Bem, vou focar nos dois, o Agrícola e o Le Havre e espero que tire as suas dúvidas, mas de antemão se sentir na minha abordagem uma tendência ao Le Havre não estranhe, pois é o meu predileto do Uwe Rosenberg, tanto pelo tema quanto pela elegância de sua mecânica e jogabilidade, tenho até amigos que dizem não gostar muito do Uwe, pois veem muita semelhança entre seus jogos, utilizando o termo "jogou um jogou quase todos", eu discordo.
Acho ambos semelhantes em termo de peso, pois são medianos em termos de regras e possuem uma profundidade estratégia parecidas (para não dizer iguais), porém apesar do Le Havre ter um pouco mais de detalhes nas regras, acho ele mais elegante que o Agrícola, mas isso não pesa nem em melhor ou pior para ambos.
Provavelmente, a questão do fator replay (ou rejogabilidade) tende a pesar para o lado do Agrícola, devido ao seu sistema próprio de ações utilizando as cartas, e concordo que a rejogabilidade realmente é maior nele, no entanto, mais uma vez não sei se isso é algo que me faria escolher primeiro o Agrícola.
Nisso, minha posição não parecendo tender nem para um lado ou outro até agora, acredito que qualquer um dos dois é uma excelente aquisição, se puder adquira os dois. Mas se não puder e (considerando apenas o mercado nacional), observando em duas situações, caso ocorra:
1º) eu iria de Agrícola inicialmente pelo fato de já ter para vender (caso ja queira comprar), visto que pode comprar esse e depois juntar o dinheiro para comprar o Le Havre.
2°) Mas se fosse para escolher quando os dois estivessem no mercado com certeza eu escolho o Le Havre (agora a perspectiva é totalmente pessoal e tendenciosa). Acho um jogo mais elegante, mais divertido e a sensação de desenvolvimento de seu jogo é mais presente (pelo menos para mim), nenhum dos dois são amigáveis a novos jogadores e com certeza um novato irá perder, mas no le Havre terá uma sensação de desenvolvimento melhor. As possibilidades estratégias do Le Havre para mim são excelente no sentido do planejamento, pois todas as informações estão ali abertas, no agrícola há um pouco mais de caos (mas isso não significa sorte). E também gosto muito do sistema de "pegar um produto, transforma-lo para comprar um prédio que irá transformar outro produto ou combar com algumas ações", acho isso muito legal.
Mas assumo que é difícil escolher entre um dos dois, eles fazem parte dos meus jogos top 6, junto com Brass, Terra Mystica e Ora Et Labora e Caylus (sim, só clássicos
)