Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Dungeons & Dragons (5th Editio...
  4. O Popular e o Descaso.

O Popular e o Descaso.

Dungeons & Dragons (5th Edition) - D&D Starter Set Rulebook
  • storum
    1127 mensagens MD
    avatar
    storum09/10/23 08:19
    storum » 09/10/23 08:19

    iuribuscacio::
    storum::Quem vê pensa que tudo gira dentro de uma caixinha pequena e isso se deveria se resumir no hobby brasileiro né filhão ? Quero ver vc pagar 40 reais em um zombicide com kilos e kilos de componentes de plastico ou algum outro jogo, etc. Não, as empresas entenderam o mercado sim, muitos jogos euros não se resumem a uma caixinha de 40 reais...Todo jogo tem o seu devido custo de produção e isso vem la de fora, se as editoras vendem um jogo de caixa grande por valor X/Y, é porque temos ainda pessoas interessadas nesse tipo de produto.
    Pega um hobbysta viciado em Arkham horror card game de 400 reais cada jogo e manda ele trocar por um saboteur ou entre linhas, pelo amor hein, kkkkk
    O foco da papergames é outro, exclusivamente linha pocket, diferente das demais, se a Papergames começasse a explorar o lado de bgs com caixas maiores, o resultado seria o mesmo das atuais editoras, preços acima dos 400 ou 600 reais, preços ditados em dolares la fora, e seria mais uma editora que seria atacada constamente pelos preços dos boardgames assim como as demais. A Galapagos assim como outras editoras não tem " autorização " pra mudar um tamanho de caixa por exemplo e baratear custos de produção final, isso é estritamente controlado pela editora gringa responsável, bem como seus devidos preços no mercado internacional, some-se isso o nosso bonus em carga de tributação. Existem parametros internacionais das editoras, e vc se compromete a seguir já no contrato de autorização e distribuição.
    Nem todo jogo caro é ruim e nem todo jogo barato é bom...

    PedroMVM::
    Cara, eu e o Iuri estávamos falando de jogos baratos para pessoas que estão começando no hobby. Pessoas que se assustam ao ver o valor de um Ticket to Ride ou Takenoko. Não disse que são caros, estávamos falando de jogos de entrada acessíveis para esse público.
    Já os viciados crackudos conhecem o mercado brasileiro e os valores do jogos. Uns compram no hype, outros esperam promoções. Vai do objetivo de cada um. 


    Caro storum e PedroMVM

    Meu camarada, normalmente nós concordamos, mas dessa vez eu penso mais na linha do raciocínio do PedroMVM.

    Tanto, eu, quanto você, quanto o Pedro, sabemos que board game é algo que vai muito além de uma caixinha de R$ 40,00. Só que isso funciona para nós três e a maior parte das pessoas aqui do Ludopedia. Para uma quantidade enorme de pessoas o hobby é exatamente isso, uma caixinha de R$ 50,00, simnplesmente porque elas não têm condições de pagar R$ 400,00 em um jogo de cartas com o Arkham Horror Card Game. 

    E o pior é que a impressão que os board games passam é que eles são bons, mas caros demais para o que entregam. Com isso, essas pessoas ficam só nos party games,  e nem se dão ao trabalho de se aprofundarem no hobby a ponto de descobrir, que tem muito jogo bom que custa por volta de R$ 150,00 (Kingdomino, Barenpark, Isle of Skye, Kingdom Builder, Alhambra, Blue Moon City, Santa Maria, Rá, etc), que é apenas um pouco mais caro que o preço médio do WAR do Detetive e do banco Imobiliário.   

    Portanto, pelo menos na minha opinião, a Papergames está mais do que certa em investir em jogos de cartas baratos, porque ela está focando em jogos que as pessoas podem comprar, e atendendo um público para o qual os jogos familiares e médios (R$ 300,00 / R$ 400,00 / R4 500,00) estão totalmente fora de questão.  

