Novo no Jogo? – Por Marcelo Groo
Review de “Zombicide Season 2 – Toxic City Mall” que nós estreamos por aqui essa semana. =)
PS: Esses textos e fotos foram publicados no meu facebook, no álbum “Gruta do Groo” (a joga que rola semanalmente aqui em casa), estou apenas transcrevendo para cá.
Gruta #162 (05/11/2013)
Zombicide Season 2 – TOXIC CITY MALL
Dando continuidade às estréias do “Zombicide Season 2″, essa semana rolou a expansão TOXIC CITY MALL aqui na Gruta! =)
A Toxic é a primeira expansão grande do Zombicide, também financiada pelo Kickstarter no mesmo pacote da Prison Outbreak. Com uma caixa quase do tamanho da dos jogos base, a Toxic City Mall traz mais 4 personagens (survivors/zombivors), os 6 zombivors dos personagens do primeiro Zombicide, 4 tiles do Shopping (frente/verso), os zumbis tóxicos, e mais um monte de tokens e regras novas. =D
Além da produção impecável (como sempre), a expansão promete dificultar um pouco a vida dos jogadores… Mesmo antes de testá-la já dá para sacar que os novos zumbis tóxicos são perigosíssimos, já que se forem eliminados à curta distância (corpo-a-corpo) causam 1 wound no atacante. Os tiles do shopping também parecem bem difíceis, com muitas salinhas apertadas e zonas de movimentação (alamedas) bem menores que as tradicionais zonas de ruas. Até mesmo as missões do manual de regras parecem elevar a dificuldade do jogo, com várias delas indicando uma duração bem alta… uma delas chega a indicar 5 horas de jogo!!! (não sei se é verdade ou se é erro do manual, mas obviamente não nos atrevemos a testar essa…) =)
Enfim, a Toxic promete, e eu, LePe, Manique, Eduardo e Guilherme nos reunimos aqui hoje para comprovar isso… A seguir eu vou falar um pouco sobre como foi a nossa partida, como funcionam os novos zumbis, regras, etc.
TOXIC CITY MALL
Missão: M05 – MALL RAID
SURVIVORS:
. Groo: Elsa (do Toxic City Mall);
. LePe: Derek (do Toxic City Mall);
. Manique: Rick (Jason Statham, em Crank);
. Eduardo: Raoul (do Toxic City Mall);
. Guilherme: Lea (Wichita, do Zombieland);
Ainda traumatizados pela moleza que foi a partida de Prison Outbreak na semana passada, decidimos pegar o mais pesado possível dessa vez… escolhemos a missão “Mall Raid” para jogar (com mapa de 9 tiles e 180 minutos de duração), juntamos com o Zombicide básico (com as boas e velhas panelas, nada de cassetetes!!!), colocamos os zombie dogs, retiramos 3 dos seis dog companions do deck, e jogamos sem a regra dos zombivors.
A única decepção ficou por conta das barricadas… eu estava bem ansioso para testá-las, mas ao ler as regras constatamos que as barricadas não podem ser usadas em qualquer cenário: elas tem que constar no mapa da missão, e apenas podem ser construídas nos locais indicados no mapa. Ok, ok, escolhemos uma missão que tinha barricadas no mapa, mas após tudo montado fomos ler as regras da missão e as barricadas funcionavam como portas comuns… deviam ser arrombadas e não podiam ser reconstruídas. Ou seja, nada de testar barricadas dessa vez… =/
Na Mall Raid nós temos que pegar os dois Assaul Rifles nos prédios externos, depois entrar no shopping (que é enorme!!!), resgatar os personagens presos lá dentro (mais 1 personagem por jogador), pegar as chaves dos carros de polícia em uma extremidade do shopping, as chaves do pimp mobile na outra extremidade, e fugir utilizando os carros. Detalhe: ninguém pode morrer!!! O.o
PS: Nós utilizamos a galera do Zombicide básico para os personagens presos dentro do shopping, mas para dar mais graça colocamos todos eles como zombivors. =)
E… LET’S GET IT ON !!! Hora de matar zumbi tóchico!!!!! =D
E cara… que pé no saco que são aqueles zumbis tóxicos!!!!! Mamãe já dizia para manter distância dos tóchicos, lembra? Pois é… sábia mamãe… Já no primeiro prédio um fatty tóxico colou na gente, e sem armas que matassem fatties à distância (eles só morrem com dano 2) o jeito foi ficar gastando 2 ações para ficar fugindo dele… =/
Enfim, apesar do sr. mosca de padaria na nossa cola, a turminha de fora do shopping foi progredindo lentamente… pegamos os dois rifles de assalto, enfrentamos um monte de zombie dogs, matamos alguns toxic walkers (mais tranquilinhos, pois morrem com dano 1), e finalmente nos agrupamos na entrada do shopping, que nesse momento estava mais apinhado que Barra Shopping em véspera de Natal! (só que de zumbis, é claro!)
