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Análise - Zombicide Gear Up

Zombicide: Gear Up
  • Rimor
    1232 mensagens MD
    avatar
    Rimor16/08/23 15:12
    Rimor » 16/08/23 15:12

    RaphaelGuri::
    DuqueXenofontes:::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 



    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.


    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".



    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...



    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.


    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!

    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.

    1
  • RaphaelGuri
    1419 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri16/08/23 17:15
    RaphaelGuri » 16/08/23 17:15

    Rimor::
    RaphaelGuri::
    DuqueXenofontes:::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 







    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.


    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".







    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...



    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.


    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!

    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.


    Valeu pelo apoio e luz! Fico curioso, ainda, pelo jogo ser BR e dependermos do manual em inglês hahah

    Seu comentário me trouxe uma nova dúvida. Você diz "tem que distribuir o piparote". Isso quer dizer que não vai TODO DANO para cada um, mas que os, sei lá, 7 de dano, os jogadores escolhem quem sofre qual? 

    Sobre ser ínfimo o dano, aqui sentimos o oposto. Quando chega o chefe e ele dá o dano, é quase o suficiente para algum sobrevivente morrer, então imagina levar o dano uma segunda vez seguida. Isso do "deixar as 2 primeiras rodadas para amaciar o bicho" tem o problema dele não estar ao alcance de todos, logo é preciso de uma arma muito específica com longo alcance para vários sobreviventes, o que não rola.

    Essa discussão, portanto, me leva a considerar se é possível vencer esse jogo com muitos jogadores nos níveis mais difíceis. Tentarei o quanto antes hehe

    Sobre as ruas, isso abstrai mais fácil pq considerei o "setor" como alguns passos só mesmo haha
    Obrigado pelos comentários!!

    0
  • Rimor
    1232 mensagens MD
    avatar
    Rimor16/08/23 20:27
    Rimor » 16/08/23 20:27

    RaphaelGuri::
    Rimor:::
    RaphaelGuri:::
    DuqueXenofontes::::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 











    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.



    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".











    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...




    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.



    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!


    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.



    Valeu pelo apoio e luz! Fico curioso, ainda, pelo jogo ser BR e dependermos do manual em inglês hahah

    Seu comentário me trouxe uma nova dúvida. Você diz "tem que distribuir o piparote". Isso quer dizer que não vai TODO DANO para cada um, mas que os, sei lá, 7 de dano, os jogadores escolhem quem sofre qual? 

    Sobre ser ínfimo o dano, aqui sentimos o oposto. Quando chega o chefe e ele dá o dano, é quase o suficiente para algum sobrevivente morrer, então imagina levar o dano uma segunda vez seguida. Isso do "deixar as 2 primeiras rodadas para amaciar o bicho" tem o problema dele não estar ao alcance de todos, logo é preciso de uma arma muito específica com longo alcance para vários sobreviventes, o que não rola.

    Essa discussão, portanto, me leva a considerar se é possível vencer esse jogo com muitos jogadores nos níveis mais difíceis. Tentarei o quanto antes hehe

    Sobre as ruas, isso abstrai mais fácil pq considerei o "setor" como alguns passos só mesmo haha
    Obrigado pelos comentários!!

    obrigado vc pela postagem!

    eu quis dizer distribuir o piparote na zoeira, estilo "distribuir amor pra todo mundo". Mas não seria uma escolha de uma alvo, quando ele diz A CADA jogador, leia-se na fuça de cada um. 


    Sobre output damage do boss, eu acho que a primeira rodada deve ser vista com mais importância pq se resolver bem, tu não fica estressado com os zumbis remanescentes pra segunda rodada, ficam 2 ou 3, e de preferência na rua mais distante, e qual a importância disso? poder focar 100% no chefe no turno 1 e 2 e 3 da segunda rodada!!! Aí no final do terceiro turno ele bate 6 ou 7 ou mesmo 5 de dano, o que deve ser lidável se vc fez um loot decente de armor hehe. Também tem uma ocorrência que nos faz contemplar que o jogo tem fator sorte bem presente, mas dá pra gerenciar.


