Opa Ronan, uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de só ser possível realizar uma ação de "procura" por turno de jogador. Eu até entendo o propósito dessa regra, que é forçar os jogadores a sempre "avançar" no mapa em direção aos objetivos, e fazer com que eles não fiquem "acampados" em um único lugar até encontrar os melhores equipamentos, mas, ainda assim, a regra me causa um desconforto.
Então, o que poderíamos alterar para permitir que os jogadores pudessem realizar mais de uma "ação de procura" por turno? Vejamos: Se houvesse uma forma de marcar a "passagem do tempo" no jogo, poderíamos fazer com que o tempo avançasse mais rápido, caso os jogadores ficassem parados em um único lugar procurando itens..
Só que, na verdade, existe sim um marcador de avanço do tempo no jogo, que são os pontos de adrenalida ganhos pelos sobreviventes. A medida que você mata zumbis você ganha pontos de adrenalina, e quando um dos sobreviventes ultrapassa os limiares azul para o amarelo, amarelo para o laranja, e/ou laranja para o vermelho, acontece uma "passagem de tempo" no jogo, a partir da qual mais zumbis entrarão no mapa, a missão vai ficando mais difícil, ou seja, o "tempo do jogo" avançou.
Considerendo isso, pensei na seguinte REGRA DA CASA (House Rule):
Cada sobrevivente pode realizar mais de uma ação de procura por turno de jogador, mas para tanto, deve ganhar pontos de adrenalina para as ações de procura adicionais, conforme os custos seguir:
1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 4 pontos de adrenalina
...
Defini os custos de pontos de adrenalina de forma equivalente à ordem das ações de procura adicionais realizadas, mas talvez esses números necessitem de um balanceamento. Não cheguei a fazer muitos playtests, mas nas partidas que joguei essa regra funcionou bem. Os custos escalonados restringem um pouco a liberdade de realização de ações de procura, mas ainda permite a realização dessas ações adicionais com a consequente "passagem de tempo do jogo".
Pensando num balanceamento, dá pra fazer alguns ajustes na tabela anterior, como por exemplo:
1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 1 pontos de adrenalina
3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
...
ou
1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
...
Enfim, caso alguém se habilite a testar essa regra da casa, depois posta aqui alguma análise dos resultados.
Ronan:: Já vou começar dizendo que zombicide é um dos meus jogos PREDILETOS. Já possuo o black plague, green horde, invader, dark side e agora o undead or alive. E é notório que há um avanço nas regras a cada nova edição.
É muito comum adaptarmos regras de uma versão mais nova para uma mais antiga ou simplesmente criarmos regras totalmente novas (que as vezes é até aproveitadas pelo propria CMON). Tendo isto em mente, decidi me empenhar a criar um novo conjuto de regras e ajustes para tentar tornar o BLAGUE PLAGUE ainda melhor do que ele é.
Para isto decidi listar algumas coisas que me incomodam no jogo base atual e decidi criar estes post para que vcs compartilhem tbm seus desagrados.
Aqui abordarei apenas o jogo base Black Plague e a intenção deste tópico NÃO É CRIAR SOLUÇÕES.... apenas listar as coisas que incomodam mesmo.
Começando por mim:
- Não gosto do fato do jogo não escalonar sua dificuldade para menos personagens (afinal, no meu grupo ninguem gosta de jogar com mais de um personagem)
- Acho as armas desequilibradas. Usar armas a distancia se tornam mais uteis do que usar as corpo a corpoNao estou convencido que uma arma a distancia como o arco seja mais fácil de acertar do que uma arma branca no corpo a corpo.
- Não gosto da regra de "mitose" que divide os zumbis em dois iguais quando eles possuem dois caminhos a seguir
- Não gosto dos feitiços serem utilizados por qualquer persoangem.
- Não gosto do fato de quase todo feitiço ser apenas um ataque a distancia comum.
- Sinto falta de maior diferenciação de classe entre os personagens (como é no undead or alive).
- Não gosto do Vault (acho que no nacional o nome é porão). Ele funciona como um portal entre dois pontos... e é muito chato ficar calculando rotas de zumbi através deles.
- Não curto o sistema de buscas. Acho que gera um loop de busca no inicio do jogo muito chato.
- Não curto o sistema de geração de zumbis no locais fechados. Torna a locomoção pelo mapa muito difícil e muitas vezes os personagens mal conseguem se mover na aventura.
- Não gosto da regra de ativação extra para todos os zumbis do tipo quando falta miniatura.
Enfim... estes são algumas de minhas principais reclamações... Já tenho ideias de como solucionar alguns casos, mas, antes disto, quero propor que vcs me ajudem a identificar mais coisas que não agradam.
Repito, não precisam criar soluções neste tópico... a ideia dele é mais funcionar como uma lista de coisas que podem ser melhoradas no game.