Talvez uma maneiras de diminuir a sorte, É fazer um draft aberto grande, como Nova Luna, ou cascadia. Nova Luna tem menos sorte envolvida que cascadia. Mas acho que a maneira de dimunuir a sorte é justamente deixar mais peças abertas, porém tem que ser de uma forma que não quebre a marcação do jogo (nova luna lida com isso com a ordem turno determinada pela roda da lua, dando 3 opções por vez, que podem gerar mais 3 opções dependendo do custo das peças, cascadia e verdant lidam com isso usando 2 fileiras de recursos diferentes que se conectam) então é legal gerar regras adicionais, um jogo que lida de forma legal com isso é o Paper town tbm, que obriga o jogador escolher entre duas opções e ir acumulando peças abertas na mesa.
Já o Kingdomino tem algumas limitações envolvendo sorte como o Calico, ele tenta lidar um pouco com isso, dando a vez para o jogador que pegou a peça menos valiosa no draft.
O problema do Calico é que a sorte vai aumentando conforme o jogo progride, quanto mais avanca, maior o fator sorte. O que dá a sensação de que o jogo está ficando apertado (mas na realidade é só o fator sorte aumentando.) Talvez criar maneiras de deixar o nivel de sorte constante, também seja uma solução.
Mas realmente o que me afasta de Calico é o fator sorte, eu prefiro jogar qualquer um desses outros patern building citados do que Calico.
Na verdade prefiro jogar até dominó clássico, pois é possivel se basear na estratégia contando as peças do jogo. (Alguns jogos modernos como Nova Luna e Kingdomino também oferecem isso, mas por conta de sua abordagem intuitiva os jogadores não costumam se atentar a isso)