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Talisman: O Mágico Jogo de Aventura – 4ª Edição Revista
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    gebson16/05/16 23:29
    avatar
    gebson
    16/05/16 23:29
    1112 mensagens MD

    Produtora: Fantasy Fligth Games (Devir no Brasil)

    Numero de Jogadores: 2 a 6

    Duração: 90 Minutos

    Ranking da Ludopedia: 496

    Ranking na Boardgames Geek: 940

    Minha Nota para o Jogo: 6.2


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/086/6c10vl.jpg


    Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo que divide muitas opiniões, ou se gosta dele ou se odeia, estou falando do Talisman, um jogo para 2 a 6 jogadores, com tempo médio de 90 minutos por partida (geralmente leva-se mais tempo com mais jogadores) e que foi lançado originalmente pela Fantasy Fligth Games e lançado aqui no Brasil pela Devir.


    Temática


    A nossa história começa com um poderoso mago morto há muito tempo, que outrora governou a terra de Talisman usando o poder de uma coroa mágica forjada no Vale do Fogo por espíritos cruelmente escravizados por magia arcana. Durante muitos séculos o mago reinou supremo até que, depois de uma vida passada entre livros e feitiços, sentiu que os seus dias se aproximavam do fim. Resolveu esconder a sua coroa na parte mais insegura dos seus domínios, deixando em sua volta os guardiões mais temíveis que os seus feitiços puderam comandar. Depois de tê-lo feito faleceu, proclamando em seu último suspiro que apenas um campeão com força, sabedoria e coragem seria capaz de tomar a sua coroa e poderia reinar em seu lugar.  


    Os jogadores assumem o controle de bravos aventureiros que tentam juntar forças enfrentando muitas criaturas, eventos, e explorando masmorras para chegar até a coroa de comando e reinar no reino de Talisman.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/446/aazr75.png



    Mecânicas



    O jogo não possui muitas mecânicas que se destacam durante uma partida, mas algumas que podem ser citadas aqui são os jogadores com habilidades variadas e a rolagem de dados.


    Os jogadores com habilidades variadas são os diversos personagens que vêm na caixa do jogo, cada um desses personagens possui habilidades e estatísticas distintas que vão ajudar durante a partida para que o jogador possa chegar primeiro na coroa de comando.

    Outra mecânica que muitos jogadores não gostam, mas eu particularmente acho legal, é a rolagem de dados, que está muito presente dentro de todo o jogo e é ela quem determina quantos movimentos você terá disponível em cada turno. A rolagem de dados também está diretamente ligada ao seu ataque, pois um dado é sempre lançado quando você está em combate e o resultado é sempre somado aos


    Objetivo


    Os jogadores devem ir até o centro do tabuleiro, onde se localiza a coroa de comando, o primeiro jogador que chegar a coroa tem uma vantagem para iniciar o final da partida (algumas regras alternativas podem modificar o final da partida), ele pode ir causando danos aos demais jogadores até que todos tenham sido eliminados da partida, quando isso acontecer o jogo acaba e ele ganha a partida. Enquanto um jogador estiver dentro da coroa de comando outros jogadores podem chegar até a casa e tentar tomar a coroa do jogador que está controlando-a no momento.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/015/uo965z.jpg


    Sequência do Turno



    A sequência do turno dos jogadores em Talisman é bem simples e fácil de memorizar logo de cara. Em sentido horário, iniciando pelo primeiro jogador, todos os jogadores jogam o seu turno por completo, a ordem do turno de cada jogador está descrita com um pouco mais de detalhes logo abaixo.


    1° - Movimento: no início do seu turno o jogador deve lançar um dado para determinar quantas casas ele vai se mover nesse turno, o valor que sair no dado deve ser exatamente o número de casas que o jogador vai se movimentar, ele não pode optar por mover uma quantidade de casas menor que o resultado do dado.


