Trajan - regras para maior interação
versão de testes 1/10/2023 por Patanga Cordeiro
agradecemos se testarem e tiverem melhorias que possam ser somados aqui
"Play joyfully
When you play."
--Sri Chinmoy
Seventy-Seven Thousand Service-Trees, part 22
Nas ações abaixo, onde pode haver negociação, tudo pode ser trocado: cartas de mercadoria, pontos, votos no senado no fim da rodada, tiles de demanda popular, ações extra, favores futuros em contratos verbais, trabalhadores, etc...
Comércio: o jogador pode fazer trocas das cartas na mão com os outros jogadores. A troca pode envolver as outras formas descritas acima, contanto que tenha ao menos uma carta envolvida de um dos lados.
Conquista: se um líder e um legionário forem colocados num país com apenas um líder ou apenas um legionário de outro jogador, este líder ou legionário volta para o local de início (Itália). Se houver um líder e um legionário do oponente no local, um líder de outro jogador não pode entrar naquele país.
Senado: ao fim da rodada, antes de atender as demandas:
a) populismo: você pode gastar um pão para ganhar três votos no fim da rodada.
b) ameaça: você pode gastar um gladiador (atentado) para fazer outro jogador retroceder um passo no senado (perdendo também os pontos). Se ele também gastar um gladiador (guarda-costas), ele não precisa retroceder.
c) jogos olímpicos: se gastar uma chama olímpica, você pode trocar a posição do segundo lugar na votação final no senado com o terceiro ou quarto jogador, podendo ser você ou outros jogadores.
Fórum: você pode perder um ponto para pegar uma carta de cada jogador (incluindo você), escolher uma para si e distribuir o restante de volta aos jogadores aleatoriamente.
Construção: um jogador que cerque com seus construtores 1, 2 ou 3 tiles num dos cantos do tabuleiro de construção, sem nenhum outro jogador nessa área cercada, pode cobrar pedágio para alguém passar por sua linha de construtores. Outros jogadores precisam pagar a você algo que escolha para poder pegar colocar um construtor num espaço que você ocupe adjacente a esses tiles cercados. Se não houver consenso, eles pagam um ponto a você e colocam o construtor onde desejam.
Trajano: você pode perder um ponto para fazer um bônus de trajano de outro jogador andar uma casa (contando apenas casas vazias) no sentido horário ou antihorário.