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  3. Zombicide: Black Plague
  4. Listando coisas que desagradam....

Listando coisas que desagradam....

Zombicide: Black Plague
  • IagoAfonso
    68 mensagens MD
    avatar
    IagoAfonso30/09/23 14:01
    IagoAfonso » 30/09/23 14:01

    É só da caixa base né?

    Na moral, comecei no invader, talvez seja isso, mas achei abominação dando 1 dano tranquilo demais, só que aí quando entra às outras expansões achei mais de boa.

    Vivo mudando o baralho tanto de armas quanto de zumbis pra calibrar também. 

    Mitose não tem sentido, nem considero no jogo kkkk

    Do que tu falou acho que só a repetição da ação quando a mini acaba que acho justo, nao mudaria (boto fé que como não tem mitose no meu jogo da pra contornar esse ação extra um pouco melhor)

    0
  • Ericjc
    63 mensagens MD
    avatar
    Ericjc11/10/24 01:10
    Ericjc » 11/10/24 01:10

    Blz, mas cadê as modificações!? Kkkk
    Concordo com a maioria das suas reclamações, mas não pensei em nada pra solucionar, se você pensou, por favor, compartilhe.

    0
  • blacktorn
    179 mensagens MD
    avatar
    blacktorn11/10/24 10:19
    blacktorn » 11/10/24 10:19

    A maioria dos dislikes....foram eliminados no marvel zombies.

    0
  • Lucas L Freitas
    112 mensagens MD
    avatar
    Lucas L Freitas11/10/24 11:52
    Lucas L Freitas » 11/10/24 11:52

    Opa Ronan, uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de só ser possível realizar uma ação de "procura" por turno de jogador. Eu até entendo o propósito dessa regra, que é forçar os jogadores a sempre "avançar" no mapa em direção aos objetivos, e fazer com que eles não fiquem "acampados" em um único lugar até encontrar os melhores equipamentos, mas, ainda assim, a regra me causa um desconforto.

    Então, o que poderíamos alterar para permitir que os jogadores pudessem realizar mais de uma "ação de procura" por turno? Vejamos: Se houvesse uma forma de marcar a "passagem do tempo" no jogo, poderíamos fazer com que o tempo avançasse mais rápido, caso os jogadores ficassem parados em um único lugar procurando itens..

    Só que, na verdade, existe sim um marcador de avanço do tempo no jogo, que são os pontos de adrenalida ganhos pelos sobreviventes. A medida que você mata zumbis você ganha pontos de adrenalina, e quando um dos sobreviventes ultrapassa os limiares azul para o amarelo, amarelo para o laranja, e/ou laranja para o vermelho, acontece uma "passagem de tempo" no jogo, a partir da qual mais zumbis entrarão no mapa, a missão vai ficando mais difícil, ou seja, o "tempo do jogo" avançou.

    Considerendo isso, pensei na seguinte REGRA DA CASA (House Rule):

    Cada sobrevivente pode realizar mais de uma ação de procura por turno de jogador, mas para tanto, deve ganhar pontos de adrenalina para as ações de procura adicionais, conforme os custos seguir:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 4 pontos de adrenalina
    ...

    Defini os custos de pontos de adrenalina de forma equivalente à ordem das ações de procura adicionais realizadas, mas talvez esses números necessitem de um balanceamento. Não cheguei a fazer muitos playtests, mas nas partidas que joguei essa regra funcionou bem. Os custos escalonados restringem um pouco a liberdade de realização de ações de procura, mas ainda permite a realização dessas ações adicionais com a consequente "passagem de tempo do jogo".

    Pensando num balanceamento, dá pra fazer alguns ajustes na tabela anterior, como por exemplo:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 1 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    ...

    ou

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    ...

    Enfim, caso alguém se habilite a testar essa regra da casa, depois posta aqui alguma análise dos resultados.

    Ronan:: Já vou começar dizendo que zombicide é um dos meus jogos PREDILETOS. Já possuo o black plague, green horde, invader, dark side e agora o undead or alive. E é notório que há um avanço nas regras a cada nova edição. 