    2° - Encontro: o jogador deve resolver o efeito da casa onde ele parou. Há casas de diversos tipos por todo o tabuleiro, com diferentes efeitos e habilidades, mas as mais comuns são as casas de aventuras, onde o jogador deve comprar uma carta do deck de aventura e resolver o seu efeito (uma explicação do baralho de aventura mais a frente).


    Após resolver o efeito da casa onde ele se encontra o jogador passa a sua vez para o jogador a sua esquerda, e o jogo vai seguindo nesse sentido até o final da partida.


    O jogo tem uma sequência de ações muito simples e fácil de memorizar, o que o torna um jogo fácil de ensinar até para pessoas que nunca viram um jogo de tabuleiro moderno na vida.


    Tabuleiro


    O tabuleiro do jogo e bem bonito, e dividido em três partes, a exterior, a do meio e a interior, os jogadores devem se locomover pelo tabuleiro e chegar ate o centro do tabuleiro onde esta a coroa de comando.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/606/18itwe.jpg


    Aventureiros


    O jogo base vem com um total de 14 cartas de personagens, esses personagens podem ser escolhidos pelos jogadores no começo de cada partida, de forma aleatória ou de outra forma a escolha dos jogadores (aqui geralmente escolhemos de forma aleatória), cada um desses aventureiros possui características e habilidades distintas que vão lhe ajudar em determinados momentos do jogo.


    Os aventureiros possuem valores iniciais de força, destreza, ouro, destino e vida, esses valores estão descritos nas suas fichas de personagens e podem ser aprimorados no decorrer do jogo com a conquista de itens mágicos e derrotando criaturas. Abaixo está descrito brevemente como funciona cada uma das características dos aventureiros.



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/150/m54bq8.jpg

    Ficha do aventureiro Druida.



    Força: é a força bruta do personagem, geralmente os aventureiros combatentes tem esse valor bem elevado.


    Destreza: a destreza de um personagem diz o quanto ele é habilidoso com magias e combates mágicos. Aventureiros arcanos e que mexem muito com mágica geralmente tem esse atributo elevado.


    Destino: o destino de um aventureiro diz o quanto a sorte está ao seu lado, sempre que ele quiser fazer uma nova rolagem de dados ele pode gastar 1 ponto de destino para isso.


    Vida: a vida determina quantos pontos de dano o aventureiro pode aguentar antes de cair em um combate, quando os pontos de vida de um aventureiro chegam a 0 ele morre e é removido da partida.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/872/2n1kuf.png

    Algumas das miniaturas do jogo.


    Cartas de Aventura


    Em muitas casas do jogo vai pedir para que você puxe uma ou mais cartas de aventura e as resolva, essas cartas dão ao jogador oportunidades de ganhar itens, enfrentar criaturas, ou de se deparar com algum tipo de evento local. Cada uma dessas cartas deve ser resolvida por completo quando um jogador a compra, se for uma criatura o jogador deve enfrenta-la, caso seja um evento o jogador deve ler em voz alta qual o efeito do evento e resolvê-lo, e caso seja um item o jogador o ganha para o seu aventureiro. Abaixo está descrito melhor como funciona cada um dos tipos de cartas de aventura.
     

    As cartas de criaturas são inimigos que os aventureiros devem enfrentar, essas cartas tem um valor de ataque descrito como força ou destreza, assim como os aventureiros. Quando um inimigo tem um valor de ataque de força o combate deve ser feito com o atributo força, caso seja destreza a batalha é feita com destreza. Cada carta de inimigo derrotado vai para os troféus dos seus aventureiros, quando um aventureiro junta 7 pontos de ataque de criatura em cartas ele pode trocar os seus troféus pelo aprimoramento de um atributo seu.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/637/9t7wtl.jpg


    Algumas cartas que vem na caixa básica.


    Carta de eventos são acontecimentos que o aventureiro se deparou durante a sua viagem, eventos podem lhe fornecer itens, ouro, encontro com monstros, entre muitas outras coisas.


