Por Thiago Leite
Gran Circo é um jogo brasileiro desenvolvido pelo Marcos Macri, belamente ilustrado por Diego Sanchez e publicado pela MS jogos. É um jogo onde cada jogador assume o papel de um dono de circo, e precisa gerenciar seu dinheiro, seus talentos, infraestrutura, além da propaganda, com o objeto de realizar 2 espetáculos grandiosos em 4 turnos.
Ganha o jogador que somar mais pontos. Gran Circo é um jogo rápido, aproximadamente 10 minutos por jogador. Ele possui regras simples e arte muito atrativa. Cada jogador recebe um mini-tabuleiro (fino, porém resistente) e um cubo (único do jogo) para contabilização dos pontos! Além disso, cada tabuleiro já vem com a sequencia de fases do turno, isso ajuda muito os jogadores.
Além da régua de pontos cada tabuleiro possui espaços para as propagandas, parceiros, melhorias e barracas do seu circo. Um detalhe legal, cada tabuleiro tem um nome diferente para seu circo, detalhezinho que não muda o jogo, mas é um bônus de imersão maior!
Além de um tabuleiro e referencia dos “poderes” dos parceiros, há o tabuleiro central (ou picadeiro) onde ficam as melhorias, barracas e propagandas que poderão ser compradas neste turno, além de possuir espaços para os talentos entrarem para seu circo, cada lateral do picadeiro tem uma das cores de cada um dos jogadores.
Cada turno se divide em três fases:
1) Arrecadar dinheiro da escola de circo, receber talentos “prata da casa” e escolher parceiros
2) Distribuir talentos,
3) Comprar melhorias, propagandas ou barracas.
Destrinchando rapidamente:
1) cada jogador recebe três fichas de artistas, cada um tem um número associado ao talento dele, e este número também é somado junto com os artistas de sua mão, e uma tabela simples mostra quanto de dinheiro você terá neste turno ( variando de 5 a 7 de dinheiro por turno). Após isso, o jogador escolhe os parceiros, que fazem diversas coisas como, segurar uma prata da casa, “roubar” um artista oferecido a outro circo, comprar com desconto, contração de graça da cooperativa (parceiros são renovados todo turno).
2) nesta fase você deve distribuir suas três peças para qualquer outro circo, exceto se tiver um parceiro que lhe permita colocar em seu tabuleiro UM e apenas um de seus talentos.
3) compra-se melhorias que dão menores pontos e precisam de uma certa atração para funcionar (como uma moto extra entrando no globo da morte, não adiantaria, por exemplo ter a moto extra, sem ter o globo da morte…) porém são duradouros; propagandas te dão mais pontos porém são mais caras, e precisam ser renovadas! Finalmente temos as barracas que dão pontos e dinheiro (somente no espetáculo) e também devem ser renovadas. Ainda tem a opção de contratar um talento da cooperativa.
No final dos turnos pares (2º e 4º) ocorrem os espetáculos (onde ganha pontos e dinheiro das barracas!)
Thiago Leite com Marcos Macri
O jogo flui e o tempo entre cada jogador é mínimo, não tendo problema em esperar ações dos outros jogadores! No final do 4º turno (ou 2º espetáculo) o jogo termina!
Qualidade dos componentes: Os originais vieram com um defeito de descolamento da película, porém quem compra o jogo recebe um kit de tiles adicional sem este problema (quem comprou o jogo antes disso, recebeu em casa sem nenhum custo, provando duas coisas: fazer jogo no Brasil é muito complicado e que o pessoal da MS é muito profissional).
Thiago Leite com Diego Sanchez
Os componentes novos são muito bem feitos, resistentes e grossos, bem cortados, ótima qualidade! Apesar de um lado não ter nada impresso, nenhuma peça é confundida com a outra, graças ao tamanho diferente, e naqueles com tamanho igual, as costas são ou pretas ou brancas, facilitando o setup. As moedas de plástico cumprem bem o papel, sendo de duas cores (branca valendo 1 e amarela valendo 3). Nas mãos elas ficam passeando pelos dedos como fichas de poker!
O tema pode não agradar logo de cara, confesso que foi meu caso, porém a mecânica é bem fundamentada, e acaba roubando a cena, o que foi pra mim o diferencial. A arte do jogo ajuda a chamar mais gente, além de aumentar a imersão. Considero este jogo leve para média, uma partida já esclarece muito, e a partir da segunda todos conseguem traçar alguma estratégia.
Gran Circo é um bom jogo de iniciação, podendo ser jogado por pessoas que não estão acostumadas com jogos densos. O tema nos leva a uma nostalgia agradável. Mesmo parecendo um tema não adulto, não se iluda pela arte cartunesca, o jogo é realmente a visão de um administrador de circo. E nada infantilizado!