    Há mais de uma década, quando os jogos estrangeiros começaram a ser lançadas aqui (Summoner Wars e Game of Thrones Card Game 1ª edição), eu faço o que posso para divulgar o hobby entre os meus parentes e amigos. A resposta que eu sempre escuto é: "esse jogo é muito legal, mas o preço é alto demais". A barreira é sempre o preço alto. Quando junta o preço alto e a falta de interesse em divulgação do hobby, como demonstra essa ausência na Bienal do Rio, aí não tem jeito. Pelo amor de Deus minha gente, na Bienal do Rio, tinha editora de livros literalmente de fundo de quintal com stand no evento, então fica difícil de acreditar que a Galápagos, Devir, MeepleBR e companhia não tiverasm condições financeiras de marcar presença. Isso leva à conclusão que a questão não foi dinheiro, mas sim porque as editoras de board games não enxergaram como interessante esse espaço tão importante de divulgação que foi a Bienal do Rio.  

    Comparecer ao DOFF é divulgar o hobby para quem já conhece o hobby, e isso para mim não faz muito sentido, a menos que as editoras não tenham interesse que o mercado cresça e se desenvolva de forma saudável e sustentável. Para isso, é fundamental trazer gente de fora do hobby, que esteja disposta e que tenha condições de comprar board games. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
      
     

    Yuri, excelentes colocações, primeiramente deixo registrado que a Papergames faz um belissimo trabalho a todos do hobby, mas veja só, imagina um hobby só de linha pocket estilo esses jogos que a papergames traz ? Simplesmente o hobby estaria morto aqui no país ou atenderia somente uma faixa de consumidores, não tem jeito, os consumidores querem um ticket to ride, querem um dixit, querem algum jogo da FF, querem algum jogo de Feld, etc. Essa questão de preços é bem relativa porque tivemos tempos atraz um financiamento por parte da Conclave, o jogo The Witcher, foi um sucesso total, um dos maiores financiamentos que o catarse teve, e olha que o jogo não foi barato, ou seja, a maioria dos apoios se deu na versão deluxe do jogo, cerca de 3 mil reais ou mais com os extras ! Tirando como base isso, vc percebe claramente que o comércio brasileiro tem espaço pra jogos " maiores ".
    Olha a sua coleção e me diga qtos jogos vc tem da linha pocket e quantos jogos com caixas maiores vc tem ? Certamente vc vai me dizer que tem bem mais jogos do que os da linha pocket. Isso é de fato um parametro pra vc ter idéia de como esta o mercado. Aqui na ludopedia temos boas estatísticas que comprovam, um jogo pocket, por mais barato que ele seja, temos mais procura " quero " de outros jogos do que a linha pocket. Como bem vc citou, essa linha pocket traz novas pessoas ao hobby mas a maioria não vai ficar vivendo apenas desses jogos, alguns deixam de comprar pra juntar grana e comprar algum outro jogo de caixas maiores. Por mais que entrem milhares de pessoas ao hobby através da linha pocket, nada vai mudar as regras principais do jogo em relação ao preço dos jogos maiores. O maior problema que temos no país, sem sombra de duvida, é em relação aos preços, inacessiveis a boa parte dos consumidores, mas a maior causa vem la de fora, por exemplo, um zombicide hoje esta rídiculo o preço la fora, acima dos 110 dolares, o que interfere enormemente no preço final por aqui somado a esses impostos ridiculos que o Governo Federal lasa em cima !
    Uma unica saída viavel, seria toda a produção local, o problema, como ja dito, é que algumas editoras estrangeiras não admitem que seus jogos sejam produzidos fora do polo industrial da China, maioria por questões de confiabilidade, qualidade e segurança !

    Estamos em um jogo de xadrez há decadas e, a solução é dificil. Nossos preços são influenciados na moeda americana e qto mais alto estiver, mais distante esse hobby ficara para muitos infelizmente...

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/10/23 10:10
    excluido_74361 » 09/10/23 10:10

    iuribuscacio::
    metelo:: 
    Grande Iuri. Desculpa, mas tenho de descordar da questao do DoFF. Para alguem que ja foi em ambos, e como comparar um camelo com uma FLGS que disponibiliza area de jogo com acervo.


    Entao colocando os dois como equivalentes, me faz sentir muita pena do mercado brasileiro. A origins que e muito, mas muito menor que o Gencon e que eu colocaria como o mais proximo do DoFF, e quem sabe ter torneios de  jogos, cobrir wargames, ser 24h, e mais algumas coisinhas. Nessa feira, vc tem publico similar (sendo o publoco da gencon parecido com o da origins tanto q a minha galera la em atlanta alternava entre os dois, pois a origins tem mais rpg e torneio, mas a gencon tem mais novidades, e eventos).