    É muito comum adaptarmos regras de uma versão mais nova para uma mais antiga ou simplesmente criarmos regras totalmente novas (que as vezes é até aproveitadas pelo propria CMON). Tendo isto em mente, decidi me empenhar a criar um novo conjuto de regras e ajustes para tentar tornar o BLAGUE PLAGUE ainda melhor do que ele é.

    Para isto decidi listar algumas coisas que me incomodam no jogo base atual e decidi criar estes post para que vcs compartilhem tbm seus desagrados.

    Aqui abordarei apenas o jogo base Black Plague e a intenção deste tópico NÃO É CRIAR SOLUÇÕES.... apenas listar as coisas que incomodam mesmo.

    Começando por mim:

    - Não gosto do fato do jogo não escalonar sua dificuldade para menos personagens (afinal, no meu grupo ninguem gosta de jogar com mais de um personagem)
    - Acho as armas desequilibradas. Usar armas a distancia se tornam mais uteis do que usar as corpo a corpoNao estou convencido que uma arma a distancia como o arco seja mais fácil de acertar do que uma arma branca no corpo a corpo.
    - Não gosto da regra de "mitose" que divide os zumbis em dois iguais quando eles possuem dois caminhos a seguir
    - Não gosto dos feitiços serem utilizados por qualquer persoangem.
    - Não gosto do fato de quase todo feitiço ser apenas um ataque a distancia comum.
    - Sinto falta de maior diferenciação de classe entre os personagens (como é no undead or alive).
    - Não gosto do Vault (acho que no nacional o nome é porão). Ele funciona como um portal entre dois pontos... e é muito chato ficar calculando rotas de zumbi através deles.
    - Não curto o sistema de buscas. Acho que gera um loop de busca no inicio do jogo muito chato.
    - Não curto o sistema de geração de zumbis no locais fechados. Torna a locomoção pelo mapa muito difícil e muitas vezes os personagens mal conseguem se mover na aventura.
    - Não gosto da regra de ativação extra para todos os zumbis do tipo quando falta miniatura.


    Enfim... estes são algumas de minhas principais reclamações... Já tenho ideias de como solucionar alguns casos, mas, antes disto, quero propor que vcs me ajudem a identificar mais coisas que não agradam. 

    Repito, não precisam criar soluções neste tópico... a ideia dele é mais funcionar como uma lista de coisas que podem ser melhoradas no game.



    0
  • Darth Invader
    1004 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader12/10/24 07:02
    Darth Invader » 12/10/24 07:02

    O único Zombicide que gosto é justamente o Black Plague rsrsrs Curto a expansão Wulfsburg e o Wicked qualquer coisa lá (esqueci o nome).

    Eu tive tudo isso e mais uma porrada de add-ons, que na época só dava pra comprar no exterior. A grana apertou e tive que vender tudo, praticamente ganhei o dobro na venda

    Sei que não é o melhor dos Zombicides mas é o que tive mais apelo emocional por tudo que ele proporcionou aqui no grupo. Ficávamos horas e horas jogando. Estou aguardando a Galápagos trazer tudo de volta dele pra comprar tudo de novo

    0
  • Albrecht
    319 mensagens MD
    avatar
    Albrecht12/10/24 09:53
    Albrecht » 12/10/24 09:53

    Lucas L Freitas::Opa Ronan, uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de só ser possível realizar uma ação de "procura" por turno de jogador. Eu até entendo o propósito dessa regra, que é forçar os jogadores a sempre "avançar" no mapa em direção aos objetivos, e fazer com que eles não fiquem "acampados" em um único lugar até encontrar os melhores equipamentos, mas, ainda assim, a regra me causa um desconforto.

    Então, o que poderíamos alterar para permitir que os jogadores pudessem realizar mais de uma "ação de procura" por turno? Vejamos: Se houvesse uma forma de marcar a "passagem do tempo" no jogo, poderíamos fazer com que o tempo avançasse mais rápido, caso os jogadores ficassem parados em um único lugar procurando itens..