    Os locais são cartas que vão substituir o efeito da casa onde você está, sempre que uma carta de local aparecer o jogador deve colocá-la sobre a casa em que ele se encontra, de agora em diante o efeito da casa onde está a carta de local é substituído pelo efeito da carta de local.


    Itens são cartas que os aventureiros acham durante as suas aventuras, quando uma carta de item for revelada o jogador pega o item para ele e o coloca no seu inventário.


    As cartas de estranho são parecidas com as cartas de eventos, elas podem ter vários efeitos, mas muitos deles são determinados pelo alinhamento do aventureiro.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/214/td0wgb.png


    Mais algumas cartas que vem no jogo, essa ai são cartas da versão digital do jogo, mais as suas ilustrações e efeitos são iguais ao jogo de mesa.


    Cartas de Magia


    Durante o jogo os jogadores podem ser instruídos a receber cartas de magia, eles devem pegar essa carta desse baralho. As mágicas podem ajudar os jogadores de várias formas durante a sua aventura, tanto dentro de combate lhe dando bônus em combate, ou fora de combate lhe dando benefícios de movimento extra, teleportação e etc. 


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/172/4zgyh5.jpg


    Exemplo de carta de magia.


    Cartas de Compra


    As cartas de compra são itens que os jogadores podem conseguir gastando o ouro que conseguiu durante a aventura, cada uma dessas cartas tem valores e benefícios diferentes. Quando o jogador entra em uma cidade que lhe permite fazer algum tipo de compra ele olha qual item deseja comprar e paga ao banco por ele e o coloca ao lado da sua ficha de aventureiro.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/446/yyhizd.jpg


    Exemplo de carta de compra.



    Carta de Talisman


    As cartas de talisman são como chaves, cada jogador precisa de uma delas para poder entrar na casa onde está a coroa de comando. Os jogadores podem conseguir cartas de talisman de duas maneiras na versão básica do jogo, pegando uma nas cartas de aventuras ou indo até a Caverna do Feiticeiro e recebendo uma missão para ganhar como recompensa uma carta de talisman.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/281/a0rbz2.jpg


    Exemplo de carta de Talisman.


    Carta de Alinhamento


    As cartas de alinhamento são usadas quando um aventureiro muda o seu alinhamento inicial para outro no decorrer do jogo. O alinhamento do aventureiro pode influenciar em algumas coisas dentro do jogo, como efeitos de cartas de eventos e estranho, alguns itens que só podem ser usados por determinados tipos de alinhamento, entre outras coisas. Sempre que um aventureiro muda o seu alinhamento inicial ele deve pegar uma carta correspondente e colocá-la ao lado da ficha de personagem para que todos vejam seu novo alinhamento.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/003/i7t3vi.jpg


    Exemplo de carta de alinhamento bom e mal.


    Contadores


    O jogo vem com vários contadores em forma de cone, nas cores vermelha, verde e azul. Os contadores azul e vermelho são usados quando um aventureiro ganha um bônus em algum dos seus atributos, vermelho para força e azul para destreza, deve se colocar esses cones sobre a ficha ou carta que está lhe fornecendo o bônus para que fique melhor de lembrar quanto é o seu total de força e destreza. Os cones verdes são usados para determinar os pontos de vida de um aventureiro, o jogador inicia a partida com uma quantidade de cones verdes iguais ao seu valor de vida e vai removendo esses cones a medida que for sofrendo danos em combates.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/173/76a2j1.jpg


    Contadores do três tipos diferentes do jogo.


    Cartas e Figuras de Sapo


    As fichas e figuras de sapo são dadas aos jogadores que por algum motivo foram transformados em sapo durante a partida. Geralmente quando um jogador é transformado em sapo ele vai ficar com essa ficha por 3 turnos. Um jogador transformado em sapo não pode carregar itens e tem os seus valores de força e destreza reduzidos para 1.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/266/qdir7d.jpg


    Miniaturas e ficha de sapo (as miniaturas não vem pintadas no jogo).