    So para finalizar, tanto a gencon como a origins, sao eventos voltados para o publico gamer, nao para a populacao nerd. Para algo mais generico (mas ainda focado no mercado Nerd), eu pensaria na DragonCon la em Atlanta, pq essa tem de tudo mesmo e um publico de mais ou menos 70K, que foi o mesmo tamanho da Gencon desse ano.
    So p referencia, ate onde achei, o Doff de 2023 teve em torno de 10K e a Origins em torno de 16K.

    Caro metelo

    Meu amigo, relendo o que eu escrevi, percebi que ficou faltando um "guardadas as devidas proporções", para ficar mais claro.
    No mais eu utilizei o DOFF com a GenCon , porque esse é o evento norte-americano que as pessoas mais conhecem. Porém, não há nenhuma dúvida, de que os dois eventos não estão no mesmo patamar, do mesmo modo que o mercado nacional de board games está anos-luz de distância do mercado dos EUA.

    Na verdade eu acrescentei esse post scriptum para colocar em perspectiva o raciocínio do meu comentário. Na minha opinião a ausência das editoras de board games na Bienal do Rio foi lastimável e uma grande oportunidade perdida de divulgar o hobby. Nem sempre nós nos damos conta de que o hobby dos board games pode ser importante para as pessoas que fazem parte dele, eu, você, e mais uma infinidade de pessoas, principalmente quem trabalha com isso. Mas para a grande maioria da nossa população, board games não significam absolutamente nada e não tem importância alguma. Para essas pessoas, se todas as editoras fecharem, se todos os canais de board game se encerrarem, se o Ludopedia sair do ar, e se nunca mais um jogo de tabuleiro moderno for lançado nacionalmente, isso não fará diferença alguma. O grande público continua vendo os board games como um brinquedo diferente, e principalmente por isso é tão difícil convencer a esse grande público que vale a pena pagar R$ 300,00 em um jogo que se bem cuidado durará gerações.

    Nesse aspecto, eu quis traçar um paralelo com a atitude da Arcane Wonders que não mediu esforços nem dinheiro, para levar algumas cópias do World Wonders para a GenCon, e dar toda a publicidade que o jogo teve. Não tenho dúvida que cada centavo gasto com isso, compensou e muito e que a editora já ganhou muito mais em vendas, do que auilo que ela investiu  nessa estratégia de marketing.

    Em contrapartida, nossas editoras de board game que poderia usar a maior feira de livros da América Latina, que é a Bienal do Rio de de São Paulo, para idvulgar os jogos modernos para quem não conhece o hobby, devem ter acho muito caro e não deram as caras. Sei que não se pode dar nome de loja aqui no Ludopedia, mas o único stand de board games na Bienal foi de uma loja carioca, que ficou muito satisfeita com o resultado. Daí surgiu a comparação do DOFF com a GenCon porque o foco da Bienal, são os livros e não os board games.  

    É como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado, e quanto a isso o mercado de board games é quase invisível. Muito se caminhou em uma década de mercado nacional de jogos, mas mesmo assim ainda temos um tamanho mínimo, que juntamente com os nossos gravíssimos problemas infraestruturais, burocracia e corrupção, fazem com que boa parte dos jogos lançados internacionalmente só não enviem para o Brasil, para países com ditaduras terríveis e para regiões em guerra. E se as nossas editoras não conseguem enxergar a importância de um bom marketing e uma boa divulgação, para qualquer produto, o mais provável é que continuemos sendo um mercado nanico e irrelevante em termos internacionais.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Não sei se é verdade, e talvez você possa me esclarecer. Você não consegue receber alguns jogos internacionais diretamente no Brasil mas, no Paraguai você recebe. E não vou nem falar de Argentina e Chile porque aí é covardia com a gente. Porém, um amigo me disse que é mais fácil receber um jogo importado no Uruguai, que é menor que o Paraná, que tem uma população do tamanho do Rio Grande do Norte, e um PIB próximo ao do Piauí. Se essa informação estiver correta, esse será o tamanho da nossa irrelevância, enquanto mercado de board games.
     