    Só que, na verdade, existe sim um marcador de avanço do tempo no jogo, que são os pontos de adrenalida ganhos pelos sobreviventes. A medida que você mata zumbis você ganha pontos de adrenalina, e quando um dos sobreviventes ultrapassa os limiares azul para o amarelo, amarelo para o laranja, e/ou laranja para o vermelho, acontece uma "passagem de tempo" no jogo, a partir da qual mais zumbis entrarão no mapa, a missão vai ficando mais difícil, ou seja, o "tempo do jogo" avançou.

    Considerendo isso, pensei na seguinte REGRA DA CASA (House Rule):

    Cada sobrevivente pode realizar mais de uma ação de procura por turno de jogador, mas para tanto, deve ganhar pontos de adrenalina para as ações de procura adicionais, conforme os custos seguir:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 4 pontos de adrenalina
    ...

    Defini os custos de pontos de adrenalina de forma equivalente à ordem das ações de procura adicionais realizadas, mas talvez esses números necessitem de um balanceamento. Não cheguei a fazer muitos playtests, mas nas partidas que joguei essa regra funcionou bem. Os custos escalonados restringem um pouco a liberdade de realização de ações de procura, mas ainda permite a realização dessas ações adicionais com a consequente "passagem de tempo do jogo".

    Pensando num balanceamento, dá pra fazer alguns ajustes na tabela anterior, como por exemplo:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 1 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    ...

    ou

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    ...

    Enfim, caso alguém se habilite a testar essa regra da casa, depois posta aqui alguma análise dos resultados.


    Ronan:: Já vou começar dizendo que zombicide é um dos meus jogos PREDILETOS. Já possuo o black plague, green horde, invader, dark side e agora o undead or alive. E é notório que há um avanço nas regras a cada nova edição. 

    É muito comum adaptarmos regras de uma versão mais nova para uma mais antiga ou simplesmente criarmos regras totalmente novas (que as vezes é até aproveitadas pelo propria CMON). Tendo isto em mente, decidi me empenhar a criar um novo conjuto de regras e ajustes para tentar tornar o BLAGUE PLAGUE ainda melhor do que ele é.

    Para isto decidi listar algumas coisas que me incomodam no jogo base atual e decidi criar estes post para que vcs compartilhem tbm seus desagrados.

    Aqui abordarei apenas o jogo base Black Plague e a intenção deste tópico NÃO É CRIAR SOLUÇÕES.... apenas listar as coisas que incomodam mesmo.

    Começando por mim:

    - Não gosto do fato do jogo não escalonar sua dificuldade para menos personagens (afinal, no meu grupo ninguem gosta de jogar com mais de um personagem)
    - Acho as armas desequilibradas. Usar armas a distancia se tornam mais uteis do que usar as corpo a corpoNao estou convencido que uma arma a distancia como o arco seja mais fácil de acertar do que uma arma branca no corpo a corpo.
    - Não gosto da regra de "mitose" que divide os zumbis em dois iguais quando eles possuem dois caminhos a seguir
    - Não gosto dos feitiços serem utilizados por qualquer persoangem.
    - Não gosto do fato de quase todo feitiço ser apenas um ataque a distancia comum.
    - Sinto falta de maior diferenciação de classe entre os personagens (como é no undead or alive).
    - Não gosto do Vault (acho que no nacional o nome é porão). Ele funciona como um portal entre dois pontos... e é muito chato ficar calculando rotas de zumbi através deles.
    - Não curto o sistema de buscas. Acho que gera um loop de busca no inicio do jogo muito chato.
    - Não curto o sistema de geração de zumbis no locais fechados. Torna a locomoção pelo mapa muito difícil e muitas vezes os personagens mal conseguem se mover na aventura.
    - Não gosto da regra de ativação extra para todos os zumbis do tipo quando falta miniatura.


