É exatamente do jeito que está escrito no manual e na carta de referência (muito boa por sinal).
Todas as ações estão descritas ali.
Se não for ação de Lutar, Evadir, Ativar Negociata ou Ativar Renúncia, qualquer outra ação causa ataque de oportunidade.
A habilidade de Agnes Baker não causa o esgotamento da carta. Somente se esgota uma carta quando a carta expressamente diz para fazer isso.
Ademais, esgotamento não influencia em nada a questão do ataque de oportunidade, o manual não fala disso, nem a carta de referência, apenas importa o tipo de ação que você fez, e não se ela gera ou não o esgotamento da carta.
A habilidade de Agnes é uma "reação", e não uma ação. Sugiro ler o manual, ele explica esse tipo de efeito, assim como todos os demais efeitos.
Joao Victor Nv::
Certo, li que é porque esse tipo de ação não é ativada, é desencadeada quando algo acontece. Mas outra dúvida em relação a isso seria realizar uma ação rápida, mesmo não gastando uma ação, ainda assim causaria o ataque de oportunidade, correto?
Essa ação não é desencadeada,
porque não é uma ação, as ações estão expressamente previstas em uma lista que consta da carta de referências......
Então, a habilidade dela não gera ataque de oportunidade,
pois não é ação, e sim uma habilidade de ativação reativa, conforme a fl. 12 do guia de referência, que sugiro que leia.
Ação rápida não é ação. Então, não gera ataque de oportunidade.
"Ação rápida", que você diz, na verdade, é
habilidade de palavra-chave veloz, que está explicada na fl. 21 ou é na 22 do guia de referência, que sugiro que leia. Não gera ataque de oportunidade, pois não é ação...
Obs: uma sugestão, para ajudar -> se está com problema para identificar o que é uma ação e o que não é, significa que as regras não ficaram claras o suficiente. Assim, deve-se ler atentamente o manual e, também,
o guia de referências, completo, pois, se está com dúvidas em relação a isso, é grande a chance de estar cometendo outros equívocos em situações mais complicadas que isso que surgem no jogo.