    O chefe opera com 3 cartas de phase 1(ícone amarelo) e 4 de phase 2(ícone amarelo e azul). Se atendo as de phase 1 existem 2 cartas que ele bate, e 1 que não bate, se esse que não tem ataque resolve no terceiro turno, ele só vai pra ofensiva no quarto turno e fica mais mitigado ainda 8-). Você tem 0% de controle sobre isso, mas 1 em 3 são o bom e velho 33% de chance. Quando isso acontece é lindo!!!


    Isso que eu falei de controlar os zumbis na rodada 1 serve pra que eles nem te incomodem na rodada 2. O disclaimer é que ok, não sou tão bom no jogo, já levei a pior num fedorento que chegou na rua mais abaixo e combou com os demais, eu tenho mais raiva deles do que de qualquer outro zumbi (medalha de prata pros corredores). Mas no geral zumbis tem que ser esquecidos na rodada 2, só rola um spawn B então dá pra fazer isso, pois se focar no boss eles não devem andar muito, tanto que tem um BOSS com esse subtema que é o gritador, que existe basicamente pra dizer que zumbis na rodada 2 vão atuar de forma mais expressiva sim.


    Sem querer transformar numa subpostagem sobre estratégia do jogo (ela tá lá, se afogando no meio da sorte haha) mas nem tudo é matar zumbis e é por isso que todos os personagens tem o rechaçar mais ou menos presente (que ao resolver empurra pra rua mais de cima). Também é essencial entender a build das 10 cartas, ver que tem 3 azul, 3 vermelho, 3 verde   e 1 amarelo é básico. O lance é entender que nas 10 tem 2 que não andam zumbis, 3 que andam > e 4 que andam os >>.

    A décima carta é a dourada, e apesar de ser comemorada quando vem, ela é um coringa de movimento, garantindo que os > e os >> andem, ou seja todo os adoráveis mortos vivos. Então quando revela 4,5, ou 6 das 9 cartas vc já forma um panorama, uma projeção do que é risco prioritário. Entender que os zumbis normais tem 4 tipos onde 2 são >>(lerdo e doguinho), 1 é > (rastejador) e 1 é >/>> (corredor) é importante. Mais importante ainda é que os zumbis especiais também são 4 mas só tem o soldado >>, restando  pros fedorentos, brutos e explosivos serem >. Lembrar que nos 7 spawns existem AAA/BB/CC também tem sua importância pra premeditar.


    Se controlar os zumbis vc foca no boss e muitas vezes mata ele no final da phase 1, ou entre a primeira e segunda da phase 2 :D

    Bom é isso, mas eu ainda queria ver se alguém mais oficial responde a dúvida do BOSS batendo (foram até marcados nos comments)

    2
  • RaphaelGuri
    1419 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri16/08/23 20:45
    RaphaelGuri » 16/08/23 20:45

    Rimor::
    RaphaelGuri::
    Rimor:::
    RaphaelGuri:::
    DuqueXenofontes::::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 










    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.



    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".










    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...




    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.



    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!


    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.



    Valeu pelo apoio e luz! Fico curioso, ainda, pelo jogo ser BR e dependermos do manual em inglês hahah

    Seu comentário me trouxe uma nova dúvida. Você diz "tem que distribuir o piparote". Isso quer dizer que não vai TODO DANO para cada um, mas que os, sei lá, 7 de dano, os jogadores escolhem quem sofre qual? 

    Sobre ser ínfimo o dano, aqui sentimos o oposto. Quando chega o chefe e ele dá o dano, é quase o suficiente para algum sobrevivente morrer, então imagina levar o dano uma segunda vez seguida. Isso do "deixar as 2 primeiras rodadas para amaciar o bicho" tem o problema dele não estar ao alcance de todos, logo é preciso de uma arma muito específica com longo alcance para vários sobreviventes, o que não rola.

