:

    Bom, respondendo a pergunta, eu joguei ambos, Battlestar várias vezes e Insondável uma partida só. Achei a partida de Insondável muuuuito mais sem graça que as de Battlestar, sem sal mesmo.

    Não lembro exatamente quais mecânicas mudaram, talvez algumas coisas tenham até melhorado, mas a alma desse jogo são as interações sociais e a imersão temática... não falo necessariamente de conhecer a série (mais da metade das pessoas com quem joguei não conhecia e adorou o Battlestar), falo do "porquê" e do "como" as coisas acontecem e cada um faz o que faz durante a partida. No Insondável a temática ficou frouxa, os personagens sem graça, o plot central perdeu todo o peso (em Battlestar estamos tentando salvar tudo o que resta da humanidade, né... é "épico"), tudo isso afeta diretamente na parte social do jogo: os blefes são mais sem graça, o clima de desconfiança na mesa é bem menor, a adrenalina na partida do Insondável não chegou nem perto da que rola nas de Battlestar.

    Como eu disse, joguei apenas 1 partida, pode ser que jogando outras eu mude de opinião, mas por tudo o que expliquei acima acho muito pouco provável... 

    PS: Se optar pelo Battlestar, basta uns 10 minutinhos explicando o início da série e como fomos parar ali, na última astronave de combate escoltando o que resta da humanidade, que já é o suficiente para todos que não conhecem a série entrarem no clima épico do jogo. ;)

    Pro meu gosto o tema espacial me segura mais, ainda mais com esse tema todo, então eu tenho certeza que se eu assistir a série a minha avaliação deixará de ser isenta. Talvez o que falte pro insondável é um filme ou série de sucesso com o tema do jogo. Eu acho que a grande inovação do insondável é a mecânica que vai deixando as criaturas pra trás do barco a cada avanço do barco. Isso realmente ficou bem legal, mas não sei até aonde deixa o jogo mais fácil ou mais difícil. Pelo que eu vi os jogadores podem ganhar um respiro bem antes do salto da nave/barco.  Uma coisa que me incomodou no insondável foi a possibilidade de dois tipos de traidores, cada um com sua particularidade podendo chegar até três em uma partida com 6 jogadores, a pergunta que fica é? O jogo já não é difícil o suficiente por si só pra ter que colocar três traidores numa partida de 6 pessoas. Um ou dois não seriam suficiente? Se mesmo com tudo isso ainda dizem que o Battlestar era bem mais desbalanceado a favor dos traidores eu pergunto se vale a pena você jogar um jogo de horas se você sabe que se sair do lado dos mocinhos a partida está praticamente perdida pra você? 

    0
  • Pes Soberbos
    1113 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos31/10/23 23:35
    Pes Soberbos » 31/10/23 23:35

    Thiago vilela::
    Groo::Tô vendo muita gente recomendar o The Thing (que realmente é muito bom), mas pelo preço que atualmente estão cobrando nele dá pra comprar o Battlestar E o Insondável. :dizzy:

    Bom, respondendo a pergunta, eu joguei ambos, Battlestar várias vezes e Insondável uma partida só. Achei a partida de Insondável muuuuito mais sem graça que as de Battlestar, sem sal mesmo.

    Não lembro exatamente quais mecânicas mudaram, talvez algumas coisas tenham até melhorado, mas a alma desse jogo são as interações sociais e a imersão temática... não falo necessariamente de conhecer a série (mais da metade das pessoas com quem joguei não conhecia e adorou o Battlestar), falo do "porquê" e do "como" as coisas acontecem e cada um faz o que faz durante a partida. No Insondável a temática ficou frouxa, os personagens sem graça, o plot central perdeu todo o peso (em Battlestar estamos tentando salvar tudo o que resta da humanidade, né... é "épico"), tudo isso afeta diretamente na parte social do jogo: os blefes são mais sem graça, o clima de desconfiança na mesa é bem menor, a adrenalina na partida do Insondável não chegou nem perto da que rola nas de Battlestar.