    Moedas de Ouro


    As moedas de ouro, diferente de muitos jogos que são representados por tolkens de papelão, são pequenas moedas feitas em plástico com uma cor amarelada. Essas moedas de ouro são dadas aos jogadores no início do jogo, já que todos os aventureiros começam o jogo com uma determinada quantidade de moedas de ouro e no decorrer da partida eles podem conseguir mais através de cartas de aventuras e determinados locais no tabuleiro. 


    As moedas de ouro servem para os jogadores comprar equipamentos na cidade.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/780/4kr7in.jpg


    Moedas de ouro.


    Componentes


    O jogo possui uma boa quantidade de componentes, no geral a qualidade de todos é muito boa, seguindo bem o padrão de componentes da Fantasy Flight. O tabuleiro, em minha opinião, é um show a parte, o acho muito bonito e com cores e ilustrações bem bacanas. As miniaturas são de um material muito bom, mas infelizmente não são tão bonitas assim, elas seguem bem o modelo da sua ilustração nas fichas dos personagens, mas como a própria ilustração não é lá essas coisas, algumas das miniaturas acabaram ficando muito feias ou esquisitas, mas nada que venha a prejudicar a jogabilidade do jogo. Um ponto muito positivo que se pode destacar é com relação às moedas de ouro, que são feitas em plástico e não em tolken de papelão, não são muitos jogos que apresentam esse tipo de coisa e para mim é um ponto muito positivo em termos de componentes para o jogo. Outra coisa que acho muito bacana no jogo são os dados, eles têm uma cor muito bacana e são de uma qualidade muito boa, gostei bastante.

    Quanto à arte do jogo no geral ela tem seus altos e baixos, o jogo possui muitas cartas e muitas de suas ilustrações são muito boas, outras nem tanto, mas como as cartas são pequenas e não ficam por muito tempo na mesa isso não vem muito ao caso, no geral as cartas tem mais ilustrações boas que ruins. O tabuleiro, como falei acima, é um dos mais bonitos que eu acho, o grande problema mesmo é quanto a arte do jogo que fica na parte das ilustrações dos aventureiros, meu amigo, bem que eles poderiam ter caprichado um pouco mais em algumas dessas ilustrações, tem umas que são muito ruins, como a do guerreiro e a do anão, e como as miniaturas do jogo seguem o mesmo molde das ilustrações, elas acabaram ficando muito estranhas e horríveis aos olhos dos jogadores, o pobre do guerreiro está em uma posição que parece mais que está lutando com dor de barriga ou com a coluna torta, é bem triste, mas ainda assim tem algumas miniaturas e ilustrações dos personagens que se salvam, como a bruxa e o bardo, que ficaram até boas.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/890/7ich56.jpg


    Componentes do jogo.


    Considerações Sobre o Jogo


    Acho que não tem muito que falar sobre esse jogo, acredito que seja um dos mais conhecidos aqui na comunidade, com um grande caso de amor e ódio por ele, assim como acontece com o Zombicide, mas para os que ainda não conhecem vamos lá... O jogo tem os seus pontos positivos e negativos, os positivos são que ele é um jogo muito fácil de ensinar, podendo até ser apresentado para jogadores que nunca viram um board moderno; ele representa até bem uma pequena busca medieval como nos RPG de livros, onde os jogadores se aventuram por itens e enfrentando monstros para no final tomarem o controle da coroa de comando; os componentes são bem legais podendo chamar a atenção das pessoas; já os seus pontos negativos vão desde possuir uma partida bem longa, dependendo de quantos jogadores estão na mesa, já tive partida de demorar uma tarde toda para ser finalizada; ele vai se tornar bastante repetitivo após algumas partidas, ficando bem monótono e previsível em suas partidas; e muitas vezes o fator sorte pode beneficiar muito a vitória de outros jogadores.

    No geral acho um jogo médio, como muitos prós e contras, mas que a galera até curte aqui no meu grupo quando ele vai à mesa, mas apenas quando vai a mesa depois de muito tempo parado, tipo a cada 2 meses ou mais nós jogamos uma partida dele.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/397/dx20tj.png


    Mesa pronta para uma partida.



    Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!

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    Comentários:

  • Drikun
    349 mensagens MD
    avatar
    Drikun17/05/16 02:31
    Drikun » 17/05/16 02:31

    Melhor jogo de todos os tempos com componentes fodas. :)
    Além do fator sorte, os personagens são bem desbalanceados!! 
    Já Fiquei mais de uma hora rolando os dados para lançar o feitiço da coroa... E no final ainda perdi!! Sim...Sou bem azarado!! mesmo assim, esse jogo é d+!!

    2
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson17/05/16 08:23
    gebson » 17/05/16 08:23

    Drikun::Melhor jogo de todos os tempos com componentes fodas. :)
    Além do fator sorte, os personagens são bem desbalanceados!! 
    Já Fiquei mais de uma hora rolando os dados para lançar o feitiço da coroa... E no final ainda perdi!! Sim...Sou bem azarado!! mesmo assim, esse jogo é d+!!


    E realmente um jogo bem legal @Drikun, aqui no meu grupo temos aqueles velhos casos de amor e ódio pelo jogo, mais a maioria curti ele, quanto ao personagens desbalanceado, também tenho a mesma opinião principalmente em relação ao personagens da caixa básica, tem uns que são muito mais fortes que outros, e isso ajuda muito a ganha a partida, mais ja no caso das expansões o personagens ainda são melhores que os da caixa básica, mas são bem mais balanceado entre eles dentro da expansão. Eu pretendo no meu novo post fala exatamente sobre isso, fazer uma analise mais detalhada dos componentes das expansões desse jogo e de outros para ver o que e melhor e pior dentro delas, quiser acompanha eu agradeço.

    0
  • Drikun
    349 mensagens MD
    avatar
    Drikun17/05/16 15:04
    Drikun » 17/05/16 15:04

    Tenho algumas expansões! Vou aguardar então seu próximo tópico!!! :)

    Sobre personagens desbalanceado acho que o mais apelao é o anão!! Aquilo é uma máquina!

    Acho que fizeram alguns personagens balanceados e depois outros muito apeloes. Mas mesmo o grupo dos apeloes não são balanceados entre eles!! Hahah

    Estou pensando em imprimir as cartas de runas lá fora, mas tenho medo de ficar muito caro essa brincadeira...

    1
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson17/05/16 16:44
    gebson » 17/05/16 16:44

    Drikun::Tenho algumas expansões! Vou aguardar então seu próximo tópico!!! :)

    Sobre personagens desbalanceado acho que o mais apelao é o anão!! Aquilo é uma máquina!

    Acho que fizeram alguns personagens balanceados e depois outros muito apeloes. Mas mesmo o grupo dos apeloes não são balanceados entre eles!! Hahah

    Estou pensando em imprimir as cartas de runas lá fora, mas tenho medo de ficar muito caro essa brincadeira...


    Vlws @Drikun, eu pensei em compra apenas uma exp pequena para ele quando ele ficou muito repetitivo, mais quando coloquei lea na mesa achei muito bacana ai findei por compra todas as exp que tinha para o jogo, estou no aguardo do Cataclysm sair de pré venda pra pega tbm.

    Quanto as cartas de runas acho que tem um arquivo homemade na pagina do jogo aqui na ludopedia, da uma conferida la e faz as cartas em impressão por aqui mesmo só pra testar.

    0
  • rubens_julio
    22 mensagens MD
    avatar
    rubens_julio17/05/16 20:25
    rubens_julio » 17/05/16 20:25

    Quando vi Talisman e li as regras me empolguei.

    Inclusive combinamos aqui em casa de jogar somente após eu pintar todas as miniaturas.
    Pintei todas com o maior carinho, li as regras com meu irmão mais uma vez e fomos pro jogo.

    Pra mim, é a maior decepceção em se tratando de jogos de tabuleiros modernos.