    Essa discussão, portanto, me leva a considerar se é possível vencer esse jogo com muitos jogadores nos níveis mais difíceis. Tentarei o quanto antes hehe

    Sobre as ruas, isso abstrai mais fácil pq considerei o "setor" como alguns passos só mesmo haha
    Obrigado pelos comentários!!

    obrigado vc pela postagem!
    eu quis dizer distribuir o piparote na zoeira, estilo "distribuir amor pra todo mundo". Mas não seria uma escolha de uma alvo, quando ele diz A CADA jogador, leia-se na fuça de cada um. 

    Sobre output damage do boss, eu acho que a primeira rodada deve ser vista com mais importância pq se resolver bem, tu não fica estressado com os zumbis remanescentes pra segunda rodada, ficam 2 ou 3, e de preferência na rua mais distante, e qual a importância disso? poder focar 100% no chefe no turno 1 e 2 da segunda rodada!!! Aí no terceiro turno ele bate 6 ou 7 ou mesmo 5 de dano, o que deve ser lidável se vc fez um loot decente de armor hehe. Também tem um teste de sorte que nos faz contemplar que o jogo tem fator sorte bem presente, mas dá pra gerenciar. O chefe opera com 3 cartas de phase 1(ícone amarelo) e 4 de phase 2(ícone amarelo e azul), se atendo as de phase 1 tem 2 que ele bate, e 1 não, se esse que não tem ataque resolve no terceiro turno, ele só vai pra ofensiva no quarto turno e fica mais mitigado ainda 8-). Você tem 0% de controle sobre isso, mas 1 em 3 são o bom e velho 33% de chance. Quando isso acontece é lindo!!!

    Isso que eu falei de controlar os zumbis na rodada 1 serve pra que eles nem te incomodem na rodada 2. O disclaimer é que ok, não sou tão bom no jogo, já levei a pior num fedorento que chegou na rua mais abaixo e combou com os demais, eu tenho mais raiva deles do que de qualquer outro zumbi (medalha de prata pros corredores). Mas no geral zumbis tem que ser esquecidos na rodada 2, só rola um spawn B então dá pra fazer isso, pois se focar no boss eles não devem andar tanto, tanto que tem um BOSS com esse subtema que é o gritador, que existe basicamente pra dizer que zumbis na rodada 2 vão atuar de forma mais expressiva sim.

    Sem querer transformar numa subpostagem sobre estratégia do jogo (ela tá lá, se afogando no meio da sorte haha) mas nem tudo é matar zumbis e é por isso que todos os personagens tem o rechaçar mais ou menos presente (que ao resolver empurrar pra rua mais de cima). Também é essencial entender a build das 10 cartas, ver que tem 3 azul, 3 vermelho, 3 verde   e 1 amarelo é básico. O lance é entender que nas 10 tem 2 que não andam zumbis, 3 que andam > e 4 que andam os >>. A décima carta é a dourada, e apesar de ser comemorada quando vem, ela é um coringa de movimento, garantindo que os > e os >> andem, ou seja todo mundo. Então quando revela 4,5, ou 6 das 9 cartas vc já forma um panorama, uma projeção do que é risco prioritário. Entender que os zumbis normais tem 4 tipos onde 2 são >>(lerdo e doguinho), 1 é > (rastejador) e 1 é >/>> (corredor) é importante, mas mais importante ainda é que os zumbis especiais também são 4 mas só tem o soldado >>, restando  pros fedorentos, brutos e explosivos serem >. Lembrar dos spawns AAA/BB/CC também tem sua importância pra premeditar.

    Se controlar os zumbis foca no boss e muitas vezes mata ele no final da phase 1, ou entre a primeirira e segunda da phase 2 :D
    Bom é isso, mas eu ainda queria ver se alguém mais oficial responde a dúvida do BOSS batendo (foram até marcados nos comments)

    Eu que agradeço pelos comentários. Quem dera se toda postagens gerasse discussão saudável sobre estratégias, seria um sonho de fórum!! Haha
    Ficou claro agora que não é distribuído.o dano. Eu já tinha entendido assim, mas vai que errei de novo... Hehe
    Foram excelentes apontamentos. Já servem como dicas para galera (Fedorentos são terríveis, concordo). No final das contas, o que importa é que o jogo é bem divertido e eu mesmo achei até curto (por isso cito no texto que contos/campanhas seriam legais para não ficarmos repetindo as partidas soltas, a esmo). A satisfação de matar zumbis e limpar a rua é muito boa! 
    Abraços e obrigado pela colaboração de novo! 
    :D 