    Como eu disse, joguei apenas 1 partida, pode ser que jogando outras eu mude de opinião, mas por tudo o que expliquei acima acho muito pouco provável... 

    PS: Se optar pelo Battlestar, basta uns 10 minutinhos explicando o início da série e como fomos parar ali, na última astronave de combate escoltando o que resta da humanidade, que já é o suficiente para todos que não conhecem a série entrarem no clima épico do jogo. ;)

    Pro meu gosto o tema espacial me segura mais, ainda mais com esse tema todo, então eu tenho certeza que se eu assistir a série a minha avaliação deixará de ser isenta. Talvez o que falte pro insondável é um filme ou série de sucesso com o tema do jogo. Eu acho que a grande inovação do insondável é a mecânica que vai deixando as criaturas pra trás do barco a cada avanço do barco. Isso realmente ficou bem legal, mas não sei até aonde deixa o jogo mais fácil ou mais difícil. Pelo que eu vi os jogadores podem ganhar um respiro bem antes do salto da nave/barco.  Uma coisa que me incomodou no insondável foi a possibilidade de dois tipos de traidores, cada um com sua particularidade podendo chegar até três em uma partida com 6 jogadores, a pergunta que fica é? O jogo já não é difícil o suficiente por si só pra ter que colocar três traidores numa partida de 6 pessoas. Um ou dois não seriam suficiente? Se mesmo com tudo isso ainda dizem que o Battlestar era bem mais desbalanceado a favor dos traidores eu pergunto se vale a pena você jogar um jogo de horas se você sabe que se sair do lado dos mocinhos a partida está praticamente perdida pra você? 


    Sobre o Insondável, que é o que eu conheço, vejo esse ponto da seguinte forma: 

    O jogo por si só funciona como um player do time dos híbridos, pois o jogo está o tempo todo enfiando crises e ferrando os humanos.
    Já o cultista entra pra equilibrar as coisas em um jogo com número par de jogadores, já que este vai ficar naquela corda bamba, ajudando e atrapalhando.

    Então, por exemplo:

    Em um jogo com 4p, sob o ponto de vista de equilíbrio, é como se fosse 5p (o jogo + 2 humanos + 1 híbrido + 1 cultista).

    Ou seja, em 4p, ficaria (2 x 2) + 1 neutro.
    (2 humanos x (híbrido+o jogo)) + 1 cultista).

    Em 5p, ficaria 3 x 3.
    (3 humanos x (2 híbridos+o jogo)).
    Sem cultista.

    Em 6p seria a mesma coisa que em 4p, mas aqui ficaria (3 x 3) + 1 neutro.
    (3 humanos x (2 híbridos+o jogo) + 1 cultista).
    Novamente o cultista entra como um neutro pra manter o equilíbrio.

    Então eu vejo o cultista como uma gambiarra pro jogo rodar bem em partidas com número par de jogadores.

    Dito isso, pra evitar a gambiarra (jogar de cultista é uma bosta), o ideal é jogar em 5p.

    Gostaria de saber se no BSG tem alguma gambiarra parecida pra jogar em número par de jogadores.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436101/11/23 08:44
    excluido_74361 » 01/11/23 08:44

    Pes Soberbos::
    Thiago vilela::
    Groo::Tô vendo muita gente recomendar o The Thing (que realmente é muito bom), mas pelo preço que atualmente estão cobrando nele dá pra comprar o Battlestar E o Insondável. :dizzy:

    Bom, respondendo a pergunta, eu joguei ambos, Battlestar várias vezes e Insondável uma partida só. Achei a partida de Insondável muuuuito mais sem graça que as de Battlestar, sem sal mesmo.