    Enfim... estes são algumas de minhas principais reclamações... Já tenho ideias de como solucionar alguns casos, mas, antes disto, quero propor que vcs me ajudem a identificar mais coisas que não agradam. 

    Repito, não precisam criar soluções neste tópico... a ideia dele é mais funcionar como uma lista de coisas que podem ser melhoradas no game.


    Sobre muitas buscas em uma rodada apenas:
    Humildemente, creio que "recompensar" os jogadores com mais XP/adrenalina, dando a eles mais habilidades, enquanto aumenta a quantidade de itens buscados não seja a melhor solução. Eu faria o seguinte: colocaria marcadores nos locais de entrada de zumbis pra cada busca extra e então os marcadores aumentariam a quantidade de zumbis que aparecem e/ou lhes daria ativação extra, pois como os personagens estão ocupados e distraídos procurando, eles não viram direito o tamanho do problema nem perceberam que se aproximaram mais rapidamente.
    _____________________________________
    Sobre usar menos personagens:
    Existe a regra pra jogar com mais personagens, onde você aumenta a quantidade de entradas para cada 2 jogadores extras. Você pode fazer a engenharia reversa e diminuir a quantidade de pontos de entrada e jogar com menos personagens.
    _____________________________________
    Muitas coisas foram solucionadas nas versões mais recentes de zombicide. Em breve teremos o White Death, que também é medieval, e deve trazer muitas melhorias. Esses foram meus dois centavos. 
    Ótimos jogos pra todos!

    1
  • Lucas L Freitas
    112 mensagens MD
    avatar
    Lucas L Freitas12/10/24 11:25
    Lucas L Freitas » 12/10/24 11:25

    Albrecht::
    Lucas L Freitas::Opa Ronan, uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de só ser possível realizar uma ação de "procura" por turno de jogador. Eu até entendo o propósito dessa regra, que é forçar os jogadores a sempre "avançar" no mapa em direção aos objetivos, e fazer com que eles não fiquem "acampados" em um único lugar até encontrar os melhores equipamentos, mas, ainda assim, a regra me causa um desconforto.

    Então, o que poderíamos alterar para permitir que os jogadores pudessem realizar mais de uma "ação de procura" por turno? Vejamos: Se houvesse uma forma de marcar a "passagem do tempo" no jogo, poderíamos fazer com que o tempo avançasse mais rápido, caso os jogadores ficassem parados em um único lugar procurando itens..

    Só que, na verdade, existe sim um marcador de avanço do tempo no jogo, que são os pontos de adrenalida ganhos pelos sobreviventes. A medida que você mata zumbis você ganha pontos de adrenalina, e quando um dos sobreviventes ultrapassa os limiares azul para o amarelo, amarelo para o laranja, e/ou laranja para o vermelho, acontece uma "passagem de tempo" no jogo, a partir da qual mais zumbis entrarão no mapa, a missão vai ficando mais difícil, ou seja, o "tempo do jogo" avançou.

    Considerendo isso, pensei na seguinte REGRA DA CASA (House Rule):

    Cada sobrevivente pode realizar mais de uma ação de procura por turno de jogador, mas para tanto, deve ganhar pontos de adrenalina para as ações de procura adicionais, conforme os custos seguir:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 4 pontos de adrenalina
    ...

    Defini os custos de pontos de adrenalina de forma equivalente à ordem das ações de procura adicionais realizadas, mas talvez esses números necessitem de um balanceamento. Não cheguei a fazer muitos playtests, mas nas partidas que joguei essa regra funcionou bem. Os custos escalonados restringem um pouco a liberdade de realização de ações de procura, mas ainda permite a realização dessas ações adicionais com a consequente "passagem de tempo do jogo".

    Pensando num balanceamento, dá pra fazer alguns ajustes na tabela anterior, como por exemplo:

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 1 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 3 pontos de adrenalina
    ...

    ou

    1ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 0 pontos de adrenalina
    2ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    3ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    4ª Ação de procura: 1 ação + ganho de 2 pontos de adrenalina
    ...

