GSampaio::butilheiro::GSampaio::Uma coisa interessante que o Rob falou em um podcast é que o jogo pode durar MUITO mais que o previsto de partidas caso os jogadores decidam iniciar guerras entre eles e ignorarem a história.
Ou seja, dessa informação dá pra tirar que a progressão da campanha depende quase que exclusivamente das ações dos jogadores, diferente do Pandemic por exemplo onde cada partida é "Fazer Objetivo X em até 2 tentativas", e conseguindo ou não a campanha segue.
Mais ou menos. A campanha termina quando a ilha mais longínqua for descoberta, mas isso pode levar cerca de 12 a 15 partidas, conforme o Rob comentou. Porém tem toda essa questão de que o número de pontos de glória é acumulado e os jogadores precisam atingir o maior número possível para vencer.
Porque o jogo consiste em um número de partidas em que cada jogo tem um X de pontos de vitória a ser alcançado. Em algum ponto, os jogadores vão precisar deixar de brigar entre si e fazer pontos para finalizar a partida. Tudo vai depender se partir pra guerra dá pontos ou não.
O que eu comentei foi o que o próprio Rob disse, não inventei. 
O jogo pode sim "parar" caso os jogadores decidam guerrear e isso aumentaria o nº de partidas totais, pois ninguém estaria contribuindo para o gatilho de fim de campanha.
Sim, sim, não disse que você estava inventando. O que quis dizer é que o Rob exagerou nesse ponto. Porque a guerra não te faz evoluir e ainda gasta recursos. Do ponto de vista do jogador, isso não está fazendo ele evoluir ou ganhar pontos necessários para vencer o jogo.
Repito, a menos que guerra também der pontos, não é interessante partir pra guerra e deixar de lado os
milestones que te fazem progredir. Imagino que se está previsto para durar 12 a 15 partidas (o manual tem espaço para anotar pontos de até 20 partidas), não deve atrasar muito mais que isso.