    2
  • Rimor
    1232 mensagens MD
    avatar
    Rimor16/08/23 20:54
    Rimor » 16/08/23 20:54

    RaphaelGuri::
    Rimor::
    RaphaelGuri::
    Rimor:::
    RaphaelGuri:::
    DuqueXenofontes::::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 












    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.



    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".












    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...




    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.



    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!


    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.



    Valeu pelo apoio e luz! Fico curioso, ainda, pelo jogo ser BR e dependermos do manual em inglês hahah

    Seu comentário me trouxe uma nova dúvida. Você diz "tem que distribuir o piparote". Isso quer dizer que não vai TODO DANO para cada um, mas que os, sei lá, 7 de dano, os jogadores escolhem quem sofre qual? 

    Sobre ser ínfimo o dano, aqui sentimos o oposto. Quando chega o chefe e ele dá o dano, é quase o suficiente para algum sobrevivente morrer, então imagina levar o dano uma segunda vez seguida. Isso do "deixar as 2 primeiras rodadas para amaciar o bicho" tem o problema dele não estar ao alcance de todos, logo é preciso de uma arma muito específica com longo alcance para vários sobreviventes, o que não rola.

    Essa discussão, portanto, me leva a considerar se é possível vencer esse jogo com muitos jogadores nos níveis mais difíceis. Tentarei o quanto antes hehe

    Sobre as ruas, isso abstrai mais fácil pq considerei o "setor" como alguns passos só mesmo haha
    Obrigado pelos comentários!!

    obrigado vc pela postagem!
    eu quis dizer distribuir o piparote na zoeira, estilo "distribuir amor pra todo mundo". Mas não seria uma escolha de uma alvo, quando ele diz A CADA jogador, leia-se na fuça de cada um. 

    Sobre output damage do boss, eu acho que a primeira rodada deve ser vista com mais importância pq se resolver bem, tu não fica estressado com os zumbis remanescentes pra segunda rodada, ficam 2 ou 3, e de preferência na rua mais distante, e qual a importância disso? poder focar 100% no chefe no turno 1 e 2 da segunda rodada!!! Aí no terceiro turno ele bate 6 ou 7 ou mesmo 5 de dano, o que deve ser lidável se vc fez um loot decente de armor hehe. Também tem um teste de sorte que nos faz contemplar que o jogo tem fator sorte bem presente, mas dá pra gerenciar. O chefe opera com 3 cartas de phase 1(ícone amarelo) e 4 de phase 2(ícone amarelo e azul), se atendo as de phase 1 tem 2 que ele bate, e 1 não, se esse que não tem ataque resolve no terceiro turno, ele só vai pra ofensiva no quarto turno e fica mais mitigado ainda 8-). Você tem 0% de controle sobre isso, mas 1 em 3 são o bom e velho 33% de chance. Quando isso acontece é lindo!!!

    Isso que eu falei de controlar os zumbis na rodada 1 serve pra que eles nem te incomodem na rodada 2. O disclaimer é que ok, não sou tão bom no jogo, já levei a pior num fedorento que chegou na rua mais abaixo e combou com os demais, eu tenho mais raiva deles do que de qualquer outro zumbi (medalha de prata pros corredores). Mas no geral zumbis tem que ser esquecidos na rodada 2, só rola um spawn B então dá pra fazer isso, pois se focar no boss eles não devem andar tanto, tanto que tem um BOSS com esse subtema que é o gritador, que existe basicamente pra dizer que zumbis na rodada 2 vão atuar de forma mais expressiva sim.

