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Tabannusi: Builders of Ur é mais uma série de jogos da Board & Dice começando com 'T', que inclui clássicos como
Tzolk'in: O Calendário Maia,
Tawantinsuyu: O Império Inca,
Teotihuacan: City of Gods,
Tekhenu: Obelisco do Sol e
Tiletum.
É uma colaboração entre o designer italiano Daniele Tascini e David Spada, com arte de Zbigniew Umgelter e Aleksander Zawada. Apesar de fazer parte dos jogos da série ‘T’, proporciona uma experiência de jogo bem diferente dos demais títulos da série, com interação mais direta entre os jogadores.
Em
Tabannusi, os 1-4 jogadores assumem o papel de arquitetos mesopotâmicos que viajam com os seus assistentes entre cinco distritos diferentes. Em três dos bairros, considerados comuns, podemos iniciar projetos, construir edifícios segundo projetos previamente traçados ou embelezar com magníficos jardins suspensos. Também podemos construir casas no distrito portuário ou reivindicar um navio. Geralmente representam comércio, com navios fornecendo habilidades e/ou bônus interessantes. Também podemos construir casas no distrito de Zigurat que ajudarão a aumentar a pontuação.
Este é um jogo de sorteio de dados com um mecanismo de seleção de ações muito interessante, no qual ao iniciarmos o nosso turno, precisamos sortear um dado. O número na face do dado determina em qual distrito será nossa próxima ação e o dado então se torna um recurso.
Tabannusi tem um tabuleiro movimentado e muita coisa acontecendo. Também há muita interação direta do jogador, inclusive durante algumas ações. Por exemplo, ao construir um edifício num distrito comum, você pode usar os projetos de outros jogadores, embora eles ganhem um benefício quando você fizer isso. O processo de construção em várias etapas e os elementos interativos envolvidos adicionam uma camada de complexidade ao jogo: quando as ações exigem várias etapas, pode ser muito fácil perder uma etapa, por isso os jogadores precisam estar atentos.

Cada distrito começa com um número de dados num barco relativo ao número de jogadores. À medida que você navega pelos diferentes distritos para escolher dados e realizar ações, eles são reduzidos. Quando um jogador escolhe o último, isso aciona a pontuação daquele distrito. Compreender como a pontuação é desencadeada é crucial porque existem apenas quatro fases de pontuação antes da pontuação final, nas quais cada distrito é pontuado mais uma vez. Isto torna o timing muito importante, não só para maximizar as oportunidades de pontuação, mas também porque quando um distrito é pontuado, todos os jogadores perdem os recursos da cor associada a esse distrito. Eles são recompensados e isso pode funcionar na estratégia do jogador, mas pode prejudicar seus objetivos de longo prazo se você for pego de surpresa.

Cada jogador tem seu próprio tabuleiro individual que contém as casas que podem construir ao longo do jogo, com vários bônus à medida que são liberadas. Há também uma área de armazenamento de peças de caixotes que os jogadores podem adquirir durante o jogo. Eles são usados como recursos e invertidos, mas também podem ser revertidos durante o jogo para reutilização.
Tabanussi é uma entrada sólida para a série. Pode ser assustador ensinar e, inicialmente, parecer opressor, mas se os jogadores estiverem dispostos a dedicar tempo à repetição das partidas, ele fica muito satisfatório.
Review by Rui Marques
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Traduzido*** por
Vania Telles
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