    Excelente post como sempre. E agora esta explicado, e muito bem explicado.
    Acho que voce tocou em um topico q sempre me incomodou aqui no Brasil. Em geral (e sim, e uma generalizacao, baseado em minha experiencia, o que e um pessimo argumento em um debate), os empreendedores do Brasil focam no lucro grande por unidade vendendo pouco. La fora (USA principalmente), sempre e o volume que ganha. Nesse contexto, voce tem a Arcane Wonders provavelmente empatando (nao acredito que perderam dinheiro), para ter a presenca na Gencon, e conseguir explodir o Hype do jogo. Por outro lado, aqui no Brasil, o cara foca mais em vender meia duzia de unidades a preco super alto, via Kickstart (ou seja la o que for o Catarse) para nao ter risco de sobrar estoque. 
    E uma mentalidade tao diferente, que gera coisas estranhas, e que mesmo a 7 nos no Brasil ainda me surpreende e choca decisoes comerciais, fiscais e operacionais que sao tomadas aqui no Brasil. Entendo o contexto historico de instabilidade, alto custo financeiro (afinal, qq retorno de menos de 10%, e melhor deixar o dinheiro no banco), sistema legal corrupto, entre outros; mas isso infelizmente, sempre me parece uma perda de oportunidade, mas e isso q temos no pais.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/10/23 10:19
    excluido_74361 » 09/10/23 10:19

    storum::
    iuribuscacio::
    storum::Quem vê pensa que tudo gira dentro de uma caixinha pequena e isso se deveria se resumir no hobby brasileiro né filhão ? Quero ver vc pagar 40 reais em um zombicide com kilos e kilos de componentes de plastico ou algum outro jogo, etc. Não, as empresas entenderam o mercado sim, muitos jogos euros não se resumem a uma caixinha de 40 reais...Todo jogo tem o seu devido custo de produção e isso vem la de fora, se as editoras vendem um jogo de caixa grande por valor X/Y, é porque temos ainda pessoas interessadas nesse tipo de produto.
    Pega um hobbysta viciado em Arkham horror card game de 400 reais cada jogo e manda ele trocar por um saboteur ou entre linhas, pelo amor hein, kkkkk
    O foco da papergames é outro, exclusivamente linha pocket, diferente das demais, se a Papergames começasse a explorar o lado de bgs com caixas maiores, o resultado seria o mesmo das atuais editoras, preços acima dos 400 ou 600 reais, preços ditados em dolares la fora, e seria mais uma editora que seria atacada constamente pelos preços dos boardgames assim como as demais. A Galapagos assim como outras editoras não tem " autorização " pra mudar um tamanho de caixa por exemplo e baratear custos de produção final, isso é estritamente controlado pela editora gringa responsável, bem como seus devidos preços no mercado internacional, some-se isso o nosso bonus em carga de tributação. Existem parametros internacionais das editoras, e vc se compromete a seguir já no contrato de autorização e distribuição.
    Nem todo jogo caro é ruim e nem todo jogo barato é bom...

    PedroMVM::
    Cara, eu e o Iuri estávamos falando de jogos baratos para pessoas que estão começando no hobby. Pessoas que se assustam ao ver o valor de um Ticket to Ride ou Takenoko. Não disse que são caros, estávamos falando de jogos de entrada acessíveis para esse público.
    Já os viciados crackudos conhecem o mercado brasileiro e os valores do jogos. Uns compram no hype, outros esperam promoções. Vai do objetivo de cada um. 


    Caro storum e PedroMVM

    Meu camarada, normalmente nós concordamos, mas dessa vez eu penso mais na linha do raciocínio do PedroMVM.

    Tanto, eu, quanto você, quanto o Pedro, sabemos que board game é algo que vai muito além de uma caixinha de R$ 40,00. Só que isso funciona para nós três e a maior parte das pessoas aqui do Ludopedia. Para uma quantidade enorme de pessoas o hobby é exatamente isso, uma caixinha de R$ 50,00, simnplesmente porque elas não têm condições de pagar R$ 400,00 em um jogo de cartas com o Arkham Horror Card Game. 

    E o pior é que a impressão que os board games passam é que eles são bons, mas caros demais para o que entregam. Com isso, essas pessoas ficam só nos party games,  e nem se dão ao trabalho de se aprofundarem no hobby a ponto de descobrir, que tem muito jogo bom que custa por volta de R$ 150,00 (Kingdomino, Barenpark, Isle of Skye, Kingdom Builder, Alhambra, Blue Moon City, Santa Maria, Rá, etc), que é apenas um pouco mais caro que o preço médio do WAR do Detetive e do banco Imobiliário.   