    Sem querer transformar numa subpostagem sobre estratégia do jogo (ela tá lá, se afogando no meio da sorte haha) mas nem tudo é matar zumbis e é por isso que todos os personagens tem o rechaçar mais ou menos presente (que ao resolver empurrar pra rua mais de cima). Também é essencial entender a build das 10 cartas, ver que tem 3 azul, 3 vermelho, 3 verde   e 1 amarelo é básico. O lance é entender que nas 10 tem 2 que não andam zumbis, 3 que andam > e 4 que andam os >>. A décima carta é a dourada, e apesar de ser comemorada quando vem, ela é um coringa de movimento, garantindo que os > e os >> andem, ou seja todo mundo. Então quando revela 4,5, ou 6 das 9 cartas vc já forma um panorama, uma projeção do que é risco prioritário. Entender que os zumbis normais tem 4 tipos onde 2 são >>(lerdo e doguinho), 1 é > (rastejador) e 1 é >/>> (corredor) é importante, mas mais importante ainda é que os zumbis especiais também são 4 mas só tem o soldado >>, restando  pros fedorentos, brutos e explosivos serem >. Lembrar dos spawns AAA/BB/CC também tem sua importância pra premeditar.

    Se controlar os zumbis foca no boss e muitas vezes mata ele no final da phase 1, ou entre a primeirira e segunda da phase 2 :D
    Bom é isso, mas eu ainda queria ver se alguém mais oficial responde a dúvida do BOSS batendo (foram até marcados nos comments)

    Eu que agradeço pelos comentários. Quem dera se toda postagens gerasse discussão saudável sobre estratégias, seria um sonho de fórum!! Haha
    Ficou claro agora que não é distribuído.o dano. Eu já tinha entendido assim, mas vai que errei de novo... Hehe
    Foram excelentes apontamentos. Já servem como dicas para galera (Fedorentos são terríveis, concordo). No final das contas, o que importa é que o jogo é bem divertido e eu mesmo achei até curto (por isso cito no texto que contos/campanhas seriam legais para não ficarmos repetindo as partidas soltas, a esmo). A satisfação de matar zumbis e limpar a rua é muito boa! 
    Abraços e obrigado pela colaboração de novo! 
    :D 

    Concordo contigo novamente!
    Eu estou até fomentando uma campanha fanmade, com evolução tanto pro jogador quanto pros zumbis/boss.
    Eu acho que a duração tá ok, vc ganha de boas no easy, enxuga um certo suor no normal, se ferra valendo no hard, com direito a perder muito, e a dificuldade pesadelo... bem... não falamos sobre ela aqui :P

    e sobre replay, os achieviments são ruinzinhos/ok, mas usáveis, não achei tão ruim como vc citou hehe, a CMON até tentou fazer isso com o Marvel United tb

    2
  • RaphaelGuri
    1419 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri16/08/23 21:19
    RaphaelGuri » 16/08/23 21:19

    Rimor::
    RaphaelGuri::
    Rimor::
    RaphaelGuri::
    Rimor:::
    RaphaelGuri:::
    DuqueXenofontes::::Até fui dar uma olhada novamente no manual para conferir.
    Realmente, pensando na temática não faz muito sentido. Um sobrevivente precisaria de uma arma de longo alcance para atingir o Chefão que não está na sua frente, mas o Chefão poderia atingir esse sobrevivente com seus bracinhos e dentes.

    Mas lendo novamente o manual, encontrei uma outra parte que contribui com o entendimento de que o ataque atinge todos os sobreviventes. Vejamos:
    Na página 06, onde é descrita a carta de Chefão, na parte dos danos amarelos e azuis está escrito: 














    4 - Ícones de Dano: Quando os Chefões atacam, eles causam Dano em todos os Sobreviventes para cada */* não riscado.



    Essa descrição é diferente daquela que explica os mesmos ícones nas cartas de Zumbis comuns, que atacam somente um sobrevivente.

    Já na página 13, como já mencionado, é utilizado o termo "cada".














    Ataque do Chefão
    O Chefão ataca, causando uma quantidade de danos em cada Sobrevivente igual ao número de ícones...




    Entendo que o uso do "cada" nessa parte pode gerar uma outra interpretação, mas eu ainda acredito que o dano seja aplicado a todos.

