
Mais uma criação da dupla Bruno Cathala e Ludovic Maublanc (mesma dupla de Mr. Jack e Dice Town) e tem o padrão de produção da Matagot (Giants, Khronos e Utopia).
No Cyclades os jogadores lutam para, através de favores dos deuses, conseguir evoluir com as suas civilizações e serem os primeiros a construir duas metrópolis.

Mapa modular, aí na configuração para 2 ou 3 jogadores. Foto BGG.
Para isso contam com Zeus, Athena, Ares, Poseidon e Apollo cada um com uma característica diferente e é claro com a ajuda de criaturas mitológicas como Medusa, Cíclope, Leviatã entre outras.
A mecânica do jogo é muito simples de explicar. No início de cada rodada abrimos uma carta de criatura (ficam sempre três disponíveis), sorteamos a ordem dos deuses (exceto Apollo que é sempre o último) e fazemos um leilão para saber com que deus cada jogador irá jogar naquela rodada e realizamos as ações na ordem. Simples assim.
Os combates são bem resolvidos (número de tropas + variantes + dado quem tirar o maior leva se empatar os dois perdem unidades) e as ações de movimentação foram feitas de forma bem inteligente.

As 5 criaturas (pintadas posteriormente). Foto BGG.
Os componentes são um destaque à parte. Além de cada civilização ser representada com miniaturas diferente ainda temos 5 criaturas fixas que são lindas (apesar de as vezes nem aparecerem no mapa).
Resultado, um jogo muito bom, estratégico, bonito com alta rejogabilidade e simples de explicar. Vai agradar aos gamers e aos jogadores novatos.
Postado originalmente em Maio de 2010 no blog.