    Portanto, pelo menos na minha opinião, a Papergames está mais do que certa em investir em jogos de cartas baratos, porque ela está focando em jogos que as pessoas podem comprar, e atendendo um público para o qual os jogos familiares e médios (R$ 300,00 / R$ 400,00 / R4 500,00) estão totalmente fora de questão.  

    Há mais de uma década, quando os jogos estrangeiros começaram a ser lançadas aqui (Summoner Wars e Game of Thrones Card Game 1ª edição), eu faço o que posso para divulgar o hobby entre os meus parentes e amigos. A resposta que eu sempre escuto é: "esse jogo é muito legal, mas o preço é alto demais". A barreira é sempre o preço alto. Quando junta o preço alto e a falta de interesse em divulgação do hobby, como demonstra essa ausência na Bienal do Rio, aí não tem jeito. Pelo amor de Deus minha gente, na Bienal do Rio, tinha editora de livros literalmente de fundo de quintal com stand no evento, então fica difícil de acreditar que a Galápagos, Devir, MeepleBR e companhia não tiverasm condições financeiras de marcar presença. Isso leva à conclusão que a questão não foi dinheiro, mas sim porque as editoras de board games não enxergaram como interessante esse espaço tão importante de divulgação que foi a Bienal do Rio.  

    Comparecer ao DOFF é divulgar o hobby para quem já conhece o hobby, e isso para mim não faz muito sentido, a menos que as editoras não tenham interesse que o mercado cresça e se desenvolva de forma saudável e sustentável. Para isso, é fundamental trazer gente de fora do hobby, que esteja disposta e que tenha condições de comprar board games. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
      
     

    Yuri, excelentes colocações, primeiramente deixo registrado que a Papergames faz um belissimo trabalho a todos do hobby, mas veja só, imagina um hobby só de linha pocket estilo esses jogos que a papergames traz ? Simplesmente o hobby estaria morto aqui no país ou atenderia somente uma faixa de consumidores, não tem jeito, os consumidores querem um ticket to ride, querem um dixit, querem algum jogo da FF, querem algum jogo de Feld, etc. Essa questão de preços é bem relativa porque tivemos tempos atraz um financiamento por parte da Conclave, o jogo The Witcher, foi um sucesso total, um dos maiores financiamentos que o catarse teve, e olha que o jogo não foi barato, ou seja, a maioria dos apoios se deu na versão deluxe do jogo, cerca de 3 mil reais ou mais com os extras ! Tirando como base isso, vc percebe claramente que o comércio brasileiro tem espaço pra jogos " maiores ".
    Olha a sua coleção e me diga qtos jogos vc tem da linha pocket e quantos jogos com caixas maiores vc tem ? Certamente vc vai me dizer que tem bem mais jogos do que os da linha pocket. Isso é de fato um parametro pra vc ter idéia de como esta o mercado. Aqui na ludopedia temos boas estatísticas que comprovam, um jogo pocket, por mais barato que ele seja, temos mais procura " quero " de outros jogos do que a linha pocket. Como bem vc citou, essa linha pocket traz novas pessoas ao hobby mas a maioria não vai ficar vivendo apenas desses jogos, alguns deixam de comprar pra juntar grana e comprar algum outro jogo de caixas maiores. Por mais que entrem milhares de pessoas ao hobby através da linha pocket, nada vai mudar as regras principais do jogo em relação ao preço dos jogos maiores. O maior problema que temos no país, sem sombra de duvida, é em relação aos preços, inacessiveis a boa parte dos consumidores, mas a maior causa vem la de fora, por exemplo, um zombicide hoje esta rídiculo o preço la fora, acima dos 110 dolares, o que interfere enormemente no preço final por aqui somado a esses impostos ridiculos que o Governo Federal lasa em cima !
    Uma unica saída viavel, seria toda a produção local, o problema, como ja dito, é que algumas editoras estrangeiras não admitem que seus jogos sejam produzidos fora do polo industrial da China, maioria por questões de confiabilidade, qualidade e segurança !