    Enfim, caso alguém se habilite a testar essa regra da casa, depois posta aqui alguma análise dos resultados.



    Ronan:: Já vou começar dizendo que zombicide é um dos meus jogos PREDILETOS. Já possuo o black plague, green horde, invader, dark side e agora o undead or alive. E é notório que há um avanço nas regras a cada nova edição. 

    É muito comum adaptarmos regras de uma versão mais nova para uma mais antiga ou simplesmente criarmos regras totalmente novas (que as vezes é até aproveitadas pelo propria CMON). Tendo isto em mente, decidi me empenhar a criar um novo conjuto de regras e ajustes para tentar tornar o BLAGUE PLAGUE ainda melhor do que ele é.

    Para isto decidi listar algumas coisas que me incomodam no jogo base atual e decidi criar estes post para que vcs compartilhem tbm seus desagrados.

    Aqui abordarei apenas o jogo base Black Plague e a intenção deste tópico NÃO É CRIAR SOLUÇÕES.... apenas listar as coisas que incomodam mesmo.

    Começando por mim:

    - Não gosto do fato do jogo não escalonar sua dificuldade para menos personagens (afinal, no meu grupo ninguem gosta de jogar com mais de um personagem)
    - Acho as armas desequilibradas. Usar armas a distancia se tornam mais uteis do que usar as corpo a corpoNao estou convencido que uma arma a distancia como o arco seja mais fácil de acertar do que uma arma branca no corpo a corpo.
    - Não gosto da regra de "mitose" que divide os zumbis em dois iguais quando eles possuem dois caminhos a seguir
    - Não gosto dos feitiços serem utilizados por qualquer persoangem.
    - Não gosto do fato de quase todo feitiço ser apenas um ataque a distancia comum.
    - Sinto falta de maior diferenciação de classe entre os personagens (como é no undead or alive).
    - Não gosto do Vault (acho que no nacional o nome é porão). Ele funciona como um portal entre dois pontos... e é muito chato ficar calculando rotas de zumbi através deles.
    - Não curto o sistema de buscas. Acho que gera um loop de busca no inicio do jogo muito chato.
    - Não curto o sistema de geração de zumbis no locais fechados. Torna a locomoção pelo mapa muito difícil e muitas vezes os personagens mal conseguem se mover na aventura.
    - Não gosto da regra de ativação extra para todos os zumbis do tipo quando falta miniatura.


    Enfim... estes são algumas de minhas principais reclamações... Já tenho ideias de como solucionar alguns casos, mas, antes disto, quero propor que vcs me ajudem a identificar mais coisas que não agradam. 

    Repito, não precisam criar soluções neste tópico... a ideia dele é mais funcionar como uma lista de coisas que podem ser melhoradas no game.


    Sobre muitas buscas em uma rodada apenas:
    Humildemente, creio que "recompensar" os jogadores com mais XP/adrenalina, dando a eles mais habilidades, enquanto aumenta a quantidade de itens buscados não seja a melhor solução. Eu faria o seguinte: colocaria marcadores nos locais de entrada de zumbis pra cada busca extra e então os marcadores aumentariam a quantidade de zumbis que aparecem e/ou lhes daria ativação extra, pois como os personagens estão ocupados e distraídos procurando, eles não viram direito o tamanho do problema nem perceberam que se aproximaram mais rapidamente.
    _____________________________________
    Sobre usar menos personagens:
    Existe a regra pra jogar com mais personagens, onde você aumenta a quantidade de entradas para cada 2 jogadores extras. Você pode fazer a engenharia reversa e diminuir a quantidade de pontos de entrada e jogar com menos personagens.
    _____________________________________
    Muitas coisas foram solucionadas nas versões mais recentes de zombicide. Em breve teremos o White Death, que também é medieval, e deve trazer muitas melhorias. Esses foram meus dois centavos. 
    Ótimos jogos pra todos!

    Gostei da sua ideia pra ações de procura extra! Vou meditar sobre ela hehehe.

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Zombicide: Black Plague - Listando coisas que desagradam....
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