    Previsivel
    Monotono
    Longo (jogamos apenas 3 players e levamos quase 4 horas pra finalizar o jogo).

    Foi apenas uma vez na mesa, para nunca mais voltar.
    Eu nao recomendo esse jogo pra ninguém... infelizmente esperei um grande jogo e pro meu azar nao foi um bom jogo.

    E seria bom, se somente eu nao tivesse gostado, mas aqui em casa, ninguem curtiu o jogo e ele foi pro limbo pra nunca mais voltar.

    Realmente um pena.

    1
  • Danilo Br
    8 mensagens MD
    avatar
    Danilo Br18/05/16 05:23
    Danilo Br » 18/05/16 05:23

    Eu acho a parte central horrível, por isso comprei a exp do Dragão, acho q melhora muito aliada a regra de movimentação opcional que tem na BGG

    Curto bastante a arte, gosto muito mais do que a do Descent que me parece muito infantil.

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/05/16 07:24
    Rodrigo Neves » 18/05/16 07:24

    Parabéns por mais uma bela resenha Gerbson. Talismã para mim foi um jogo com grande potencial, que eu gostaria de ter gostado mais. Infelizmente achei ele muito Jogo da Vida / Banco Imobiliário em comparação com outros jogos mais modernos, claro, com uma roupagem, arte e contexto de fantasia. Um jogo muito bonito, mas que veria pouca mesa. Foi uns dos meus primeiros boards que passei para frente. Hehehe.

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  • gebson
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    gebson18/05/16 08:55
    gebson » 18/05/16 08:55

    rubens_julio::Quando vi Talisman e li as regras me empolguei.

    Inclusive combinamos aqui em casa de jogar somente após eu pintar todas as miniaturas.
    Pintei todas com o maior carinho, li as regras com meu irmão mais uma vez e fomos pro jogo.

    Pra mim, é a maior decepceção em se tratando de jogos de tabuleiros modernos.

    Previsivel
    Monotono
    Longo (jogamos apenas 3 players e levamos quase 4 horas pra finalizar o jogo).

    Foi apenas uma vez na mesa, para nunca mais voltar.
    Eu nao recomendo esse jogo pra ninguém... infelizmente esperei um grande jogo e pro meu azar nao foi um bom jogo.

    E seria bom, se somente eu nao tivesse gostado, mas aqui em casa, ninguem curtiu o jogo e ele foi pro limbo pra nunca mais voltar.

    Realmente um pena.

    Vocês tem razão quanto ao jogo se torna muito monotono e previsível @rubens_julio, aqui depois de unas 3 partidas do jogo nos ja começamos a achar isso, e com isso o jogo foi ficando mais no esquecimento sendo lembrado muito dificilmente pelos jogadores do meu grupo, mas com a aquisição das expansões deu uma cara nova ao jogo e ele se tornou bem mais aceitável pelo grupo, um dos grande problemas mesmo ainda e o grande tempo que leva uma partida.

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  • gebson
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    gebson18/05/16 08:58
    gebson » 18/05/16 08:58

    Danilo Br::Eu acho a parte central horrível, por isso comprei a exp do Dragão, acho q melhora muito aliada a regra de movimentação opcional que tem na BGG

    Curto bastante a arte, gosto muito mais do que a do Descent que me parece muito infantil.


     Não conhecia a regra de movimento alternativo @Danilo Br, poderia mim passa o link pfavor? Quanto a comparação com o Descent eu sou muito suspeito em falar, antes de entra no mundo dos Board Games eu era um jogador de D&D fanático passava noites em claro jogado, e o Descent pra mim e o que eu tenho mais perto de quando eu jogava D&D, melhor ate mesmo que os próprios Board de D&D, gosto do Talisman, e ficou bem melhor com as exp, mas ainda prefiro o Descent.

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Talisman: O Mágico Jogo de Aventura – 4ª Edição Revista - Mestre dos Dados: Resenha Talisman
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