    Estamos em um jogo de xadrez há decadas e, a solução é dificil. Nossos preços são influenciados na moeda americana e qto mais alto estiver, mais distante esse hobby ficara para muitos infelizmente...

    So dando um adicional aqui, enquanto engenheiro de producao, posso dizer, que fabricar no Brasil, nao e mais barato que a producao da china. Mesmo em dolar, mesmo com o envio.  para o Brasil. Simplesmente o Brasil nao consegui ter a mesma qualidade, volume e preco que voce tem de produzir na China. E necessario investimento grande para criar uma base aqui para ser competitivo. O brasil so e competitivo (e olha la), p producao pequena, de jogo q so vai ter no mercado interno, pois nesse ponto o custo de transporte por unidade te mata (nao depende de dolar, nao depende de imposto. Afinal, se o Brasil fosse competitivo, voce nao acha que as editoras la de fora estariam fazendo a impressao aqui?
    Isso sem nem contar com a questao de licenciamento quando e produto la de fora, que por varios motivos, vai fazer uma producao unica para todas as versoes. E ai a opcao nacional nao compensa, acaba criando mais problemas que lucro, alem de ter custo menor! (alguem lembra do Smallworld, Summoner wars que sao incompativeis com a versao internacional?)

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/10/23 10:23
    excluido_74361 » 09/10/23 10:23

    iuribuscacio::
     

    esqueci de comentar aqui. Confesso que analisei la em Cidade de Leste por ser perto de foz de iguacu, que tem (em certas epocas do ano), passagem a preco de banana.
    Mas de modo geral, os paises da America do Sul, acabam tendo regras boas para importacao, pq nao produzem os bens, nao tem nenhuma pretensao de produzi-los, e nao espera arrecar muito com as importacoes de individuos. Alem de se tiver uma politica aberta, acaba conseguindo acordos bons para exportacao dos seus bens. Vide o caso do Chile, que basicamente vive de turismo e vinho, e importa tudo. Mas fizeram varios acordos bilaterais para entragar o vinho com baixa taxacao pelo mundo.
    Lembro mais cedo esse ano, que tive de scolher pagar CHL3000 em uma agua de 500ml, ou CHL3400 em um shiraz de 750ml. Nao precisa nem dizer o que aconteceu ne? Duas semanas sem beber agua.

    1
  • storum
    1127 mensagens MD
    avatar
    storum09/10/23 11:45
    storum » 09/10/23 11:45

    metelo::
    storum::
    iuribuscacio::
    storum::Quem vê pensa que tudo gira dentro de uma caixinha pequena e isso se deveria se resumir no hobby brasileiro né filhão ? Quero ver vc pagar 40 reais em um zombicide com kilos e kilos de componentes de plastico ou algum outro jogo, etc. Não, as empresas entenderam o mercado sim, muitos jogos euros não se resumem a uma caixinha de 40 reais...Todo jogo tem o seu devido custo de produção e isso vem la de fora, se as editoras vendem um jogo de caixa grande por valor X/Y, é porque temos ainda pessoas interessadas nesse tipo de produto.
    Pega um hobbysta viciado em Arkham horror card game de 400 reais cada jogo e manda ele trocar por um saboteur ou entre linhas, pelo amor hein, kkkkk
    O foco da papergames é outro, exclusivamente linha pocket, diferente das demais, se a Papergames começasse a explorar o lado de bgs com caixas maiores, o resultado seria o mesmo das atuais editoras, preços acima dos 400 ou 600 reais, preços ditados em dolares la fora, e seria mais uma editora que seria atacada constamente pelos preços dos boardgames assim como as demais. A Galapagos assim como outras editoras não tem " autorização " pra mudar um tamanho de caixa por exemplo e baratear custos de produção final, isso é estritamente controlado pela editora gringa responsável, bem como seus devidos preços no mercado internacional, some-se isso o nosso bonus em carga de tributação. Existem parametros internacionais das editoras, e vc se compromete a seguir já no contrato de autorização e distribuição.
    Nem todo jogo caro é ruim e nem todo jogo barato é bom...

    PedroMVM::
    Cara, eu e o Iuri estávamos falando de jogos baratos para pessoas que estão começando no hobby. Pessoas que se assustam ao ver o valor de um Ticket to Ride ou Takenoko. Não disse que são caros, estávamos falando de jogos de entrada acessíveis para esse público.
    Já os viciados crackudos conhecem o mercado brasileiro e os valores do jogos. Uns compram no hype, outros esperam promoções. Vai do objetivo de cada um. 