    Talvez o jordyadan ou MarcoPortugal possam esclarecer.



    Hmmm... Interessante e muito bem observado.
    Vamos ver o que os designers falam, mas acho que você pode estar mais certo do que eu..hahah
    Só seria um buraco temático bem estranho, fora qie, eita nossa, ficou tudo ainda mais difícil! 
    Valeu pela correção!


    Elas chegam a se contradizer! Deixa eu checar no bgg 
    EDIT: não tem nem o manual lá (aff)
    passei na CMON mesmo e vi o manual "inenglich"

     Damage Icons: When attacking, the Boss deals Damage to all Survivors for each  yellow damage/blue damage  not crossed off.  (taqui ó, "ALL" survivors) (na pg6)

    The Boss attacks, dealing damage to each Survivor equal to the number of Yellow Damage icons not crossed off on its dashboard. (na pg13, "EACH")

    Tava muito fácil, tem que distribuir o piparote em todos mesmo! Da forma que estava imagina jogando de 6 pessoas? rodada 1, parado olhando o 1st player, rod2 parado olhando o 2nd player, rod3 bate no terceiro jogador, rod4 bate no quarto, rod 5 bate no quinto, rod6 bate no sexto, rod 7 bate no primeiro, rod8 bate no segundo, e na rodada 9 bate no terceiro. Seria ínfimo hehe
    Já joguei várias partidas e a ideia é usar os 2 primeiros turnos da segunda rodada para minimizar os ícones de dano, ou ele vira alguém do avesso ao resolver a carta do terceiro ou quarto turno.

    Quanto ao buraco temático tem q abstrair mesmo, afinal quando vc dá assist como escolher uma de 3 ruas de outro personagem? ou seja estão beeeem longe de vc? Eu nem vejo como 3 ruas apesar de serem o nome no vocabulário do jogo, tá mais pra 3 setores de uma mesma rua hehe.



    Valeu pelo apoio e luz! Fico curioso, ainda, pelo jogo ser BR e dependermos do manual em inglês hahah

    Seu comentário me trouxe uma nova dúvida. Você diz "tem que distribuir o piparote". Isso quer dizer que não vai TODO DANO para cada um, mas que os, sei lá, 7 de dano, os jogadores escolhem quem sofre qual? 

    Sobre ser ínfimo o dano, aqui sentimos o oposto. Quando chega o chefe e ele dá o dano, é quase o suficiente para algum sobrevivente morrer, então imagina levar o dano uma segunda vez seguida. Isso do "deixar as 2 primeiras rodadas para amaciar o bicho" tem o problema dele não estar ao alcance de todos, logo é preciso de uma arma muito específica com longo alcance para vários sobreviventes, o que não rola.

    Essa discussão, portanto, me leva a considerar se é possível vencer esse jogo com muitos jogadores nos níveis mais difíceis. Tentarei o quanto antes hehe

    Sobre as ruas, isso abstrai mais fácil pq considerei o "setor" como alguns passos só mesmo haha
    Obrigado pelos comentários!!

    obrigado vc pela postagem!
    eu quis dizer distribuir o piparote na zoeira, estilo "distribuir amor pra todo mundo". Mas não seria uma escolha de uma alvo, quando ele diz A CADA jogador, leia-se na fuça de cada um. 

    Sobre output damage do boss, eu acho que a primeira rodada deve ser vista com mais importância pq se resolver bem, tu não fica estressado com os zumbis remanescentes pra segunda rodada, ficam 2 ou 3, e de preferência na rua mais distante, e qual a importância disso? poder focar 100% no chefe no turno 1 e 2 da segunda rodada!!! Aí no terceiro turno ele bate 6 ou 7 ou mesmo 5 de dano, o que deve ser lidável se vc fez um loot decente de armor hehe. Também tem um teste de sorte que nos faz contemplar que o jogo tem fator sorte bem presente, mas dá pra gerenciar. O chefe opera com 3 cartas de phase 1(ícone amarelo) e 4 de phase 2(ícone amarelo e azul), se atendo as de phase 1 tem 2 que ele bate, e 1 não, se esse que não tem ataque resolve no terceiro turno, ele só vai pra ofensiva no quarto turno e fica mais mitigado ainda 8-). Você tem 0% de controle sobre isso, mas 1 em 3 são o bom e velho 33% de chance. Quando isso acontece é lindo!!!