E agora meu amigo, quem tem c* de arrombar essa porta???!!! O.o
O clima era de tensão, com Elsa-Groo, Derek-LePe, Raoul-Eduardo, Lea-Guilherme e Rick-Manique (esse rimou) disputando na purrinha quem arrombaria as portas do shopping lotado de zumbis!!! O.o
Pressionados pelos fatties tóxicos que se aproximavam pela rua, nossos heróis desistiram da purrinha e pediram por um voluntário! Eis que Raoul-Eduardo grita: “Eu tenho c*!!! Eu vou!!!“. E em meio aos aplausos e assovios de seus companheiros, ele foi mesmo, e como foi!!! TUDO ERRADO EDUARDO!!!(ainda rimou de novo essa bagaça!)
Raoul-Eduardo arrombou as portas do shopping deparando-se com mais de 10 zumbis atrás delas, e ao invés de fuzilá-los com um dos rifles de assalto resolveu pegar uma serra elétrica e partir pra dentro, mostrando que tem muito c*, mas bem pouco cérebro!!!
O final foi triste… vocês querem mesmo saber? =/
Ok, vocês que pediram… Raoul-Eduardo matou alguns zumbis, mas não o suficiente para que pudesse mover-se para uma área segura… bem à sua frente, 6 zombie dogs eram a certeza de uma morte trágica na próxima ativação dos zumbis. Restou aos demais heróis a difícil decisão: entrariam no shopping para tentar salvar Raoul-Eduardo, ou fuzilariam Raoul-Eduardo para poderem então matar os zumbis restantes??? O.o
Nessas horas ser bonzinho é uma m****… enfim, todos entraram para tentar salvar o Sr. Tenho C*, e no fim da rodada todos morreram (heroicamente, pelo menos), exceto Lea-Guilherme, que tinha slippery e se mandou dali… =/
Mas o jogo ainda não havia acabado… Lea-Guilherme alcançou a sala onde os personagens zombivors estavam presos, destruiu as barricadas e os libertou!!! lol lol lol lol lol
A nova configuração ficou:
. Groo: Zombie Josh;
. LePe: Zombie Amy;
. Manique: Zombie Phil;
. Eduardo: Zombie Ned;
. Guilherme: Zombie Wanda e Lea (ainda viva!);
Com todo mundo de volta ao jogo, ainda haviam esperanças… poucas, pois os novos personagens começam sem nenhum equipamento (nem uma panelinha sequer!!!) e o interior do shopping é punk, punk demais!!! As áreas das alamendas são menores e, enquanto se movem, os zumbis vão se dividindo mais e mais, praticamente uma divisão a cada movimento. Grave, muito grave, principalmente se acabarem os zumbis do estoque… E foi o que aconteceu. =/
Resumindo: em 1 única rodada os zumbis do estoque acabaram e a cada divisão todos os walkers reativavam, movendo-se e dividindo-se novamente, gerando novas reativações, e novas reativações, e novas reativações, até que dezenas e dezenas de walkers invadiram a sala em que estávamos e nos mataram, todos… THE END. O.o
Tenso, tenso… QUE BOM!!!! =D
A Toxic City Mall mostrou-se beeeeem mais difícil que a Prison Outbreak, o que é ótimo, pois traz novos desafios aos fãs do Zombicide. A expansão tem os zumbis tóxicos, que são realmente perigosos (bem mais que os berserkers), e principalmente: seus mapas dificultam o jogo ao invés de facilitá-lo, como acontece com as portas giratórias da Prison.
Enfim, ficou a vontade de jogar novamente a missão, repensar as estratégias, tentar coisas diferentes, etc, justamente o oposto do que aconteceu quando jogamos a Prison Outbreak… O que só prova que jogo cooperativo tem que ser DIFÍCIL, se for fácil perde a graça!
Valeu!
Groo
Marcelo “Groo” Medeia é programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca… enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e agora escreve umas besteiras para você, que está começando nesse mundo dos Jogos Modernos. Seja bem vindo, padawan…