    Caro storum e PedroMVM

    Meu camarada, normalmente nós concordamos, mas dessa vez eu penso mais na linha do raciocínio do PedroMVM.

    Tanto, eu, quanto você, quanto o Pedro, sabemos que board game é algo que vai muito além de uma caixinha de R$ 40,00. Só que isso funciona para nós três e a maior parte das pessoas aqui do Ludopedia. Para uma quantidade enorme de pessoas o hobby é exatamente isso, uma caixinha de R$ 50,00, simnplesmente porque elas não têm condições de pagar R$ 400,00 em um jogo de cartas com o Arkham Horror Card Game. 

    E o pior é que a impressão que os board games passam é que eles são bons, mas caros demais para o que entregam. Com isso, essas pessoas ficam só nos party games,  e nem se dão ao trabalho de se aprofundarem no hobby a ponto de descobrir, que tem muito jogo bom que custa por volta de R$ 150,00 (Kingdomino, Barenpark, Isle of Skye, Kingdom Builder, Alhambra, Blue Moon City, Santa Maria, Rá, etc), que é apenas um pouco mais caro que o preço médio do WAR do Detetive e do banco Imobiliário.   

    Portanto, pelo menos na minha opinião, a Papergames está mais do que certa em investir em jogos de cartas baratos, porque ela está focando em jogos que as pessoas podem comprar, e atendendo um público para o qual os jogos familiares e médios (R$ 300,00 / R$ 400,00 / R4 500,00) estão totalmente fora de questão.  

    Há mais de uma década, quando os jogos estrangeiros começaram a ser lançadas aqui (Summoner Wars e Game of Thrones Card Game 1ª edição), eu faço o que posso para divulgar o hobby entre os meus parentes e amigos. A resposta que eu sempre escuto é: "esse jogo é muito legal, mas o preço é alto demais". A barreira é sempre o preço alto. Quando junta o preço alto e a falta de interesse em divulgação do hobby, como demonstra essa ausência na Bienal do Rio, aí não tem jeito. Pelo amor de Deus minha gente, na Bienal do Rio, tinha editora de livros literalmente de fundo de quintal com stand no evento, então fica difícil de acreditar que a Galápagos, Devir, MeepleBR e companhia não tiverasm condições financeiras de marcar presença. Isso leva à conclusão que a questão não foi dinheiro, mas sim porque as editoras de board games não enxergaram como interessante esse espaço tão importante de divulgação que foi a Bienal do Rio.  

    Comparecer ao DOFF é divulgar o hobby para quem já conhece o hobby, e isso para mim não faz muito sentido, a menos que as editoras não tenham interesse que o mercado cresça e se desenvolva de forma saudável e sustentável. Para isso, é fundamental trazer gente de fora do hobby, que esteja disposta e que tenha condições de comprar board games. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
      
     

    Yuri, excelentes colocações, primeiramente deixo registrado que a Papergames faz um belissimo trabalho a todos do hobby, mas veja só, imagina um hobby só de linha pocket estilo esses jogos que a papergames traz ? Simplesmente o hobby estaria morto aqui no país ou atenderia somente uma faixa de consumidores, não tem jeito, os consumidores querem um ticket to ride, querem um dixit, querem algum jogo da FF, querem algum jogo de Feld, etc. Essa questão de preços é bem relativa porque tivemos tempos atraz um financiamento por parte da Conclave, o jogo The Witcher, foi um sucesso total, um dos maiores financiamentos que o catarse teve, e olha que o jogo não foi barato, ou seja, a maioria dos apoios se deu na versão deluxe do jogo, cerca de 3 mil reais ou mais com os extras ! Tirando como base isso, vc percebe claramente que o comércio brasileiro tem espaço pra jogos " maiores ".
    Olha a sua coleção e me diga qtos jogos vc tem da linha pocket e quantos jogos com caixas maiores vc tem ? Certamente vc vai me dizer que tem bem mais jogos do que os da linha pocket. Isso é de fato um parametro pra vc ter idéia de como esta o mercado. Aqui na ludopedia temos boas estatísticas que comprovam, um jogo pocket, por mais barato que ele seja, temos mais procura " quero " de outros jogos do que a linha pocket. Como bem vc citou, essa linha pocket traz novas pessoas ao hobby mas a maioria não vai ficar vivendo apenas desses jogos, alguns deixam de comprar pra juntar grana e comprar algum outro jogo de caixas maiores. Por mais que entrem milhares de pessoas ao hobby através da linha pocket, nada vai mudar as regras principais do jogo em relação ao preço dos jogos maiores. O maior problema que temos no país, sem sombra de duvida, é em relação aos preços, inacessiveis a boa parte dos consumidores, mas a maior causa vem la de fora, por exemplo, um zombicide hoje esta rídiculo o preço la fora, acima dos 110 dolares, o que interfere enormemente no preço final por aqui somado a esses impostos ridiculos que o Governo Federal lasa em cima !
    Uma unica saída viavel, seria toda a produção local, o problema, como ja dito, é que algumas editoras estrangeiras não admitem que seus jogos sejam produzidos fora do polo industrial da China, maioria por questões de confiabilidade, qualidade e segurança !