    Isso que eu falei de controlar os zumbis na rodada 1 serve pra que eles nem te incomodem na rodada 2. O disclaimer é que ok, não sou tão bom no jogo, já levei a pior num fedorento que chegou na rua mais abaixo e combou com os demais, eu tenho mais raiva deles do que de qualquer outro zumbi (medalha de prata pros corredores). Mas no geral zumbis tem que ser esquecidos na rodada 2, só rola um spawn B então dá pra fazer isso, pois se focar no boss eles não devem andar tanto, tanto que tem um BOSS com esse subtema que é o gritador, que existe basicamente pra dizer que zumbis na rodada 2 vão atuar de forma mais expressiva sim.

    Sem querer transformar numa subpostagem sobre estratégia do jogo (ela tá lá, se afogando no meio da sorte haha) mas nem tudo é matar zumbis e é por isso que todos os personagens tem o rechaçar mais ou menos presente (que ao resolver empurrar pra rua mais de cima). Também é essencial entender a build das 10 cartas, ver que tem 3 azul, 3 vermelho, 3 verde   e 1 amarelo é básico. O lance é entender que nas 10 tem 2 que não andam zumbis, 3 que andam > e 4 que andam os >>. A décima carta é a dourada, e apesar de ser comemorada quando vem, ela é um coringa de movimento, garantindo que os > e os >> andem, ou seja todo mundo. Então quando revela 4,5, ou 6 das 9 cartas vc já forma um panorama, uma projeção do que é risco prioritário. Entender que os zumbis normais tem 4 tipos onde 2 são >>(lerdo e doguinho), 1 é > (rastejador) e 1 é >/>> (corredor) é importante, mas mais importante ainda é que os zumbis especiais também são 4 mas só tem o soldado >>, restando  pros fedorentos, brutos e explosivos serem >. Lembrar dos spawns AAA/BB/CC também tem sua importância pra premeditar.

    Se controlar os zumbis foca no boss e muitas vezes mata ele no final da phase 1, ou entre a primeirira e segunda da phase 2 :D
    Bom é isso, mas eu ainda queria ver se alguém mais oficial responde a dúvida do BOSS batendo (foram até marcados nos comments)

    Eu que agradeço pelos comentários. Quem dera se toda postagens gerasse discussão saudável sobre estratégias, seria um sonho de fórum!! Haha
    Ficou claro agora que não é distribuído.o dano. Eu já tinha entendido assim, mas vai que errei de novo... Hehe
    Foram excelentes apontamentos. Já servem como dicas para galera (Fedorentos são terríveis, concordo). No final das contas, o que importa é que o jogo é bem divertido e eu mesmo achei até curto (por isso cito no texto que contos/campanhas seriam legais para não ficarmos repetindo as partidas soltas, a esmo). A satisfação de matar zumbis e limpar a rua é muito boa! 
    Abraços e obrigado pela colaboração de novo! 
    :D 

    Concordo contigo novamente!
    Eu estou até fomentando uma campanha fanmade, com evolução tanto pro jogador quanto pros zumbis/boss.
    Eu acho que a duração tá ok, vc ganha de boas no easy, enxuga um certo suor no normal, se ferra valendo no hard, com direito a perder muito, e a dificuldade pesadelo... bem... não falamos sobre ela aqui :P

    e sobre replay, os achieviments são ruinzinhos/ok, mas usáveis, não achei tão ruim como vc citou hehe, a CMON até tentou fazer isso com o Marvel United tb

    Os achievements achei bem fraquinhos, o fato da Galapagos parecer ter c#gado para eles me ajudou a não dar muita bola também, assumo. Não vi o da Marvel United (nem o joguei ainda, na verdade).

    Sobre algo fanmade, contem comigo! Hahah

    Abraços 

    2
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