    Não lembro exatamente quais mecânicas mudaram, talvez algumas coisas tenham até melhorado, mas a alma desse jogo são as interações sociais e a imersão temática... não falo necessariamente de conhecer a série (mais da metade das pessoas com quem joguei não conhecia e adorou o Battlestar), falo do "porquê" e do "como" as coisas acontecem e cada um faz o que faz durante a partida. No Insondável a temática ficou frouxa, os personagens sem graça, o plot central perdeu todo o peso (em Battlestar estamos tentando salvar tudo o que resta da humanidade, né... é "épico"), tudo isso afeta diretamente na parte social do jogo: os blefes são mais sem graça, o clima de desconfiança na mesa é bem menor, a adrenalina na partida do Insondável não chegou nem perto da que rola nas de Battlestar.

    Como eu disse, joguei apenas 1 partida, pode ser que jogando outras eu mude de opinião, mas por tudo o que expliquei acima acho muito pouco provável... 

    PS: Se optar pelo Battlestar, basta uns 10 minutinhos explicando o início da série e como fomos parar ali, na última astronave de combate escoltando o que resta da humanidade, que já é o suficiente para todos que não conhecem a série entrarem no clima épico do jogo. ;)

    Pro meu gosto o tema espacial me segura mais, ainda mais com esse tema todo, então eu tenho certeza que se eu assistir a série a minha avaliação deixará de ser isenta. Talvez o que falte pro insondável é um filme ou série de sucesso com o tema do jogo. Eu acho que a grande inovação do insondável é a mecânica que vai deixando as criaturas pra trás do barco a cada avanço do barco. Isso realmente ficou bem legal, mas não sei até aonde deixa o jogo mais fácil ou mais difícil. Pelo que eu vi os jogadores podem ganhar um respiro bem antes do salto da nave/barco.  Uma coisa que me incomodou no insondável foi a possibilidade de dois tipos de traidores, cada um com sua particularidade podendo chegar até três em uma partida com 6 jogadores, a pergunta que fica é? O jogo já não é difícil o suficiente por si só pra ter que colocar três traidores numa partida de 6 pessoas. Um ou dois não seriam suficiente? Se mesmo com tudo isso ainda dizem que o Battlestar era bem mais desbalanceado a favor dos traidores eu pergunto se vale a pena você jogar um jogo de horas se você sabe que se sair do lado dos mocinhos a partida está praticamente perdida pra você? 


    Sobre o Insondável, que é o que eu conheço, vejo esse ponto da seguinte forma: 

    O jogo por si só funciona como um player do time dos híbridos, pois o jogo está o tempo todo enfiando crises e ferrando os humanos.
    Já o cultista entra pra equilibrar as coisas em um jogo com número par de jogadores, já que este vai ficar naquela corda bamba, ajudando e atrapalhando.

    Então, por exemplo:

    Em um jogo com 4p, sob o ponto de vista de equilíbrio, é como se fosse 5p (o jogo + 2 humanos + 1 híbrido + 1 cultista).

    Ou seja, em 4p, ficaria (2 x 2) + 1 neutro.
    (2 humanos x (híbrido+o jogo)) + 1 cultista).

    Em 5p, ficaria 3 x 3.
    (3 humanos x (2 híbridos+o jogo)).
    Sem cultista.

    Em 6p seria a mesma coisa que em 4p, mas aqui ficaria (3 x 3) + 1 neutro.
    (3 humanos x (2 híbridos+o jogo) + 1 cultista).
    Novamente o cultista entra como um neutro pra manter o equilíbrio.

    Então eu vejo o cultista como uma gambiarra pro jogo rodar bem em partidas com número par de jogadores.

    Dito isso, pra evitar a gambiarra (jogar de cultista é uma bosta), o ideal é jogar em 5p.

    Gostaria de saber se no BSG tem alguma gambiarra parecida pra jogar em número par de jogadores.

    E a mesma coisa. Tem o sympatizer para numeros pares. a mecanica veio direto do BSG

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