    Estamos em um jogo de xadrez há decadas e, a solução é dificil. Nossos preços são influenciados na moeda americana e qto mais alto estiver, mais distante esse hobby ficara para muitos infelizmente...

    So dando um adicional aqui, enquanto engenheiro de producao, posso dizer, que fabricar no Brasil, nao e mais barato que a producao da china. Mesmo em dolar, mesmo com o envio.  para o Brasil. Simplesmente o Brasil nao consegui ter a mesma qualidade, volume e preco que voce tem de produzir na China. E necessario investimento grande para criar uma base aqui para ser competitivo. O brasil so e competitivo (e olha la), p producao pequena, de jogo q so vai ter no mercado interno, pois nesse ponto o custo de transporte por unidade te mata (nao depende de dolar, nao depende de imposto. Afinal, se o Brasil fosse competitivo, voce nao acha que as editoras la de fora estariam fazendo a impressao aqui?
    Isso sem nem contar com a questao de licenciamento quando e produto la de fora, que por varios motivos, vai fazer uma producao unica para todas as versoes. E ai a opcao nacional nao compensa, acaba criando mais problemas que lucro, alem de ter custo menor! (alguem lembra do Smallworld, Summoner wars que sao incompativeis com a versao internacional?)

    Boa, tem essa questão tb Metelo, de fato a produção la fora é insuperável os custos de mão de obra, mas, veja bem, pelos quesitos adicionais de frete internacional e mais a enorme carga tributária em cima, os preços ficariam um pouco mais viáveis com a produção nacional. Alguns exemplos maracaibo, ark nova, etc, tantos outros que tiveram a produção por aqui e preços bem atrativos. Temos apenas que melhorar no principal quesito que seria a qualidade, principal foco de reclamação no hobby.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/10/23 15:38
    excluido_74361 » 09/10/23 15:38

    storum::
    Boa, tem essa questão tb Metelo, de fato a produção la fora é insuperável os custos de mão de obra, mas, veja bem, pelos quesitos adicionais de frete internacional e mais a enorme carga tributária em cima, os preços ficariam um pouco mais viáveis com a produção nacional. Alguns exemplos maracaibo, ark nova, etc, tantos outros que tiveram a produção por aqui e preços bem atrativos. Temos apenas que melhorar no principal quesito que seria a qualidade, principal foco de reclamação no hobby.

    Confesso q nao achei atrativos os precos, tanto que nunca nem considerei compra-los, mas cada um cada dois. 
    Mas a qualidade foi um fator neles. P falar a verdade, o summoner wars nao achei ruim a qualidade, so o problema das cartas de tamanho diferente.

    De verdade, fiquei surpreso de terem conseguido negociar para imprimir no BR, fora de uma impressao mundial. Em geral e assim que fazem essas producoes em que o jogo fica mais barato. E simplesmente uma questao de escala, e pouco relacionado a qualidade.
    A grande pergunta, no quesito qualidade, e onde foi impresso o bom do video game? Eu nao peguei o jogo (achei caro p o que oferecia), mas o consenso e que ele esta com qualidade comparavel com as producoes da China.

    1
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
Dungeons & Dragons (5th Edition) - D&D Starter Set Rulebook - O Popular e o Descaso.
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.